O caça-segredos Marlos Ney Vidal publicou no seu blog uma informação curiosa, importante e, com todo respeito à Fiat, até esperada: parece que o motor Fiat 1.9 16V flex do Linea está com os dias contados. A fábrica já teria até cancelado pedidos de novos componentes junto aos fornecedores. Porém, o sedã ainda deve ser equipado com a motorização 1.9 (que na verdade é 1.8) por mais algum tempo – acredito que, pelo menos, até o meio de 2010.
Você deve então estar se perguntando: mas qual o motivo para isso? Simples, o lançamento dos novos propulsores FPT Tritec. Para quem não sabe, a Fiat estava desenvolvendo o motor 1.9 16V, derivado do antigo 1.6 16V que equipou o Palio, Marea, Brava, etc., para equipar o Linea. Durante o processo, a marca italiana comprou a fábrica da Tritec, no sul do Brasil, que fazia motores para a BMW. Como não podia atrasar a chegada do seu novo sedã, a Fiat deu continuidade e lançou o Linea com o propulsor 1.9 16V. A marca então passou a desenvolver seus novos motores Tritec equipando, enquanto isso, sua linha de carros com a dupla Fire 1.0 e 1.4, além de usar o 1.8 da GM e os 1.9 e 1.4 turbo do Linea.
Como também disse o Marlos, os novos motores que passarão a equipar a linha Fiat em 2010 serão o 1.6 16V, que deve desenvolver 115 cv com gasolina e 117 cv com álcool, e o 1.8 16V flex – ambos da Tritec, sendo que o de maior cilindrada seria o responsável pela morte do atual 1.9 16V produzido na Argentina. Num outro momento chegaria o também muito aguardado 1.4 16V flex.
Para encerrar, a estreia do primeiro motor da Tritec deve acontecer com o lançamento da nova linha do Punto, que seria o primeiro da fila a abandonar o propulsor 1.8 da GM, que dará lugar à motorização 1.6 16V flex, com a opção do câmbio Dualogic.
Motor 1.9 16V flex
O propulsor mais popular do Linea desenvolve 127 cv de potência com álcool e gasolina na versão LX do sedã, a de entrada. Nas outras (HLX e Absolute) ele tem 130 cv (G) e 132 cv (A) e todas elas tem 18,1 kgfm de torque com o combustível fóssil e 18,6 kgfm com o derivado da cana-de-açúcar.
O desempenho do Linea com o motor 1.9 16V pode ser considerado satisfatório, principalmente quando ele trabalha cheio. Com a rotação baixa, falta um pouco de força para arrancar. Além disso, ele tem média de consumo apenas razoável. (fotos: Fiat/Divulgação)
SE VOCÊ TEM UM LINEA, MANDE OS SEUS COMENTÁRIOS PARA O DE 0 A 100 PARA A SEÇÃO “IMPRESSÕES“! APROVEITE E ENVIE A SUA MÉDIA DE CONSUMO PARA O “CONSUMO REAL“!
Novidade a fiat troca + de motor que de carro.
Eu acho que a Fiat troca muito de motores…
1.0; 1.0 16v; 1.3; 1.3 16v; 1.4; 1.4 T-Jet; 1.5; 1.6; 1.6 16v; 1.8; 1.8 16v; 1.9 16v; 2.0 20v; 2.0 20v turbo; 2.4 20v…
Falta de respeito para com o consumidor. É por essa e por outras que a FIAT é conhecida por “Fui Idiota Agora é Tarde”…
Nossa que sacanagem da FIAT eu posso falar por experiência própria pois eu tenho um fiat punto 1.4 elx comprei ele logo no seu lançamento e 1 ano depois eu ja tinha aumentado o tanque de combustível colocado luz no porta malas e alguns outros detalhes e essa semana cheguei a pensar em comprar um fiat linea 1.9 hlx pois achei o carro muito bonito e mais confortavel que o meu punto.sera que agora vale a pena comprar um linea 1.9 ? e essa nova linha do PUNTO vai ganhar o mesmo visual do europeu ?
Mario, o Punto deve receber as mesmas mudanças visuais do Punto europeu. Além disso, o motor 1.4 deve receber melhorias e o sobrenome EVO e o motor 1.8 deve dar lugar ao novo motor 1.6 16V flex da Tritec. Isso ainda no primeiro semestre de 2010.
