Qual carro comprar: saindo do compacto popular

O internauta Jader entrou em contato comigo para saber qual carro comprar. No momento, ele tem um Renault Clio Authentique 1.0 16V flex de 4 portas. Ele quer dar um próximo passo em conforto e desempenho, por isso está disposto a gastar, no máximo, R$ 40.000 para a compra do seu próximo veículo.

Depois de muito pesquisar, ele selecionou três finalistas: Peugeot 207 Passion, Renault Sandero Stepway e Volkwagen Fox Prime. O Chevrolet Agile também foi cogitado, mas logo foi deixado de lado por causa do design. O 207 foi descartado por dois motivos: pequeno espaço interno e tamanho externo. Mesmo compacto, ele é mais comprido do que os outros.


Logo chegamos a duas opções.

Uma ponto problemático inicial do Sandero é o preço mais alto, mas a questão foi solucionada com a oferta de um Stepway usado, ano 2009/2009, em perfeitas condições de uso e baixa quilometragem. O Renault tem 3 anos de garantia – até 2012. O Sandero Stepway vem equipado com todos os itens de série e opcionais ofertados pela marca, além de bancos com revestimento em couro.

Além disso, seu excelente espaço interno e o bom desempenho do motor 1.6 16V flex o tornam ainda mais atraente. O problema do carro fica por conta da ergonomia ruim e do estepe localizado do lado de fora, o que desagrada muita gente. Mesmo na versão mais cara, o Sandero tem acabamento muito pobre. Para encerrar, o Sandero já está emplacado e com a documentação em dia.

Já o Fox foi totalmente remodelado recentemente e ficou bonito (o outro era bem feio), moderno e com um interior digno de um veículo de verdade. A versão de interesse do internauta é a Prime, a topo de linha, com motor 1.6 flex e ar-condicionado (que é opcional). O

modelo é 2010/2010 e 0 km, mas tem apenas 1 ano de garantia – acaba em 2011. Seu espaço é pior que o do Sandero, mas sua ergonomia e versatilidade interna são superiores ao do Renault. O internauta precisará pagar várias taxas por causa do emplacamento e da documentação.

A diferença de preço entre um e outro é de R$ 1.000 a favor do Fox.

Eu disse a ele para escolher o carro que deixá-lo mais feliz e satisfeito – o que sempre falo para todo mundo. Nas circunstâncias citadas acima, eu escolheria o Fox por causa da melhora recebida há pouco tempo e pelo fato do carro ser “meu” desde o primeiro dia. Mas o Sandero está realmente bem atrativo e, mesmo seminovo, tem mais tempo de garantia, o que pode dar uma tranquilidade bem maior. Como não avaliei valores de IPVA e nem fiz cotações de seguro, já que não sei o perfil do Jader, encerro por aqui.

(fotos: Renault e Volkswagen/Divulgação)

E vocês, qual carro vocês acham que ele deveria comprar?

Atualização (26/02/2010)
O internauta Jader me pediu para agradecer a todos do De 0 a 100 que o ajudaram a escolher o seu novo carro. Feliz e muito satisfeito, ele é dono de um Volkswagen Fox Prime 1.6 VHT. Espero poder postar uma foto do veículo aqui em breve!

Comentários

  • Eu escolheria o Sandero. É mais carro, bem equipado, além de ser MUITO MAIS BONITO. O fato do carro ser usado não significa que seja ruim. Há muitos que podem ser praticamente classificados como “semi-novíssimos”, mas é preciso ter cuidado e experiência na compra de um veículo usado, pois o ano e a quilometragem não significam nada. O que vale é o estado do carro.
    quanto ao Fox, continua feio.

  • Prefiro o Stepway! O acabamento é mais simples, mais o espaço interno é muito superior, são 2,59 de entre eixos, 1,74 metros de largura e 320 litros de mala contra 2,46 entre eixo, 1,64 largura e 260 litros de mala do Fox. Quanto a ergonomia sinceramente acho que o sandero só deve um volante com ajuste de altura e profundidade, fora isso qual o problema em acionar os vidros eletricos com a mão que vc trocas as marchas, mexe no rádio, liga o isqueiro. Isso pra mim não é um problema. Outra coisa, trocar pneu já é uma M em qualquer situação (chuva, sol, de noite), então tanto faz onde o estepe vai estar, como diz um amigo meu: “O que é um peido pra quem já está cagado!?” Aí alguns vão dizer, mais ali o pneu suja muito, e eu pergunto, o pneu furado está limpo??? Meu camarada, esses R$ 1.000,00 a mais serão muito bem pagos, desde que o Stepway esteja realmente em excelente condições. Só de vc não ter que ir no Detram…

  • Pensando racional-mente eu ficaria com o VW Fox apesar de todos os seus defeitos (falta de equipamentos) ele não vai mudar tao cedo. Já o Renault Sandero e Logan vao receber um facelift para ficar com a cara mais bonita esse ano ou ano que vem.
    Mais se ele não se importa com o fato de o Sandero mudar eu compraria com certeza o Sandero pois ele é muito maior que o Fox e pelo fato de vir muito bem equipado na versão Stepway.

  • jow disse:

    Bruno Medina é extremamente tendencioso pra VW. uahahuauh!

    Eu iria de Stepway (se tivesse a certeza da procedência e qualidade deste semi-novo).

    Vc já conhece a marca e sabe das qualidades. O Sandero 1.6 16v deve andar mtooo e é mais completo. Além de ser mtooo bonito nesta versão.

    O Fox acabou de lançar e ninguém sabe se terá os mesmos problemas do Gol. Além do seguro que certamente será mais caro.

    Junta mais um pouco e vai de ASTRA!
    =p

  • renato dantas disse:

    Como gosto só de sadãs e as opções são para hatch com certeza o Fox e digo porque: consultando alguns motoristas de taxis (verdadeiros avaliadores de carros), eles falam que as carruagens francesas MONTADAS NO BRASIL E ARGENTINA são caros para mantê-los e são frágeis para o dia a dia, raramente se vê um taxi das montadoras francesas, vemos Fiat, GM, Volks e as vezes algum carro da Ford, portanto Jader faça um teste drive nos três para tirar suas dúvidas.

  • Jow, não é bem assim não!
    Quando não gosto eu falo mesmo sendo da VW.

    Falei que o Fox antigo era horroroso mas que o atual está muito bom. Acho que 90% das pessoas concordam com isso.

    Quando aparecer algum outro carro da VW que eu achar feio pode ter certeza que não terei o mínimo receio de dizer, mas nessa o Sandero perde na minha opinião.

    Abraços!

    PS: Veículo da VW que é vergonhoso atualmente no Brasil se chama Kombi. Outro que tem muito a melhorar na aparência é o Golf 4,5.

  • Renato Dantas,

    Não que sejam frágeis, mas as peças são um pouco mais caras e não se arruma um carro francês tão facilmente quanto um VW, GM e um Fiat. Rodei com um taxista usuário de um Logan e ele rasgou elogios para o veículo. Gostei do carro também.

    Mas fica o fato: taxista usa carro barato pra manter e que dura. O francês geralmente dura menos e custa mais caro para ser mantido. E é lógico, existem alguns modelos que são exceção.

    Das francesas eu acho que a Renault é a que fabrica carros mais duráveis. Por isso já vemos alguns táxis rodando por aí. Eu diria que a mecânica do Sandero e Logan é muito boa.

    Enfim, voltando à dúvida: eu iria de Fox pelo design, câmbio MQ200 e interior.

  • Sandero sem dúvidas, fox e o carro da wolks que nao gosto nem vou gostar nunca, carro que parece mais uma minivan, aquela altura dele, acho muito feio, ja o sandero já caiu no gosto do consumidor, tem um espaço interno muito bom

  • renato dantas disse:

    Sim, também já vi alguns Sandero como táxi, só que a unanimidade é Fiat e GM. Hugoas o xará já respondeu e vou argumentar do porque da escolha do City.

  • Eu tenho interesse no Fit como segundo carro. É praticamente um City sem bunda. Me agrada muito p/ ir trabalhar / uso diário, pois é mais barato e econômico de mantê-lo que o Peugeot. Semana -> Fit; Fim de semana -> Peugeot.

    Dessa maneira meu pai larga o carro da empresa e fica com um veículo bom também. Eu fico meio sem jeito de andar em um 307 e ele ficar com a dupla Polo / Prisma.

  • Eu tenho interesse no Fit como segundo carro. É praticamente um City sem bunda. Me agrada muito p/ ir trabalhar / uso diário, pois é mais barato e econômico de mantê-lo que o Peugeot. Semana -> Fit; Fim de semana -> Peugeot.

    Dessa maneira meu pai larga o carro da empresa e fica com um veículo bom também. Eu fico meio sem jeito de andar em um 307 e ele ficar com a dupla Polo / Prisma.

  • Eu acho o interno do FOX mais bacana do que o Stepway. Tirando o adesivo traseiro do Stepway, o design exterior é pau a pau.. Bem, sempre acho um 0 km a melhor opção, apesar do Stepway ter garantia estendida até 2012. Mas neste ano, o mundo acaba mesmo. Então, melhor o Fox mesmo. Parabéns!

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *