Quem diria! Estou publicando as Impressões do novo carro do Leônidas, uma amante incondicional do Stilo! Mas o modelo não é o hatch médio da Fiat, mas sim um Idea Adventure Locker Dualogic! Depois de muita discussão aqui no blog, o “aventureiro familiar” da Fiat foi o modelo escolhido. Como vocês poderão ver, os dois carros têm alguns pontos em comum. Só lembrando que essa é a segunda vez que temos um Idea nesta seção do De 0 a 100 (a primeira está aqui).
Quem quiser participar do Impressões, como o Leônidas, o Rafael, o Jow, o Hugo, o Bruno, o Joathan e o Leônidas (de novo!), basta enviar um e-mail para renatoparizzi@gmail.com. Fale um pouco sobre o seu carro. Descreva os pontos positivos, negativos e conte alguma coisa curiosa! E não se esqueça de mandar fotos do veículo (só serão publicados posts com fotos). Garanto que a placa (ou algum outro detalhe) não será mostrada.
“Caros amigos, depois de um mês pesquisando aqui e ali, restaram três automóveis que atenderam os meus pré-requisitos. Uma Idea HLX Vermelha (volta de 15.600 reais); uma Meriva preta (volta de 16.250 reais); e uma Idea Adventure preta (volta de 21.000 reais), todos os automóveis com IPVA, seguro e emplacamento incluídos.
A Idea HLX foi descartada pela minha esposa por ser vermelha. Fomos fechar com a Meriva então. Carro espaçoso, câmbio automatizado e com um preço bem atraente. Na hora de bater o martelo, minha esposa falou que queria ver a Idea Adventure mais uma vez. A Adventure tinha saído do páreo por causa da dificuldade de abertura do porta malas e pelo valor superior a ser desembolsado.
No final deu mesmo Adventure, um sonho antigo da minha esposa.
Fui buscar a Adventure na última sexta-feira, chuva de granizo no STILO. Ainda bem que foi bem fraquinha. Peguei a Adventure e saí na chuva mesmo. A gasolina quase não deu para chegar no posto. Tanque cheio, fui para casa. Depois de várias barberagens, consegui chegar.
Agora já andei 70 km com ela e estou gostando muito. O motor é o mesmo do STILO, o porta malas tem 380 litros como o do STILO. Mandei uma foto mostrando como fica a parte de trás dos meus carros. É um aperto só com as duas cadeirinhas (veja mais abaixo). Mas o espaço para as pernas aumentou. O lateral continuou o mesmo.
O preto é sólido mas não vejo muita diferença nesta cor para o preto metálico. De opcional, vidro elétrico traseiro e Bluetooth com Ipod e USB. O câmbio é o Dualogic e como eu já disse, tive que me acostumar e barberei bastante principalmente nos morros. Agora já estou indo bem.
A Adventure é cheia de porta trecos e até no lugar do estepe tem um, bem grande por sinal. Mas, eté agora, o único ponto negativo é a falta do REPEAT no som. Para quem tem criança que quer ouvir a mesma música várias vezes, sabe quanta falta este recurso faz.
Para terminar, eu tentei comprar um novo STILO e minha esposa até concordou mas não achei um que me atendesse. Ela queria com Dualogic e eu concordei mas só tinha com borboletas nas concessionárias que pesquisamos. O preço é um roubo pois tem que levar o airbag junto. Fica para a próxima.
Agradeço a todos que me ajudaram a escolher. Ninguém sugeriu a Adventure mas me ajudaram a descartar alguns.
Espero em breve estar escrevendo IDEA ADV, mas por enquanto somente o STILO e a RANGER foram merecedoras de figurar com nome maiúsculo e em negrito. Por enquanto, estou feliz com minha Idea Adv. É FATO!”
Opinião do blogueiro
Repito mais ou menos o que eu disse sobre o Idea do Rafael. Gosto do espaço interno e dos vários porta-objetos do modelo.O visual ainda me agrada, por isso tenho uma alta expectativa em relação à primeira plástica do veículo.
Em relação ao desempenho, acho o motor 1.4 flex muito fraco para o carro. Já o 1.8 é melhor, mas não é nada de extraordinário, já que o Idea Adventure Locker pesa um pouco mais de 1.300 kg. O Idea do Leônidas deve estar bem legal de guiar, já que ele tem o câmbio Dualogic. Só espero que a transmissão já tenha recebido as melhorias vindas com o Palio ELX, já que os trancos das trocas de marcha do Stilo Dualogic são dolorosos.
Gostaria primeiramente de parabenizar o Leônidas pela bela compra. Gosto muito do Idea Adventure.
Leonidas gostaria que vc falasse do comportamento do câmbio. Quando andei no Linea sai satisfeito com o Dualogic, principalmente no modo manual, esperto e sem trancos em baixa e altas rotações.
Quem acompanha blog Autos Segredos do Marlos, sabe que o Idea sofrerá uma restilização no inicio de 2010. Vc sabia ou não? Vc liga pra isso, pensando numa venda futura pela teoricamente maior desvalorização, ou não?
Abraços e seja muito feliz com o carro.
Quem acertou ganha um prêmio? o/
Otima compra, parabéns Leônidas!
Vilker, o futuro a Deus pertence. Se a gente for esperar pela reestilização pra trocar de carro, não troca. Principalmente com a Fiat que adora mudar… O negócio é rezar pra que não tenha uma mudança drástica, como a que ocorreu do Gol GIV para o GV.
Quanto ao Idea, apesar de eu considerar como ‘Idea de Girico’ (rss), o carro atende as necessidades do amigo Leônidas que consta de uma ‘grande’ familia e também foi a escolha de sua esposa. O carro me parece bom, confortavel e razoavelmente espaçoso, mas oque pega é o custo-beneficio. Muito caro pelo oque é.
Enfim, parabéns ao Leônidas pela nova aquisição e felicidades com o novo carro!!
Obs.: Leônidas, te vejo no BRAVO ano que vem!
Vamos lá então:
Cambio Dualogic. Me surpreendeu positivamente. É só uma questão de acostumar. Tem três maneiras de comportamento e cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Modo automático normal. Bom para economizar. O carro fica lento e onde eu estaria de terceira ele está em quinta. Não é bom para subir morros de qualquer inclinação e comprimento. Fica trocando de marcha toda hora e pode atrapalhar mais do que ajudar. Modo automático S. O carro fica bem esperto. As marchas demoram mais para ser trocadas mas gasta mais combustível pois estica muito as marchas. No modo manual é igual ao câmbio normal. Se esta de quinta e o sinal fecha, ele reduz para a primeira automaticamente mesmo neste modo. Recomendo o modo manual para subir morros. Você tem o domínio do carro. Para enchentes como a de hoje, câmbio manual. Apenas não consegui foi resolver o problema de atravessar alagamentos. Como o carro não tem embreagem fico imaginando como fazer. Fico no automático normal dentro da cidade e no S na estrada. Situações difíceis, modo manual. Espero ter ajudado.
Sobre me preocupar com o valor do carro na troca, não me preocupo. Não tenho tempo e troco sempre em concessionária. Lá uso a minha fórmula de valor de retorno. Se atender, tem negócio, se não atender a fórmula, não tem. É FATO!
Antes que me perguntem, já vou respondendo. Por que eu olhei Tucson, C4 Pallas, Honda City, Focus Sedãn e outros carros e fiquei com a Idea Adv?
Por que foi uma escolha de toda a família. O Tucson não vale 58.000. O acabamento e ruim e o prório vendedor fala para colocar o couro pois o estofado é uma porcaria. O carro é muito básico, não tem nada. Nas versões mais completas tem tudo mas custa MUITO mais ainda. O mesmo vale para os outros. Dos carros caros (60000 reais) que olhei, só o I30 me fez balançar. Este vale. Foi descartado por ter manutenção cara e pelo mini porta mala.
