Essa eu não pude deixar passar em branco.
De acordo com o jornal Diário de S. Paulo, o novo motor Sigma 1.6 16V flex da Ford terá impressionantes 145 cv de potência com álcool. Tudo isso graças à modernidade do propulsor (de apenas 90 kg), que foi desenvolvido em parceria com a Yamaha.
Além de ter a mesma potência da motorização 2.0 16V Duratec do Focus, o motor Sigma terá 19,4 kgfm de torque, mesmo valor do EcoSport 2.0 16V flex com álcool e superior aos 18,9 kgfm do Focus 2.0 a gasolina. Sem contar que o 1.6 16V teria ainda melhor média de consumo se comparado ao 2.0 16V.
O propulsor Sigma equiparia inicialmente o Focus e os modelos de exportação. O atual Rocam 1.6 flex, bem mais barato de produzir, continuará em linha para equipar o Fiesta, mesmo depois de virar “Fiesta Figo”. De acordo com a publicação, o novo motor da Ford vai ser apresentado na semana que vem. Então vamos esperar.
Se isso for verdade mesmo, vai ser uma grande evolução em termos de motor no Brasil e vai ser extremamente estranho para a Ford comercializar dois motores diferentes, com cilindradas diferentes, com potências e torques praticamente iguais. Mas não seria novidade para a Ford do Brasil fazer isso, já que o motor 1.6 Rocam e o 1.0 Supercharger tinham quase os mesmos números de potência – nem preciso dizer quem ficou no mercado.
Para encerrar, de acordo com o Wikipedia, a geração mais potente do motor Sigma 1.6 até hoje teve 123 cv de potência. Será que a Ford estaria preparando mais uma surpresa, como o propulsor 2.0 16V flex do Focus com 160 cv?
Meu Deus!! É estranho mesmo, mas seria interessante ver a evolução de potência também nos 2.0. Enquanto a VW fica com seus 1.6 com 101cv, a Kia já tem um com quase 130; o da PSA gera quase a mesma potência do 2.0 da VW e a Fiat terá um bem forte. Tá na hora da Volks melhorar a motorização dos seus carros e parar com tanta plástica. Frase de um amigo meu: “cara, que carro legal você tem. Esse Golf tem quantos cv? R.: 101”. Pega mal, até.
Parizzi, acho que foi um erro de digitação! Ou esse motor usa um Supercharger? Fico com a primeira opção!
Nossa, agora eu espero mesmo o lançamento desse Focus 1.6!!!!
PUTZ!
Totalmente animal se assim o for!
Vai vender igual tomate na feira!
Sem mais!
Eu realmente não acho que ele vai ter 145 cv de potência. Acho que terá menos…
Também quer ver! O zetec rocam 1.6 com 111cv e 15,9kgfm à álcool já anda muito bem, não dá defeito e tem um consumo razoável, esse então será um espetáculo.
É um número até espantoso, lembro da época dos 1.3 e 1.4 de 70 e poucos cavalos, agora a gm com um 1.4 de 100cv e esses novos de baixa cilindrada mas grande potência nos mostra a grande evolução que os motores estão tendo, muito bom isso
Olha, eu ñ conheço esse kra aí, mas diria seguramente que ou ele é doido ou é vive em um mundo de hipérbole pq o 1.6 ficar com 145 cvs é coisa muito estranha, a ñ ser que ele use Supercharger, nesse caso seria aceitável embora ñ adequado ao nosso mercado mas sim ao europeu, eu acho que ele errou e ao invéz de 125, colocou 145, isso é mais real embora um erro desse tamanho ñ seja aceitável.
Pessoal, vamos esperar pra ver. Como foi dito pelo Daniel, os motores estão evoluindo muito!
Onde se imaginaria um motor 1.0 com 78 cv (VHCE da GM)?
A própria Ford ja nos surpreendeu qdo lançou a primeira geração do ZETEC nos escort e mondeo da época (por volta de 1998 aqui no Brasil). Vale lembrar q para a epoca um motor 1.8 render 115 cv era muita coisa, visto q os outros nacionais rendiam por volta de 92 cv. Lógico, é um motor 16v mas esse 1.6 também será 16v.
Agora, uma coisa é certa, se vier com 145 cv a concorrência vai miar!!
rsrsrsr
É esperar pra ver, tb acho que foi um erro. Agora se for realmente verdade não vai ter nem conversa pra concorrência.
Acho meio difícil…
Eu duvido também, mas seria curioso. Ninguém iria comprar 2.0 mais. Esse 1.6 chegaria perto até mesmo do 2.0 da Peugeot/Citroën.
Dá uma de São Tomé não custa nada, 1.6 16V flex da Ford com 145 cv de potência com álcool?, 19,4 kgfm?, é ver para crer, se vier ótimo, minha próxima troca de carro será por um Focus Sedã flex 2.0 ou 1.6.
OLHA,QUANDO PUDER TROCAR DE CARRO ACHO QUE TAMBEM VOU DE FOCUS FLEX,E SE FOR O 1.6 COM 145 cv MELHOR AINDA!!
Marcus Quintanilha
E essa criança deve custar quanto? O antigo focus 1.6 completasso sae a 48mil. Se esse chegar com preço parecido do velho… A briga vai ser muuuito boa.
145 cv? Será? Esse carro já terá um grande motor se estiver na casa dos 125.
Eu acredito que tenha realmente os 145CV, pois se olharmos o motor do CIVIC 2.0 SI que tem 192CV vemos que são proporcionais. Basta ter adimissão variável, ter 16 Válvulas e uma injeção mais moderninha. Podemos esperar os 145CV que é isso mesmo que vem por aí!!!
abraço a todos.
Penso o mesmo Maurício!
A cavalaria só não pode vir depois dos 4000RPM igual no SI! hehe
Abraços!
Li um texto em um site informando que o novo motor da Fiat 1.6 16V deverá ter 130cv abastecido com gasolina (substituindo o arcaico 1.8), portando deverá ser próximo de 140cv quando abastecido com álcool.
Logo, acredito nos 145cv do Ford, pois sem dúvida deverá ser um motor melhor e mais moderno que o da Fiat.
É uma pena que a VW não traga pro Brasil os motores 1.2 e 1.4TSI que equipam Polo, Golf, Audi A3 e futuro Audi A1 na Europa…
Leonardo Carvalho!
O propulsor 1.6 de 16 válvulas bicombustível gera 115 cv a 5.750 rpm e 16 kgfm de torque a 4.250 rpm quando roda com 100% de álcool. Já com gasolina, a potência é de 110 cv a 6.250 rpm e o torque de 15,4 kgfm na mesma faixa de giro.
Motor Zetec rocan… num tem melhor, comando corrente e economico.
Adquiri o New Fiesta Sedan Titanium Plus Power Shift motor Sigma Flex 1.6 16v ano e modelo 2015.
Para a minha surpresa ele (depois da aplicação de algumas melhorias nada muito caro, intrusivo, perceptível ou mesmo difícil de adquirir e coisa que você mesmo faz em casa em menos de 30 minutinhos) o carro chegou aos 150 CV’s de motor (152,4CV’ para ser mais exato.) E aos 18,5 Kgfm de torque abastecido com etanol e medindo com o ar-condicionado desligado.
No Dinamômetro da revista Full Power o mesmo modelo 100% original deu com o ar-condicionado desligado 142,5 CV’s e 17,4 kgfm de torque e 135.9 CV’s e 16,7 kgfm de torque com o ar-condicionado ligado abastecido 100% no etanol.
É realmente um monstrinho andando.
Tô curtindo bastante o carro e olha que sempre tive o pé atrás com a Ford…
O New Fiesta calou minha boca e me surpreendeu da forma mais positiva possível!
A Ford tá de parabéns.
Bem interessante o seu comentário! E o consumo, como está?
Amigo, sou de Recife-PE onde temos muito engarrafamento e uma buraqueira de lascas… Meu New Fiesta Sedan Titanium plus 2015 PowerShift tá fazendo entre 7 a 7,8 km/L no etanol com o ar-condicionado ligado dentro da cidade.