Quem diria! Finalmente a Ford conseguiu fazer o Focus emplacar! Em maio, o modelo ultrapassou o Astra na segunda posição e ficou apenas atrás do i30.
Maio – 2010
Hyundai i30 – 2.617
Ford Focus – 1.889
Chevrolet Astra – 1.815
Volkswagen Golf – 1.282
No acumulado do ano, o Focus já dominou a terceira posição, deixando de vez o Golf em quarto. O hatch médio da Chevrolet ainda é o segundo, com uma certa folga, mas a GM precisa ligar o sinal de alerta, já que o Ford vem com tudo!
Quando digo “vem com tudo” é porque o Focus, nos primeiros 15 dias de junho, vendeu mais que o i30: 1.304 unidades x 1.210 unidades. O Astra segue em terceiro (842 unidades), com o Golf (604) em quarto. Vou esperar o término do sexto mês do ano para divulgar os números finais. Vejam as vendas entre janeiro e maio de 2010.
Acumulado do ano (janeiro a maio de 2010):
Hyundai i30 – 14.805
Chevrolet Astra – 12.386
Ford Focus – 7.867
Volkswagen Golf – 7.413
Citroën C4 – 5.180
Peugeot 307 – 4.718
Chevrolet Vectra GT – 4.227
Fiat Stilo – 3.166
Nissan Tiida – 2.299
Chery Cielo – 121
Será que o Focus é fogo de palha ou veio mesmo para assumir a ponta (ou pelo menos a segunda posição)?
Esse mês ele estava na frente do i30. Resta ver as vendas ao fim de junho.
Um adendo: o i30 estranhamente vende muito bem na segunda quinzena de todo mês. Estranho, ehe.
Interessante mesmo Pedro!
Esta na hora do GM ASTRA nacional ceder lugar ao ASTRA Europeu (VECTRA HACTH) para continuar no segmento baixe o preço e estinga-se o modelo anterior. É uma estratégia, mas a GM gosta de tirar leite de pedra. Vide GM Corsa Classic ressucitado. Não é só ela FIAT Uno, VW Gol G4, até uma que não faz sucesso mas não sai de linha é a FORD Courier. Isto é Brasil.
Talvez o FOCUS ultrapasse realmente o i30 pelas peças de reposição e quantidade de assitência técnica, pois em um FORD o comprador esperar muito menos em fila de espera para a manutenção programada do carro.
Talvez também este seja o segredo do GM ASTRA preço e manutenção rápida com vasto número de peças.
O Focus sai na frente do i30 não só pelas peças e pela fila, mas como carro também, viu…
O que tem de gente no clube i30 reclamando do sistema de freios do carro nas curvas, que repentinamente desgarra a traseira quando em uma frenagem mais forte.
E não são só os casos extremos. Frenagens mais fortes acima de 60km/h, algo como uma pisada no freio em uma curva na estrada, desestabiliza o carro de maneira além do normal.
O nível de ruído e vibrações internas é maior que no Focus e nos franceses, principalmente os que vem de dentro do porta-malas.
Coloque na cesta o câmbio automático sem trocas sequenciais, falta de alguns itens que todos concorrentes tem e um computador de bordo digno de um carro popular… no fim das contas, o i30 não é tudo isso.
Vamos fazer um POST comparativo do i30 X FOcus!!!!!
Acho que vai dar pano para manga, calça, lençol e para o bandeirão do América……hehehehehe (time neutro)….evitar a fadiga!
No mais poderiamos discutir, PREÇO X CUSTO X SEGURO X QUALIDADE X FICHA TÉCNICA X BENEFÍCIO….. se faltou algo coloquem ai!
Vamos virar de aveso estes dois carros que tem gente que ama e que odeia! Eu acho interessante!
Valeu!
REVENDA!
Este comentário foi removido pelo autor.
FOCUS COPA!!! HATCH QUE EMPLACOU!
Era de se esperar que o brasileiro acorde para o que tem no mercado nacional, infinitamento o Focus hatch é o melhor de todos, principalmente do i30 da ruindai, que só o retrovisor custa R$ 830,00.
Não fã de Hatch mais se for para escolher com certeza Focus na cabeça sem remorso.
A Ford acha que ele sozinho se vende ledo engano, se a Ford utilizar uma política agressiva de informação via mídia impressa, televisiva e ou falada(boca a boca), o Focus vai vender que nem farinha no nordeste.
Boa ideia DJ! Já até coloquei uma enquete no ar para aquecer o post.
O i30 é uma grande enganação, uma bomba relógio que irá detonar o bolso de seus “propriotários” mais cedo ou mais tarde. Todo o sucesso da Hyundai é graças às milionárias campanhas publicitárias ENGANOSAS. Quem pesquisa e compara, não compra.
O i30 pra mim tem mais beleza, mas qualidades mesmo o focus e superior, e como agora vemos mais propagandas do mesmo, está vendendo, parece que a ford acordou ate que enfim
FOCUS com certeza é a melhor compra do segmento dos HATCH. Já o sedan a disputa é grande.
Exatamente. O i30 só vale a pena caso seja comparado com o C4 1.6 ou Focus 1.6. Quando ele bate de frente com os 2.0, na minha opinião, deixa de ser a escolha racional.
Em tempo: um usuário do Clube i30 bateu seu carro e a concessionária deu, no mínimo, 30 dias para peças como o farol, para-choque, faróis de neblina e etc chegarem.
Complicado.
A julgar pelas qualidades do carro, Ford Focus!!
E a Volks continua dormindo no segmento…
Um dia ela traz o Golf Alemão…e não essa tranqueira mista de geração 4 com 5, projetos de 10 anos atrás! Está por fora!
E a GM de braços cruzados tb, e a Fiat que so enrola pra lançar o bravo…
e assim ficando cada vez mais pra trás no segmento…
O golf brasileiro é ridículo!!! O carro é o mesmo a 10 anos!
Eu tenho um FORD FOCUS GHIA 2009 e estou muito satisfeito. Adoro dirigir e o carro é muito confortável, estável, ágil com um design incrível. Fiz o teste drive no i30 e não gostei. O interior é menor e a aparência lembra um celta grande. Não gostei do carro de cara. Tem que levar em consideração que o FOCUS é um projeto em conjunto com a VOLVO. Acho que não preciso falar mais.
Esse Chery Cielo, tem que vender bem, para as montados abaixem o prço dos carros.
Estás bem servido Rod, não sou fã de Hatch mas iria de Focus com certeza, quanto aos chineses estão longe da qualidade e acabamento, comprem e depois vão chorar na cama que é o lugar quente.
Quanto aos comentários que estão por vir, adianto que o PRÉ conceito (quanto ao produto chines) deve, de imediato, se deixado de lado. O maior exemplo disso são as japonesas e coreanas que aí estão: olha o i30. Portanto, quem fez o test drive no chines sabe muito bem o que estou dizendo. Mas volto a tocar na tecla do preço: a Chery TINHA como sua principal arma um ótimo preço neste produto (Cielo). Então, basta ela voltar a investir nessa política voltando o preço para o que foi sugerido inicialmente (R$ 39.900) que terá sucesso garantido.
Renato, alguma razão especial em ter colocado o chinesinho Cielo na lista? Vejo que se compararmos o modelo da Chery com os demais, pelo preço sugerido (mesmo não sendo os R$ 39.900 anunciado antes da sua chegada no Brasil) ele ainda tem a melhor relação custo/benefício dos demais. Se colocarmos todos os itens de serie do Cielo (leia ABS e AIR BAG) nos concorrentes, nunca vão encontrar algo menos de 50 mil. Portanto, vejo o Cielo, ainda que com preço fora do anunciado (na casa dos 45 mil), a melhor relação.
“ruindai” foi foda… ri demais!
Coloquei o Cielo porque ele é o mais novo concorrente do segmento. Vamos ver se ele vai conseguir vender bem ou o suficiente para derrubar o Stilo (fase final de vida) e o Tiida (bom, mas sem apelo… sem sal).
Mas a Chery aumentou o preço do Cielo agora: R$ 42.900. Culpa do frete internacional, que, segundo a Chery, aumentou.
Parizzi não creio que o o tal CHERY Cielo vá vender por conta do preço. O antigo FORD FOCUS tinha preço a partir de R$ 40 mil e não vendia. Pode ser que se iguale ou supere o NISSAN Tiida(é bom mas não vende pelo visual duvidoso, pois por peças de reposição o HYNDAI i30 não venderia também), mas o FIAT Stilo não sei, se bem que tem o FIAT Bravo chegando aí. Será que o GM ASTRA vai agora numa descendente de vendas para dar lugar ao irmão GM VECTRA GT?
Carro é STILO, o resto é crrinho de rolimã. É FATO!