O ótimo Toyota Yaris 2023 já está entre nós! O modelo recebeu uma atualização visual e mais itens de segurança, algo extremamente bem-vindo! O plano de aposentadoria do modelo já está pronto e na mesa, mas as novidades darão ao eficiente veículo uma sobrevida de, pelo menos, mais dois anos.
Se a edição especial S não animou, o Toyota Yaris 2023 é um contra-ataque claro ao novo Honda City, que foi uma resposta (tardia) ao concorrente protagonista aqui do post.
Dois modos de condução
Para enfrentar o adversário, a linha Yaris 2023 foi enxugada, ficando mais simples (obrigado!), e está disponível nas versões XL, XS e XLS, todas equipadas com a transmissão automática CVT, que simula sete marchas virtuais (com paddle shift na XS e XLS), e unicamente com o motor 1.5 16V flex Dual VVT-i.
O propulsor agora tem dois modos de direção, acionados por botões mal localizados, do lado esquerdo do painel.
- Sport: muda a calibragem da transmissão, o que deixa as curvas de aceleração mais curtas e com respostas mais rápidas.
- Eco: prioriza o baixo consumo de combustível e uma condução mais eficiente.
Consumo de combustível
Algumas alterações foram feitas na calibração do motor e o sistema de armazenagem de combustível recebeu melhorias para reduzir a emissão de poluentes evaporativos sem perder potência: 105 cv e 14,3 mkgf com gasolina e 110 cv e 14,9 mkgf com etanol.
Segundo o Inmetro, com etanol, a configuração hatch do Yaris faz 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, enquanto o sedã, faz 9,0 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada.
Visual
Uma novidade tardia mas muito bem-vinda do Yaris 2023 foi no visual. Enquanto a traseira segue a mesma (merecia uma revitalização no para-choque e nas lanternas), sua dianteira foi atualizada e tem linhas mais fluidas, com os para-choques dianteiros redesenhados.
Todas as versões da linha 2023 contam agora com DRL em LED, atendendo a muitos pedidos dos consumidores. A versão XLS agora tem faróis de neblina em LED e as rodas têm novo desenho dual tone.
Na prática, a reestilização do Yaris foi simples, já antecipada fora do Brasil, mas fez muito bem! Embora a traseira pudesse ter sido atualizada, o modelo ficou bem melhor, demonstrando que nem sempre é necessário mudanças significativas para tornar o design melhor.
Acabamento
No interior, o veículo tem apenas um novo estilo no revestimento dos bancos das versões XL e XS e a cor dark silver nos acabamentos.
Já a central multimídia para a ser de série em todas as versões do Yaris, incluindo a XL, e conta com tela de 7″ sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Carplay. Para os passageiros do banco traseiro, destaque para duas novas entradas USB, para carregamento de celulares e demais equipamentos eletrônicos.
Computador de bordo
As versões XS e XLS 2023 têm computador de bordo com tela de 4,2′′, em TFT de alta resolução, com 16 funções:
- intensidade de brilho da tela
- hodômetro total
- hodômetro parcial
- tempo decorrido
- consumo médio
- consumo instantâneo
- autonomia
- velocidade média
- relógio
- temperatura externa
- posição de marcha
- nível de combustível
- velocímetro digital
- Eco Wallet
- luz de condução econômica
- ranking de eficiência com histórico de consumo.
Os dois acabamentos 2023 contam com ar-condicionado automático e digital, com filtro antipólen, enquanto a XLS tem teto solar elétrico, com acionamento one touch e função antiesmagamento.
Estranhamente, linha 2023 não conta mais com sensor de chuva em nenhuma versão.
Segurança
Pelo menos, finalmente, toda a linha Yaris sai de fábrica com sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros.
Para as versões XS e XLS, foram incorporados ainda dois importantes sistemas de segurança ativa da Toyota:
- Sistema de Pré-Colisão: emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem, podendo auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto;
- Alerta de Evasão de Faixa: emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar os indicadores de mudança de direção (setas).
Modelo vem ainda com controles de tração e estabilidade, assistente de subida em rampa, freios ABS com EBD e BAS, cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes e ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis.
Cores
Com cinco anos de garantia ou 150 mil km (o que ocorrer primeiro), o Toyota Yaris 2023 está disponível nas seguintes cores: Vermelho (para hatchback), Polar, Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto infinito, Azul Titã e Branco Lunar para todas as versões
Preços
Como todos os carros vendidos no Brasil hoje, o Yaris poderia (e deveria) ser mais barato. Deixando essa percepção de lado, os valores estão relativamente competitivos para a categoria hoje, no jeito Toyota de ser (sempre um pouco acima).
- Toyota Yaris XL 2023 – R$ 92.190
- Toyota Yaris XS 2023 – R$ 101.490
- Toyota Yaris XLS 2023 – R$ 112.690
- Toyota Yaris Sedã XL 2023 – R$ 96.390
- Toyota Yaris Sedã XS 2023 – R$ 104.990
- Toyota Yaris Sedã XLS 2023 – R$ 116.990
Resumo da obra
Ficou visível que a marca correu atrás para atualizar o seu modelo de entrada no Brasil. O Toyota Yaris 2023 finalmente tem design atualizado, mais de dois airbags de série em todas as versões, além de DLR para todos.
Ele passa a ser um produto ainda mais maduro e muito mais competitivo -sem dúvida uma ótima opção no segmento. Faltou apenas ganhar ajuste de profundidade do volante.
E a sua aposentadoria, especulada há mais de um ano, e que tem projeto pronto há algum tempo, conforme me afirmou uma fonte, mas foi adiada para 2025 (data que pode mudar).
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem