O Fiat Cronos 2023 chega com visual minimamente alterado, corrigindo algumas falhas de mercado, o que o torna mais competitivo. Mas ainda existe espaço para evoluir.
Carro mais vendido na Argentina, o sedã ítalo-argentino-mineiro tenta aumentar o seu relativo sucesso no Brasil. Para isso, passa, finalmente, a contar com motor 1.0 e com o câmbio automático para as versões 1.3, além de ter recebido um levíssimo facelift. As versões agora são:
- Fiat Cronos 1.0
- Fiat Cronos Drive 1.0
- Fiat Cronos Drive 1.3
- Fiat Cronos Drive 1.3 automático CVT
- Fiat Cronos Precision 1.3 automático CVT
Novos câmbio e motor
O Fiat Cronos 2023 traz como novidade o câmbio automático tipo CVT, com sete velocidades simuladas, com três modos de condução, que alteram alguns parâmetros do carro: automático, manual e sport.
Antes disponível apenas para o aposentado propulsor 1.8 16V E.TorQ EVO, a nova transmissão está disponível apenas para o motor 1.3 8V Firefly, de quatro cilindros, que desenvolve potência de 98 cv (6.000 rpm) com gasolina e 107 cv (6.250 rpm) com etanol e torque de 13,2 kgfm (4.250 rpm) com o combustível de origem fóssil e 13,7 mkgf (4.000 rpm) com o derivado da cana-de-açúcar.
Isso corrige uma das falhas do modelo, de não sair de fábrica com propulsor 1.3 e câmbio CVT. Segundo a Fiat, com motor 1.3 e a nova transmissão, o Fiat Cronos passa a ser o “sedã compacto automático mais econômico do Brasil”.
Agora 1.0
Outra correção está debaixo do capô: o Fiat Cronos 2023 conta agora com a eficiente motorização 1.0 6V Firefly, de três cilindros, que gera potência de 71 cv com gasolina e 75 cv com etanol (ambas a 6.000 rpm) e torque de 10/10,7 mkgf (G/E), a 3.250 rpm.
De acordo com a marca, o “Cronos 1.0 é o sedã 1.0 aspirado mais econômico do país no uso urbano”. Mas não espere milagre em desempenho, pois, diferente do Argo, o Cronos é mais pesado (entre 44 kg e 66 kg a mais, dependendo da versão).
Visual quase não mudou
A Stellantis também promoveu um facelift tão leve no seu sedã que não podemos nem chamada de reestilização – quase não dá para notar.
Externamente a grade frontal tem nova colmeia interna e dois frisos horizontais. A traseira segue a mesma, enquanto as laterais têm novas opções de rodas e calotas para todas as versões.
Sorte que o modelo continua muito bonito, tendo o design como um de seus principais destaques.
Por dentro, destaque para o novo volante (do Pulse) e para a nova opção de interior em “couro” no tom Espresso Brown em bancos e painéis de portas.
Equipamentos e preços sugeridos
Conheça melhor cada uma das versões que agora compõem a gama do Fiat Cronos 2023 e preços sugeridos.
Fiat Cronos 1.0 2023 – R$ 74.790
A versão de entrada do Cronos vem de série com airbag duplo, freios com sistema ABS e EBD, apoio de cabeça e cinto de três pontos para todos, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, trava elétrica, alarme de perímetro, ajuste de altura da coluna de direção, rodas em aço de aro 14”, iTPMS (indicação individual do pneu com baixa pressão), ajuste de altura do banco do motorista e preparação para rádio.
Fiat Cronos Drive 1.0 2023 – R$ 78.490
Equipamentos da versão anterior com a adição de central multimídia de 7’’, volante multifuncional, entradas USB para bancos traseiros, sensor de estacionamento traseiro, vidros traseiros elétricos, assinatura em LED nos faróis e rodas em aço de aro 15”.
Fiat Cronos Drive 1.3 – R$ 84.490
Vem com todos os equipamentos da versão Drive 1.0.
Fiat Cronos Drive 1.3 CVT 2023 – R$ 88.790
Todos os itens da versão anterior e controles de estabilidade e de tração, Cruise Control (controle de velocidade de cruzeiro), Hill Holder (assistente de partida em rampa) e modo Sport.
Fiat Cronos Precision 1.3 CVT 2023 – R$ 93.490
A versão topo de linha vem com todos os itens do Cronos Drive 1.3 CVT com adição de roda de liga de aro 16″, chave presencial keyless enter n´ go, ar-condicionado automático, câmera de ré com linhas dinâmicas, faróis de neblina com função cornering, espelho retrovisor elétrico, repetidor lateral de seta, luzes de cortesia sob os retrovisores, volante revestido em “couro”, câmbio borboleta (paddle shifters), apoio de braço dianteiro, bancos traseiros bipartidos 60/40 e maçanetas externas cromadas.
Preços sugeridos para quase todo o Brasil, exceto São Paulo, Paraíba e Zona Franca de Manaus.
Cronos tem espaço para melhorar
Além dos preços, que deveriam ser mais baixos (como os de todos os carros vendidos no Brasil), é visível que o Cronos ainda tem espaço para melhorar.
O principal ponto é a relação custo/beneficio. Não dá para entender a falta de itens de segurança, como os controles de tração e de estabilidade, e de outros mais simples, como ajuste elétrico dos retrovisores, para toda a linha.
Espaço interno
Com espaço interno razoável, a ausência de ajuste profundidade do volante também é algo sentido pelos motoristas mais altos e mais baixos e demonstra um problema de projeto da família Argo e Cronos, mas que foi corrigido no Pulse, embora estranhamente limitado à versão Impetus.
Pelo menos o porta-malas do sedã é excelente: 525 litros.
Resumo da obra
O sedã da Stellantis precisa também de um motor mais potente, como o 1.0 turbo, para conseguir brigar mais diretamente com seus principais concorrente no Brasil “na prateleira um pouco mais acima”.
Fora isso, com as correções citadas e as suas qualidades, o Fiat Cronos 2023 continua sendo uma ótima opção na categoria.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem