Qual carro comprar – Hatch “esportivo” x Perua “aventureira”

Atualização (07/12/09)
Oi pessoal.

Na dúvida de qual carro comprar, o Marcelo entrou em contato comigo e disse que ele decidiu comprar o carro na primeira semana de janeiro de 2010. Segundo ele, sua disposição financeira para o próximo veículo vai ficar na casa de R$ 51.000.

O Vectra GT continua na disputa, mas o Palio Adventure Locker saiu da lista porque está custando “ABSURDOS 56 mil”, como ele mesmo disse.

Depois de ouvir algumas opiniões do De 0 a 100, alguns outros carro foram incluídos na lista do Marcelo. São eles: Ford Focus GLX 2.0, Fiat Linea HLX, Honda City e Hyundai i30.

Depois dessa atualização, qual carro ele deve comprar?

(14/11/09)
Outro leitor assíduo do De 0 a 100 está trocando de carro e pediu para nós o ajudarmos. Fico feliz em ajudar o Marcelo, que sempre acompanhou o meu trabalho com o blog quase desde o início. Vejam o que ele disse: “Renato, estou com uma grande dúvida sobre qual destes 2 carros escolhidos por mim eu vou comprar. Sei que são totalmente diferentes, mas eu me apaixonei pelos 2; são eles: Vectra GT e Palio Adventure Locker”.

A dúvida dele é realmente interessante, já que são dois carros de categorias diferentes: hatch médio e perua compacta. Os conceitos dos dois também são distintos, já que um tem ares de esportivo, e o outro tem conjunto mais aventureiro. Embora os dois modelos sejam bastante conhecidos, vejamos cada um separadamente:

Chevrolet Vectra GT

O hatch da GM nada mais é do que um Astra “vestido” de Vectra GT (representado na foto pela versão GT-X). Mas isso mecanicamente. Os dois modelos têm motor 2.0 8V Flexpower que desenvolve 133 cv de potência e 18,9 mkgf de torque com gasolina e 140 cv e 19,7 mkgf de álcool e são equipados, de série, com ar-condicionado, direção hidráulica, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, espelho retrovisor eletrocrômico, retrovisores laterais, travas e vidros elétricos, banco do motorista com ajuste manual de altura, banco traseiro rebatível (com descansa braço central), rodas de aro 16″, alarme, entre muitos outros itens. Lembrando que o Astra tem ainda faróis de neblina e ar-condicionado digital automático de série.

Por causa disso, o grande problema da versão hatch do Vectra acaba sendo o Astra. Veja: o Vectra GT é mais caro (preço inicial sugerido de R$ 54.313, contra R$ 45.565 do Astra), tem porta-malas menor (345 l x 370 l), anda menos e bebe mais (por ser 103 kg mais pesado). Além disso, como vocês viram acima, na versão de entrada, ele é menos equipado que o Astra. Mesmo com todos os opcionais (airbag duplo, aerofólio traseiro, transmissão automática e piloto automático), o líder do segmento ainda é mais em conta do que o irmão mais novo na versão de entrada. Completo, o Astra sai por R$ 52.380, incluindo a pintura metálica.

Finalizando o comparativo, o Vectra GT vence no tempo de garantia (três anos contra apenas um do Astra) e na lista de opcionais: airbags frontais, faróis de neblina dianteiros e traseiros, CD player com MP3, Bluetooth e entrada para Ipod, freios ABS com EBD, sensor de chuva, piloto automático e transmissão automática. Completo, também com pintura metálica, o Vectra GT tem preço sugerido de R$ 63.857.

A primeira reestilização deixou o GT com o visual bem melhor e ajudou o carro a enfrentar os concorrentes diretos com um pouco mais de igualdade. Confesso que penso em olhar um Vectra GT quando eu for trocar o meu carro. Mas o modelo precisa ser mais barato para ter sucesso de verdade.