A Idea Adv sempre foi um desejo da minha esposa e ela queria com dualogic. Apesar de não dirigir, ela dá muitos palpites. Como não consegui viabilizar outro STILO, ficamos com a Idea Adv. É FATO!
É, o negócio é realizar os desejos da patroa, se ela discorda é guerra até a próxima troca de carro (rsrsrs). Meus parabéns pela compra, chutei o Linea mas já tinha dúvidas por conta da falta do cromado nas grades, mas tudo bem.
Leônidas Cruzeirense vc fez teste drive na meriva easytronic o cambio é bom??
Leônidas, não sou fã dos carros da Fiat(nunca tive um),e até hoje não sei para que serve o Idea porém, se você foi extremamente feliz com o Stilo desejo-lhe a mesma sorte do Idea.
Sabe como começa uma briga de casal?, “a esposa pergunta ao marido o que tem na tv? ele responde poeira” É FATO(licença).
O easytronic é a mesma coisa do dualogic. Só invertendo onde aumenta e diminui as marchas no modo manual. Dirigi durante uns 10 minutos e me pareceu tão bom quanto.
Caro Renato Dantas, lá em casa vai dar briga entre a patroa e a empregada. Ela trabalha junto comigo no mesmo lugar e nem sabe a cor do pano de chão da nossa casa. É FATO!
hahaha! gostei dos comentários. Independente do carro, se você escolheu, então está feliz com ele. Parabéns Leônidas pela aquisição! Na minha opinião, o Stilo é mais carro. E o Idea será reestilizado. Se era ele mesmo o escolhido, podia ter esperado uns meses.
E pq descartou a palio weekend adventure? É bem bonita!
“No final deu mesmo Adventure, um sonho antigo da minha esposa.”
Como eu já tinha apostado antes, a palavra final seria da patroa. hehehe!
A Palio Weekend Adventure nem foi olhada pois já tive um Siena e o espaço é muito pequeno para nós no momento. É FATO!
Parabéns Leoniadas pela escolha e bem vindo ao clube rsrs
Espero que o Idea atenda as suas necessidades…
Caso você tem Orkut venha participar da nossa comunidade (Fiat Idea – Comunidade Oficial). Lá trocamos informações, discutimos duvidas entre outros assuntos. Pessoal bastante participativo e gente boa..
Parabéns pela aquisição. Sem dúvida, para quem gosta de carro, adquirir um veículo novo também nos renova pessoalmente. Quanto ao veículo, Idea é de gosto duvidoso, bastante feminino e familiar. Como o veículo me parece ser dividido entre o marido e a esposa (além da presença das crianças), foi uma boa escolha. Parabéns por este quadro blogueiro, pretendo acompanhar mais o site. abraço!
Caro Rafael Dias – Vila Velha/ES, vou conferir o orkut. Obrigado.
Idea, bastante feminino? Mais alguém concorda com isto?
Bastante feminino é o Honda Fit. É FATO!
é mais pra feminino que masculino, mas com certeza o Fit é bastante feminino
O Idea na versão Adventure “quebra” o paradgma de carro feminino.
Parabéns Leônidas…nada como um carro em sua versão Top.
Abraço.
Esta é minha opinião também caro Alexandro – SP. A versão Adventure não tem nada de feminino. É FATO!
Caro Leônidas. Só para evitar um mal-entendido, queria salientar que não é da minha índole fazer provocações. Acompanho o site há tempos, mas agora que estou participando dos comentários. Reconheço que o termo “feminino” não foi pertinente. É que, sinceramente, não gosto destas minivans (desenho). Mas o que importa é que vc e sua família estão contentes. Abraço!
Caro Sr Luiz Leite, mesmo que o Sr achasse o Idea bastante feminino, não tinha problema algum. Respeito a opinião de todos e sempre procuro agrega-la a minha. É FATO!