Finalmente vão aposentar esse 1.8 da Fiat. Não anda e bebe demais. Agora resta a VW ajeitar o 1.6 e 2.0 dela. Esse novo motor da Tritec tem mais potência que o 2 litros da Volks e deverá beber menos.
“Anônimo disse…
Falta de respeito para com o consumidor. É por essa e por outras que a FIAT é conhecida por “Fui Idiota Agora é Tarde”…”
Será mesmo? Sabia que ela é pela 8ª vez a que mais vendeu?
Tirar definitivamente o motor 1.9( 1.839) do mercado é sacanagem. Tudo bem que a Fiat que oferecer os melhores motores(eu acho), mais e quem comprou o 1.9, a fiat vai substituir os motores??? Vai garantir todas a peças para reposição pelos próximos 5 ou 10 anos? O assunto é muito complicado, principalmente pra quem tem o motor 1.839cc.
Impressionante é que só a FIAT falta com respeito ao consumidor no Brasil… as outras montadoras são tudo gente boa.. principamente a VW rs
Agora espero que a FIAT garanta a manutenção e as peças desses motores 1.9 que foram vendidos.
No ponto de vista do consumidor compra um carro que no ano seguinte ja esta com o motor trocado é muito ruim.
Mas no ponto de vista do mercado é até bom essas alterações que a FIAT faz em seus carros deixando eles mais atualizados com seus demais modelos vendidos no exterior.
e no meu ponto de vista eu prefiro um carro atualizado tanto no visual quanto na parte mecânica a ter um vw golf 4,5(geração atual vendida no Brasil).é por isso que a FIAT é lider de vendas no Brasil.
valeu pela resposta! só acrescentando ao que você falo Parizzi o punto também vai vir com o cambio dualogic.
Só trouxa acredita na Fiat, seus carros não são ruins (e nem bons), o que irrita seus consumidores é a constante troca de motores e mudanças mesmo que sutis em seus modelos.
Alguém aí se lembra por quanto tempo os motores 1.0 16V e os turbo ficaram no mercado???
Eles eram da VW né?
Como bem disse o Vinicar, A Fiat troca muito de motores… mais que todas as montadoras juntas
1.0; 1.0 16v; 1.3; 1.3 16v; 1.4; 1.4 T-Jet; 1.5; 1.6; 1.6 16v; 1.8; 1.8 16v; 1.9 16v; 2.0 20v; 2.0 20v turbo; 2.4 20v…
Estou decepcionado com esse item, chamado “motor”…
Lembre-se do ano 1990, ok? Agora me diga, qual foi a grande evolução dos motores de veículos (não de luxo) de lá para cá? Tirando o “flex”, acho que nenhuma. E o que temos são uma série de protótipos elétricos circulando, que precisam de 30 mil horas para recarregar sua autonomia na tomada.
Agora a Ford apresentou o Focus, como o “inovador Sigma”. Resultado: consumo aumentou e agilidade diminuiu.
Espero que essa Tritec não seja – mas temo que isso não vá ocorrer – a vedete em motores de carros populares. Faça um 2.0 com um consumo de 1.0, coisas do tipo.
Sei que muitos não concordam, mas essa é a minha opinião.
Caros amigos,
Tenho um Linea 1.9 2010 absolute.
Quando soube da troca de motores fiquei preocupado, afinal faziam poucos meses que havia comprado o carro. Fui até a concessionária e me garantiram que a mudança não me afetaria nem aos outros clientes Linea, pois haverá peças para reposição na autorizada por pelo menos três anos após o termino de fabricação do modelo (se isso acontecesse). Estou muito satisfeito com o carro, tem bastante espaço e conforto de sobra. Quanto ao consumo, consigo medias de 8,9 na gasolina no ciclo urbano. Nada mal para um modelo automático. No mais estou satisfeito.
Tenho um Linea HLX, faço 7,3 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada andando até 110km/h, o carro é indestrutível, é só manter as manutenções em dia.
O meu linea 1.9 2010 faz 7.5 na cidade e 11 em rodovia 80 km/h Gasolina .