Fiat Palio Adventure Locker

A perua aventureira da Fiat é um bom carro, com visual que agrada (embora esse item seja subjetivo), espaço interno bom na frente e médio atrás e excelente capacidade do porta-malas. O motor 1.8 tem bom desempenho, mas bebe demais. Vejam o que escrevi no Tira-Teima (que pretendo voltar a fazer) do antigo De 0 a 100:

“O Palio Weekend Adventure Locker é um bom veículo para trilhas leves, que não exijam demais do carro. Seus pneus são bons para a terra, assim como a suspensão, com amortecedores power shock desenvolvido especificamente para o carro, e a altura livre do solo (20 cm). O sistema Locker funcionou bem, mas tem um uso muito específico. Vale tomar cuidado com a combinação lama e chuva e com terrenos mais acidentados, já que o Fiat não tem tração nas quatro rodas.

O motor 1.8 flex, fruto da parceria com a GM, foi bem na trilha, especialmente por causa dos seus bons números de torque: 17,8 kgfm com gasolina e 18,5 kgfm com álcool, combustível usado durante a avaliação. Na média de consumo, o Palio Locker não foi bem: 5,8 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada”.

Por R$ 52.800, o Palio Adventure é relativamente bem equipado, com ar-condicionado; banco do motorista com regulagem manual de altura, computador de bordo; sistema My Car; direção hidráulica; faróis de neblina e de profundidade, vidros dianteiros e travas elétricas, entre outros. Mas o modelo poderia ter mais itens de série, como retrovisores elétricos, som com MP3, banco traseiro bipartido e, por que não, ABS e airbag duplo.

Conclusão

Embora mais caro, eu compraria o Vectra GT. Primeiro porque prefiro hatches médios; segundo porque o considero mais bonito; terceiro porque ele tem desempenho melhor e praticamente a mesma média de consumo (se bobear, pode ser até um pouco melhor); quarto porque ele tem três anos de garantia, contra um do Fiat; e, por último, finalmente, porque ele não deixa de ser um Astra, ou seja, um carro muito confiável.

Mas isso é muito pessoal. Minha sugestão ao Marcelo é que ele compre o carro que o deixar mais feliz. Isso é realmente o que importa.

E vocês, o que acham dessa dúvida?

Comentários

  • O vectra GT é um carrão mesmo,acho que é até melhor que o palio weekend pois seu interior apesar de “espartano” me agrada mais do que o palio que tem o mesmo interior de um palio normal de 20 mil reais tirando alguns detalhes e o vectra GT guarda se interior do vectra normal.

  • Anonymous disse:

    COM CERTEZA O VECTRA GT,TENHO UM SEDAN ELEGANCE,EXCELENTE CARRO,QUANDO TROCAR SÓ NÃO VOU P/ O GT PORQUE PRECISO DO PORTA MALAS.

    A ADVENTURE APESAR DO DESIGN BACANA É FIAT, CUSTA UM ABSURDO E NÃO DEIXA DE SER UM PALIO.

    Marcus Quintanilha

  • Paulo Freire disse:

    Pq ñ o I30? É mais moderno, seguro, tem visual mais agradável e mais garantia.

    E saindo um pouco disso, Renato já saiu o Assassin’s Creed 2 e o Left For 2 né? Pelo menos “informalmente”.

  • Tenho um Vectra Sedan e adoro o carro. Pretendo troca-lo ano que vem, e um GT-X ou um Elegance são os mais cotados. 3 Anos de garantia é fundamental. O GT está sendo comercializado com descontos, sendo 51 na versão “básica” e 53 na intermédiária, com Air Bagbs, Ar Digital e Som com MP3. Se puder esticar um pouco, opte pelo TOP de linha com ABS e EDB. Na faixa dos 55 mil. Um carro completissímo, 2.0 FLEX, com desenho atual por esse preço, acho difícil outro.

  • Olá Marcelo!

    Se precisa de espaço e porta-malas: Palio Adventure.

