Assim como em Salvador, com Bahia e Vitória, e em Porto Alegre, com Internacional e Grêmio, Belo Horizonte é uma cidade movida pela paixão de dois grandes clubes: Atlético e Cruzeiro. Deixando a rivalidade de lado, gostaria de dedicar este post ao time preto e branco. Hoje, dia 25 de março de 2008, ele completa 100 anos de idade.
Mas como eu poderia fazer uma homenagem ao clube em um blog que fala de carros? Eu poderia esperar que e o time fizesse muitos GOLs em jogadas de velocidade. Ou poderia esperar que a Fiat, patrocinadora do Galo, fizesse alguma edição especial de um dos seus carros, como Stilo ou Punto. Mas foi pensando nesta segunda ideia que surgiu a Ferrari do Centenário.
A história fica até parecendo verdadeira: uma preparadora de carros da Alemanha, situada em Borússia, preparou uma Ferrari F430 com as cores do Atlético para o centenário do clube. O nome: “Ferrari F430 Bi-Compressor Evoluzion Centenial“. Por ser uma série especial de cem unidades, ela ganhou 20 cv de potência, chegando a “vingadores” 656 cv. Seu torque também deixa marcas em qualquer competição: 67,5 mkgf. Com isso, a F430 preto e branca precisa de apenas 3,7 s para ser acelerada de 0 a 100 km/h. Sua velocidade máxima é de 348 km/h. Para parar os adversários (e as rodas), a Ferrari Centenária conta com freios a disco Brembo nas quatros rodas, com discos de 380 mm, além de ABS e EBD. Os “pés” são calçados por chuteiras com aro 19″ (255/30 R19) na dianteira e 20″ na traseira (345/25 R20).
Na parte externa, o logo amarelo da Ferrari lembra a estrela amarela do escudo do Galo, que comemora o título de campeão brasileiro de 1971 – o primeiro campeão brasileiro oficial da história. Na parte interna, o preto e o branco dominam, mostrando a forte influência das cores do time no superesportivo. Além disso, o painel também faz uma menção ao título de campeão brasileiro. Os botões vermelhos no painel homenageiam o bi-campeonato da Conmebol. Segundo a Ferrari, os 39 primeiros mineiros que comprarem o veículo terão uma desconto especial.
Bem, os dados da Ferrari são verdadeiros, assim como o fato dela ter sido preparada por uma empresa especializada em tuning alemã. Mas o que eu gostaria aqui é deixar uma homenagem ao Clube Atlético Mineiro e aos seus milhões de torcedores. Também gostaria de pedir respeito em relação aos comentários do blog, já que não estou sendo ofensivo a nenhum clube e torcida.