Recebi um e-mail do internauta Leonardo que está decidindo sobre qual carro comprar. A dúvida dele é interessante e faz sentido, por isso vou reproduzir aqui praticamente o e-mail que ele me enviou.
Qual carro comprar: hatch em ascensão ou sedã líder de mercado?
“Eu estava quase comprando um Ford Focus Ghia mecânico, prata, tendo quase fechado negócio no último sábado (ainda bem que não fiz). O carro tava me custando 65 mil, embora tenha conseguido em outra concessionária por 64 mil, mas o valor da parcela da parte financiada foi a mesma.
Acabei adiando a decisão, vindo a descobrir ainda no sábado mais tarde que o carro sofrerá mudanças consideráveis e importantes de conforto tecnológico. Não estou com tanta pressa em comprar o carro, então esta semana passei a olhar um Toyota Corolla, mas sem compromisso.
Corolla GLi
Consegui, até o momento, um Corolla GLi prata automático por 66 mil, ganhando emplacamento, insulfilme, protetor de cárter, tapetes e mais um item que esqueci no momento. O mesmo carro, só que mecânico fica por 61 mil. Acho que ainda consigo, respectivamente, 65 mil no AT e 60 mil no MEC, sendo que a parte financiada fica no mesmo valor da Ford, pois são concessionárias do mesmo grupo.
Agora vem a dúvida, em termos de desvalorização, Corolla na cabeça, bem como um certo status, embora não tenha o mesmo nível de equipamentos do Focus Ghia…
Em termos de emoção, pendo pra esperar o Focus com as mudanças em outubro, embora eu esteja achando que o carro está com um valor elevado demais e que ainda pode ficar maior…
Corolla XEi
O Corolla XEi está fora de cogitação pelo alto valor (73 mil sem pechinchar)… Não gosto do Focus Sedan e até gosto do Honda Civic – mas acho que o Honda já deu o que tinha que dar, embora eu conseguisse um preço mais camarada na versão que rivalizaria com o Corolla, além de que está previsto para mudar em 2011/12 e quero ficar com o carro por três anos.
Consegui nas duas marcas (Ford e Toyota) cerca de 7% de desconto nos carros citados sobre o preço de tabela.
Dúvida
Então, o que comprar: Corolla 2010/11 GLi AT ou MEC ou Focus Ghia hatch 2011 e 1/2 ou o GLX 2011 e 1/2 que virá bem recheado de equipamentos (menos teto solar) mas com o preço sendo um incógnita?”
Passo a dúvida para vocês: qual carro ele deve comprar?
Caro Leonardo. Também fiquei com muitas dúvidas em comprar o Focus. Já tinha encomendado um GLX 2.0 e fiz o cancelamento na sexta-feira. O Corolla é um carrão. E como voce disse, sua desvalorização é bem menor. Sugiro a seguinte fórmula para verificar qual dos dois carros possui melhor custo/benefício.
Custo/Benefício = PREÇO REAL DO CARRO (encontrado nas concessionárias) + SEGURO TOTAL* X 3 anos + IPVA por 3 anos (4% do valor do carro por ano) + TODAS AS REVISÕES OBRIGATÓRIAS (até 60.000Km) + 60.000Km DE GASOLINA + 4 PNEUS + 4 AMORTECEDORES (dá uma ideia do preço de peças do carro na concessionária) – VALOR PROVÁVEL DE REVENDA DO AUTOMÓVEL COM 3 ANOS E 60.000Km.
* Perfil de um homem de 40 anos, morando no centro de BH e com garagem.
Obs. Quanto menor o valor encontrado, melhor o custo/benefício do carro.
ALGUÉM SE HABILITA PARA FAZER ESTE CÁLCULO???
Sengundo o quesito emoção , citado pelo autor do email….IRIA DE FOCUS GUIA na cabeça!
Abraço a todos.
Prezado Leonardo, são dois carros de categorias distintas um Sedã médio e um Hatch Médio, conforme classificação da FENABRAVE, Focus um ótimo carro o Corolla um verdadeiro automóvel, se precisa de conforto e espaço para bagagem vá de Corolla, se precisa de certa esportividade vá de Focus, para melhor dirrimir suas dúvidas faça um teste drive.
Com certeza, quanto mais o Focus tiver equipamentos de série maior será seu preço, o modelo 2011 será mais caro.
Eu iria de Focus.
É mais equipado, tem desenho mais encorpado, tem teto solar e com certeza apaixona mais na direção.
Faça um TD em ambos e veja qual lhe agrada mais.
Eu iria no Focus sem pensar duas vezes.
Tb iria de focus, até porque essa versao e bem mais completa que a do corolla
Focus com certeza! Corolla é um carrin fulero, o consumo é só marketing, o carro é caro em ñ chega aos pés do Focus em nenhum quesito a ñ ser valor de revenda, mas em 3 anos os carros já desvalorizaram o que tinha de desvalorizar. Focus nele! Eu esperaria o modelo 2011 1/2 p/ ver como os preços ficam.