    Se quer estilo e um carro mais completo: Vectra GT.

    Claro que há dois detalhes: valor do seguro e o IPVA. Pesquise para evitar sustos.

    Renato: o Vectra GT não traz Air Bags de série?

  • SE GOSTA DE HATCS, EU INDICO O NOVO FOCUS, SE VC OLHAR OS ITENS DE SÉRIE, ELE É MUITO COMPLETO. ESTÁ COM A PROMOÇÃO DE PAGAR 50% ENTRADA E O RESTANTE EM 24 X SEM JUROS. O GLX JÁ É BEM COMPLETO COM UM MOTOR DE 145 CV. EU COMPREI UM GHIA A 3 MESES E ESTOU MUITO SATISFEITO.

  • Kaleb disse:

    Concordo com o Rod. O novo Focus é uma excelente opção. Lista de itens de série excelente, design, desempenho e além de tudo é um carro atual (mesma geração da europa).

    Acho q vale uma ida sua na concessionária para um teste drive. E a garantia tambem é de 3 anos.

    Atualmente tenho um Focus a 2,5 anos (ano 2001), já rodei mais de 60.000 km e posso dizer que é um excelente carro. Minhas opções para troca são um Novo Focus (estou esperando o lançamento do 1.6 Sigma) ou então um da geração 1 mais novo (07 ou 08).Tudo vai depender dos preços e da (des)valorização do meu.

  • Com certeza ficaria com o vecta gt, acho ele um carro muito belo com uma tendencia bem esportiva ajudando isso as rodas aro 16′ e muito superior que um palio perua, e se for olhar status um vectra leva uma vantagem monstruosa em cima de uma PALIO weekend…

  • Anonymous disse:

    Entre os dois citados, ficaria com o Vectra GT; Palio Wk Adv Locker não deixa de ser, em sua essência, um Palio de 25mil reais, mais alto e com a traseira esticada (absurdo pagar 50mil neste veículo). Porém, optando pelo hatch Vectra GT, com certeza, o compararia com Focus e o i30, sabendo, desde já, que ambos são muito superiores ao Vectra.
    Minha sugestão então: i30 ou Focus hatch (mas aguarde a versão flex)!
    Leonardo Carvalho!

  • Caro Marcelo, eu ainda olharia o C4 hatch e o Focus Hatch tb.
    Mais como você está dividido só entre esses dois carros, te digo, sem a menor sombra de dúvidas, o Vectra GT é o seu carro!

  • renato dantas disse:

    Não sendo franceses ou Coreanos já está de bom tamanho, são duas categorias diferentes, o vectra tem motor beberrão e pertence a jurássica GM, a perua Fiat é um Pálio esticado portanto, espere o Focus Hatch com motor Sigma 1.6 flex e seja feliz.

  • Paulo Freire disse:

    Pois é Renato, vou joga-los amanhã, parece que que Assassin’s ficou melhor (ainda) e o Left tá deixando o Resident Evil no chinelo, agora ele parece mais com um filme de zumbi, inclusive contém as mesma mentiras (rs).

  • Tenho um Novo Focus GLX automático, mas no mês passado fiquei com um Vectra Elegance automático por 20 dias. O que posso assegurar é que em termos de motor, câmbio e suspensão o Focus é infinitamente melhor. Basta fazer um test drive para constatar isso. O que o Vectra oferece de melhor são alguns itens de comodidade como ar digital e o motor flex. Portanto, recomendo olhar o Novo Focus, que certamente é superior ao Vectra GT. Mas entre o Vectra e a Palio Weekend, não tenho dúvidas de que o Vectra é melhor. A Weekend é um carro compacto vendido a preço de médio, apenas porque está repleta de plásticos de gosto para lá de duvidoso. Além de que o motor 1.8 da Fiat é terrível, tanto que em breve será substituído pelo Tritec.

  • Ola Marcelo…. Pense um pouco mais pesquise porque no nosso mercado tem alguns hatchs medios bem mais atrativos que o vectra gt por exemplo i30, focus , tiida (aparencia não e das melhores mais vem bem equipado de serie)agora stilo, golf e 307 não sei direito mais vejo em alguns blogs que logo terão versões novas por exemplo stilo sedo ou tarde dara lugar ao bravo a comentarios dao golf V ou VI seja fabricado aqui mais duvido muito 307 na argentina ja esta em teste o 308 sedam ou não sei direito se ja esta sendo fabricado então logo logo podera ser fabricado aqui o 308 hatch. Olhe com mais calma e pesquise bem na minha opinião eu ficaria com duvida entre o I30 acho lindo e o novo Focus são dois carros muito interessantes. Agora palio adv. e um carro bonito mais não passa de um palio alongado tenho um palio 2010 elx vou te falar e carro bacana perto de seus concorrentes tem acabamento ligeiramente melhor do por exemplo gol g5 mais por exemplo no painel do palio a desalinhamento de peças alem de tudo pagar 52 mil em um carro popular olhe com outros olhos tambem Punto, Polo , I20 da hyundai que esta chegando por ai tambem. Esqueci do C4 hatch não deve nada ao vectra gt. Mais o que vale mesmo e o que mais vai lhe agradar.

  • Anonymous disse:

    Primeiro é necessário ver o uso que fará com o carro. Se você é solteiro e anda com no máximo 3 pessoas e quer esportividade, conforto e status, vá de vectra GT. Porém se tem alguma criança, ou gosta de um passeio nos fins de semana num sítio ou fazenda, não tem tanto cuidado com o carro (tipo: o carro é pra aguentar o tranco) vá de palio adventure.

  • Anonymous disse:

    oi renato, sou eu o marcelo o q pediu pra vc fzer essa enquete.

    estou aqui pra dizer q houve um imprevisto financeiro “esperava por uma certa boa quantia de dinheiro e ate agora n veio” e q n vai dar pra comprar mais um carro q custe 50mil leia-se vectra gt e palio adventure, mas sim um q custe ate 45.500 reais e sao esses modelos; punto 1.8 hlx, sandero stepway 1.6 16v e novo fox prime 1.6…

  • Anonymous disse:

    oi renato, sou eu o marcelo ou jccg q participava do seu videochat.
    passei aqui pra dizer q daqui pro dia 02 de janeiro eu me decidi por comprar um carro q custe ate 51mil reais entre estes continua na minha lista o vectra gt mas sai dela a palio adventure em que estao cobrando ABSURDOS 56mil por ela aqui…

    entra agora na minha lista o ford focus 2.0 glx, fiat linea hlx, honda city lx e hyundai i30…

  • Agora a história muda muito, apesar de o i30 seduzir bastante, eu iria de focus e se pudesse esperar a versão flex melhor ainda, se não ia de focus do mesmo jeito, e o melhor entre os citados

  • Eu iria de Focus também. Tente pegar o GLX com câmbio automático. Fui à Ford conhecer o carro e achei o câmbio manual dele bem duro. A terceira e quinta marchas parecem não querer entrar… A Mariana notou a mesma coisa. Focus, pra mim, só automático.

  • Hyundai i30 e Ford Focus GLX 2.0 estão em outro nivel quando comparados ao Vectra GT e o Fiat Palio Adventure Locker. Mas o Vectra GT sairia como uma boa opção para você, caso não possa gastar um “pouco” mais.