O Idea na versão normal é bem pro lado feminino mesmo, mas como já disseram aí, na versão Adventure e ainda preto “quebra o paradgma de carro feminino.”
na versão Adventure e ainda preto “quebra o paradgma de carro feminino.” [2]
Fica tranquilo Leônidas, desse mal vc não sofre! hehehe!
Mas se fosse um C3 ou um Fit…….
Ontem quase tive meu carro arrastado pela chuva. Acelerei tudo e consegui escapar. O carro está muito sujo por fora mas continua funcionando. Continuo com dúvidas em como proceder para atravessar alagamentos com o dualogic. Eu afundei o pé no acelerador em modo manual e passei mas não tinha ninguém na minha frente. Se eu tivesse que parar ou diminuir a aceleração acho que tinha ficado. É FATO!
Cuidado, o Idea é aventureir, mas nem tanto! =p
http://lh4.ggpht.com/_msSCaRMut8w/SkZfqVfs99I/AAAAAAAAAws/6VSPHrfIWNs/s576/%C3%A7%C3%A7.jpg
Esse não acelerou como vc! ehehe!
Leonidas o site carros on line está fazendo o teste dos 100 dias com três modelos que tem cambio automatizado. Polo I-Motion, Idea Adventure e o Meriva.
Parece q semana q vem vão iniciar os testes com o Idea, dá uma olhada lá, talvez ajude na suas duvidas
Parabens Leonidas! Andei no Ideia de um amigo e gostei muito! Gosto muito de carro alto! Gostaria que vc depois nos informace o consumo do carro. Agora e depois que o motor amaciar!
Primeiro parabens ao leonidas pelo carro e que seja feliz com ele o quanto foi com o stilo, e a adventure realmente e muito melhor que a idea comum, apesar de nao me agradar muito este segmento de minivans pois nao tenho a necessidade desse tipo de veiculo.
Leônidas, acho que o que você fez foi correto. Engatou a primeira e foi acelerando, no modo manual, sem mudar de marcha (como eu não estava presente, não posso comentar sobre a aceleração). Acredito que, na dúvida, seja interessante repetir o procedimento, que também é válido para os carros “manuais normais”.
O Idea parece um carro interessante, mas ultimamente tem dois itens que faço questão num carro: ABS e duplo air bag.Se fosse eu, teria pego a Meriva com ABS e Air Bag duplo, ou então optado por outro carro, como por exemplo o Focus hatch automático que você encontra por volta de 56 mil.
Este comentário foi removido pelo autor.
Leônidas, para atravessar uma poça com o combio dualogic, vc deve aperta o modo esportivo e manter uma aceleração constante a + ou – 3000 rpm , porque no modo esporte o cambio só faz a troca da marcha a 6000 rpm e assim ñ corre o risco do motor bebe água.
Caro Sr vinicar, eu acho que a FIAT mudou um pouco o Dualogic. Agora mesmo no modo S ele muda de marcha não só pela rotação mas também pela pressão no acelerador. Assim se eu acelerar e der uma pequena parada e acelerar de novo ele muda para segunda. O meu funciona assim. Isto vale para o S ou para o normal. Para tirar a dúvida vou manter a aceleração em 3000 e ver se muda ou não. Obrigado.
Li todos os comentários até agora e agradeço a todos. É FATO!
Desculpe caro Renato Parizzi mas PQP. “avaria no cambio” carro rebocado para concessionária. Bom feriado para todos. O meu vou passar de mille. PQP de novo e desculpa de novo. É FATO!
Leônidas, você não pensou em esperar o novo Doblo e comprá-lo?
Não pensei. É FATO!
CARAMBA JÁ COMEÇOU A DAR PROBLEMAS TÃO NOVA E LOGO NO CÂMBIO,IMAGINO SÓ O QUE VIRÁ PELA FRENTE.
MANTENHA TODOS INFORMADOS.
Marcus Quintanilha
Vamos lá: O carro foi devolvido na sexta feira mesmo. Segundo o “Intelligent Diagnostic Interpreter – Versão 2.00” na sua memória de erros: 2908 Erro no subsistema da embreagem 2 – Controle de embreagem – intermitente.
O problema foi resolvido e eu fui muito bem atendido. O Reboque chegou rápido e a solução foi imediatamente dada. Ponto para a FIAT. Atendimento nota 10. Satisfeitíssimo.
Nada me tira da cabeça que o problema foi causado pela enchente que atravessei. É FATO!
Aproveitando o feriado fui para uma fazenda perto de Pitangui, distante 137 km da minha casa em BH. 20 km de estrada de terra. 15 km em bom estado e 5km de estrada de fazenda, mato mesmo. Nota 10 para o Idea no asfalto e nota 10 com louvor na terra. Já tinha feito esta mesma viagem com o STILO e na terra ele não tinha se saído muito bem. O Idea é fantástico na terra. É FATO!
Sobre o consumo, estou usando somente o alcool e esta dando 6,3 km/l. Muito alto. Acredito que deva melhorar com o aumento da quilometragem. É FATO!
esta fazendo 6,3km/l na estrada?
Estrada sim. Mas o trânsito estava muito pesado na volta. Muito pesado mesmo. É FATO!
Leônidas, pelo jeito ñ pode passar em enchente com este cambio…
Parece que sim caro vinicar, mas foi uma enchente mesmo. Desde que eu moro aqui neste lugar foi a segunda vez que ví água neste volume. Moro desde 2004. Só uma vez na minha vida atravessei um volume de água igual a este, foi com um Gol e não tive nenhum problema. É FATO!
E o Astra que recebe a fama de beberrão! Viva o consumo dos carros da Fiat! \o/
É só o começo de um tormento eterno.
gente para de profetiza coisa ruim para o carro do Leônidas pow.
Leonidas, depois que o motor amaciar, as médias de consumo vão melhorar! Pode apostar! Outra coisa, conheço pessoas que tem carro automático e tiveram o mesmo problema quando tentaram passar por vias alagadas! E com carros de outras marcas, então isso não é exclusividade da Fiat!
O fato de ser ou não beberão, pouco importa. Não sou taxista e nem dependo do carro para trabalhar. Portanto, apesar de rodar 50 km todo dia, o consumo é bem secundário para mim. É FATO!
Sobre defeitos, já tive carros de várias marcas e todos apresentaram defeitos. Até um gol 1.0 16V que tive teve que trocar o motor na garantia.
Este comentário foi removido pelo autor.
Leônidas parabéns antes de tudo. Importante é você estar gostando!
Só uma coisa, pelo que entendo câmbios automatizados (como este do Idea) não são AUTOMÁTICOS (tecnicamente falando). A tecnologia entre eles é bem diferente e os automatizados tem sim embreagem. (os automáticos tem conversor de torque)
Sei que os automáticos não podem com enchentes de forma alguma e como o seu automatizado já reclamou creio que deve ser igual nesse sentido.
Abraços!
Caro Sr Bruno Medina, o câmbio é automatizado mesmo. Tem embreagem mas não tem o pedal da embreagem. No final dá no mesmo. Marchas são trocadas automaticamente. Sobre gostar, o Idea está, no momento, em quarto lugar no ranking dos carros que já tive.
1 STILO (ZERO)
2 RANGER (ZERO)
3 S10 V6(ZERO)
4 Idea (ZERO)
5 Gol GTS (semi-novo)
6 Siena HLX (semi-novo)
7 Corsa (ZERO)
8 Gol 1.0 16V Preto (ZERO)
9 Gol 1.0 16V Prata (semi-novo)
10 Gol 1.0 (usado)
11 Passat Iraque (usado)
12 Brasília (usado)
13 Monza Hatch (usado)
Acho que você não captou a essência da minha mensagem…
hehe
Abraços!
Captei sim. No entanto chuva como a que eu peguei são bem raras. É FATO!