Focus sem sombras de dúvida! Agora, serão tantas mudanças assim que vale apena esperar até outubro?
Eu não esperaria…se vc for ficar esperando tudo que vão colocar no carro daqui a 6 meses, vc não compra o carro nunca…e na revenda não adiciona nada!
Qualquer Hatch médio é melhor. Fique com o Focus. É FATO!
Segundo fui informado, é muito provável que o Focus tenha um aumento de preços na linha 2011 1/2 que pode ser de aproximadamente R$ 3.500.
Estou tentando conseguir mais informações.
Olha a Honda fazendo recall em 10 mil carros. É FATO!
Caros Leonardo e Renato, não menospresando a dúvida do colega Pedro, mas agora sim uma dúvida que mata o sujeito. Para melhorar seria bom saber qual o seu carro atual. Bom segue a opnião de quem já esta com esta duvida desde o lançamento do FOCUS 2.0 Flex, tanto que resolvi deixar para comprar o carro só ano que vem:
Cara o Focus Guia significa o apice do gasto que faria em um hatch, sem dúvida o carro do coração, não da razão.(aquele que compraria se boa parte dos meus planos estivessem realizados ou próximo de serem realizados e não estivesse mais preocupado com o dinheiro, provavelmente pagaria a vista, não que meu patrimonio fosse vultuoso, mas já teria folga para isso). O Corolla é o carro da razão, digam o que quiserem senhores entusiastas (eu me incluo nestes, já critique o carro “mediocre”) mas não da pra negar nem para esconder a superioridade da mecanica principalemnte a robustez deste carro, por isso ele desvaloriza menos. Não dá pra negar em cidades em que o consumo dos carros é alto (muito ar, pouca fluides, seja por congestionamento, seja por vias mal projetadas e quebra molas) o Consumo de um é a metade do consumo de outro. A mais uma coisa o Corolla privilegia o conforto mas não tem bluetooth. Acho q fica claro que o Corolla é um carro objetivo e racional indiscutivelmente. Meu veredito? Veja o momento que você está na sua vida e pense como quer gastar seu dinheiro agora e com certeza saber a sua resposta. NAO ESQUEÇA de fazer o teste drive nos dois antes de tomar estas decisoes.
O único Focus que dá certo é o hatch justamente pelo apelo mais esportivo. Não dá pra comparar um Focus sedan com um Corolla. A Toyota fica muito na frente em qualidade.
Você tem que analisar o seguinte, se está desejoso de um carro bem esportivo ou se simplesmente tanto faz. Se cair nessa última, não há dúvidas, vá de Corolla pois a qualidade é MUITO superior. Agora se você só se contentará com esportividade, esqueça sedans.
Obs.: Eu duvido que a Ford mantenha o preço do Focus e com mais equipamentos. Pode esquecer. Detalhe que o carro já está no limite de preço, ao meu ver, pelo oque oferece. A tendência é espantar clientes e, ai sim, mais pra frente ajustar o preço.
Abraço
Pessoal, obrigado por estarem comentando sobre minha dúvida. Estou saindo de viagem hoje e decidi aguardar o retorno (01/08) para tomar uma decisão.
Já dirigi os dois automóveis e ambos me agradaram bastante, embora não tenha sido test drive.
Sempre gostei de hatchs e eu tinha um Polo hatch, mas acabei me arrependendo de não ter comprado o sedan.
Tenho 29 anos, sou solteiro e moro sozinho, mas gosto muito de viajar com a namorada e eventualmente outro casal. Não tenho interesse algum em fazer tuning ou coisas do tipo com o carro e sei que com o Corolla perderei menos dinheiro, tendo ele cara de tiozao. Gosto mais do desenho do Focus. Mecanicamente sei que os dois são excelentes. A dúvida está entre razão e emoção… Continuem comentando. Abraço a todos!
Focus ghia pra min! chega semana que vem. Bem verdade se vc pensar com a razão e ao mesmo tem a situação financeira não tão animadora vá de Corolla. Pois em porta mala, revenda e consumo ele ganha (a diferença não é nada extraordinária). Agora em todos outros quesitos o Focus ganha. pra min o melhor custo-beneficio.
Eu estava com uma dúvida parecida: Corola ou Civic pelados beirando os 70 mil… acabei comprando um Sentra por 59 mil com câmbio CVT, ABS, air bag duplo e couro há pouco mais de 1 mês e não me arrependi.
poxa amigo, espero que esteja feliz com sua compra ! mas veja só as vezes a vida é bem curta e pode não dar tempo de matarmos nossos desejos. ( obs: desde que esteja ao nosso ao nosso limite tbm ,,,,, seja FELIZ !!!)