  • Rodrigo disse:

    Caro Marcelo, peguei um Vectra GT Remix novinho agora dia 02/10/09.
    Bom, posso te dizer que o carro é nota 10, dá para pegar promoções bastantes legais nas concessionárias porque não é um carro tão vendido em grandes volumes, como o I30.Como, sugestão acho que vale apena pechinchar que você poderá obter bom resultado com sua disponibilidade financeira. O carro na estrada é muito bom hoje ele está com 5000KM, e daqui a Pouso Alegre vai a 140 KM por hora sem tremer nas curvas, consumo na estrada 50% Gas e 50% Alcóol = 10,07 sem ar. Na cidade ele está fazendo 6,76 com o seguinte método: coloco 15 litros de Gas e o resto de Alcóol = 6,76 Km/l, ligando o Ar em 30% do tempo. Cara, o carro é muito macio,silencioso, a direção é muito macia com uma pega sensacional do volante, a alavanca de câmbio é muito anatômica e muito parecido com VW que tive, que é referência em câmbio, meu carro é Prata e o desing desse veículo é muito bonito, pois o Farol de Máscara Negra combina muito com a Cor. Todo mundo elogia o carro! O desempenho na cidade é bom, mas posso te dizer que o carro para meu uso de trabalho e famíla me atende muito bem. No entanto, o C4 da minha esposa anda muito mais, mas também faz 4,3Km/l no Alcóol urbano e com Ar, acho que por ser mais possante. Aí vale a sua avaliação você quer um carro que ande muito ou que seja satisfatório se for a última opção acho que você deve ir de Vectra. Quanto aos concorrentes citados: I30 e Focus não são Flex e talvez não ache condições financeiras melhores para compra o Linea é um carro muito bom, mas acredito que logo logo deva mudar, pois já existe o Punto Evo que virá para o Brasil e a plataforma deve ser aproveitada pela Fiat pois a Frente desses dois carros pelo que leio, não são uma unânimidade.
    Vai aqui minha dica, e espero que te ajude. Bom Natal e Feliz Ano Novo a você e todos os leitores!

  • Anonymous disse:

    O FOCUS hatch GLX (Gas) NA CAOA EM SÃO PAULO SAI POR R$53.900 COM ENTRADA DE 50% E O RESTANTE EM 24x SEM JUROS,ACHO QUE É DE SE SE PENSAR POIS ESTA COM UMA BOM DESCONTO E SEM JUROS.

    Marcus Quintanilha

  • Wladimir Pereira disse:

    Se você estava pesando na WEEKEND será que a MINIVAN NISSAN LIVINA não atenderia a sua necessidade. Um abraço FELIZ NATAL e um ótimo ANO NOVO e que a sua escolher seja a melhor (a que agrade você. Lembre-se carro é paixão. Alguns carros são ótimos, mas foram feitos para quem tem determinada altura. Por isso o melhor carro será aquele que você fizer o teste drive e se sentir ótimo em relação aos outros modelos. Pense nisso!

  • Rodrigo disse:

    Prezado Marcelo,

    só para atualizar nova taxa de consumo do meu Vectra GT = 6,93 Km/L com 15Litros de Gás e o resto de Alcóol.
    Outra informação para você: Seguro do carro:R$3.900,00.

    Prezado Pedro/Mariana,
    confirmação igual a minha, é mais rápido mesmo. Obrigado!

  • Considerando as opções, não tem dúvida: Focus GLX com certeza.

    O City básico não tem ABS e vem com um motor 1.5.

    O Vectra GT tem um conjunto motor/câmbio/suspensão muito inferior ao Focus. Só valeria a pena se custasse bem menos. Eu já dirigi, durante um tempo, o Novo Focus e um Vectra, e é evidente a superioridade do Ford.

    Linea tem motor 1.9, suspensão mais simples e plataforma do Punto esticada, ao passo que o Focus tem motor 2.0, suspensão independente e a mesma plataforma do modelo europeu (5 estrelas na euroncap). Portanto, o Linea só valeria a pena se custasse bem menos do que o focus, e assim mesmo se desconsiderar a questão da segurança.

    Por fim, a outra boa opção é o Hyundai i30, que também é um excelente carro. A única coisa que não gosto é da CAOA, responsável pela venda no Brasil. Por esta razão ainda ficaria com o Focus.

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *