Revisão Ford Ka: De 0 a 10, qual foi a nota da primeira manutenção do meu Ka?

Ford Ka SE Plus 2019 de Renato Parizzi
Meu Ford Ka SE Plus 2019 passou pela primeira revisão, na Forlan BH

POST ATUALIZADO EM 20/09/2019 (FINAL DO TEXTO) COM A NOTA REBAIXADA

Revisão Ford Ka! Finalmente chegou o dia de levar o meu Ka para a primeira revisão, que aconteceu por tempo (12 meses) e não por quilometragem (apenas 3.250 km rodados). Confesso que foi difícil escolher a concessionária onde eu levaria o veículo, afinal, praticamente todas as minhas experiências de pós-venda até agora não foram legais. A revenda escolhida foi a Forlan, na Av. Barão Homem de Melo, em Belo Horizonte, e ela foi aprovada – embora tenha espaço para melhorar.

Primeira revisão do meu Ford Ka SE Plus 2019

Antes da revisão

Tentei contato com a assessoria de imprensa da Ford mais de uma vez, por telefone e e-mail, mas, para variar, não tive retorno, infelizmente. Queria pedir uma sugestão de onde levar o carro.

Liguei então para o 0800 da Ford para fazer uma pergunta, digamos, indiscreta: “qual é a melhor concessionária Ford de Belo Horizonte”. O funcionário, como um disco arranhado, repetia sempre “não tenho essa informação” para tudo que eu perguntava sobre o tema. Mas tudo bem, pois eu imaginava que eles não me responderiam nada sobre o assunto.

Por que a Forlan?

Como a Ford não de posicionou, comecei a pesquisar na internet a qualidade das concessionárias da capital mineira. Onde comprei o veículo, que prefiro manter distância, obviamente, foi a primeira a ser descartada – como eu havia antecipado.

Depois de conversar com donos de veículos Ford, de olhar muitos análises no Google, reclamações no Reclame Aqui, comentários no Facebook e mais em alguns lugares, resolver levar o veículo na Forlan do bairro Estoril – e não me arrependo da escolha.

E-mail do agendamento de revisão da Ford
E-mail do agendamento de revisão da Ford

Agendamento

Liguei então para a Forlan e marquei a data e o horário que melhor me atendiam. Solicitei à pessoa que me atendeu que eu queria que o recall fosse verificado também, juntamente com a revisão, e que eu queria o serviço de alinhamento e balanceamento.

Alguns dias depois recebi um e-mail com os dados do meu agendamento, confirmando tudo (acima).

Lista de pedidos na revisão

Mesmo com uma quilometragem tão baixa, levei uma lista relativamente longa de itens a serem verificados no meu Ford Ka SE Plus 1.0 2019:

  • Carro desalinhado – puxando para a direita (solicitei o serviço extra de alinhamento e balanceamento);
  • Alinhar o para-choque dianteiro;
  • Verificar o funcionamento da ventoinha do motor;
  • Verificar o funcionamento dos vidros elétricos (parecem ter um “soluço” quando o one touch entra em ação);
  • Verificar o funcionamento do alarme;
  • Corrigir o problema na luz do porta-luvas, que não apaga;
  • Verificar o estado da bateria, uma vez que não sei qual foi o estrago feito pela luz do porta-luvas;
  • Verificar se a luz do porta-malas está apagando quando a tampa está fechada;
  • Verificar o alinhamento da tampa do porta-malas;
  • Verificar o funcionamento do ar-condicionado quando ele está virado para o para-brisa e o circulador está acionado;
  • Regular o freio de mão (estacionamento);
  • Recall do chicote.

Itens de verificação obrigatória na revisão

Além disso, conforme o manual do proprietário do Ka 2019 (paginas 268 a 271), todas as concessionárias Ford devem verificar também na revisão de 12 meses ou 10.000 km (o que ocorrer primeiro) o seguinte:

  • Guarnições das portas, palhetas do limpador (dianteiro/traseiro – substituir se necessário), porta-malas, fechadura do capô/travas de segurança para crianças e batentes de porta. Lubrifique conforme necessário;
  • Interruptores do painel de instrumentos (operação do porta-malas, ar-condicionado, aquecedor – se equipado), luzes, faróis, farol alto, luz da placa de licença, luz da plataforma da caçamba (se equipado), luz de neblina, incluindo luz de freio, luz de ré, buzina e luzes de alerta;
  • Porta-luvas (fechadura / luz – se equipado), luzes de cortesia, tomada de força de 12 V (se equipado);
  • Para-sol, trava do cinto de segurança (inclusive o retorno – se equipado);
  • Haste do lavador/limpador do para-brisa, vidro traseiro (se equipado);
  • Espelhos retrovisores internos/externos, vidros das portas, fechaduras das portas. Importante: realize as operações com o controle remoto (se equipado);
  • Freio de estacionamento. Ajustar se necessário;
  • Desativar a função de manutenção programada usando o equipamento de diagnóstico;
  • Filtro de pólen e o substitua se necessário;
  • Reservatório do lavador do para-brisa;
  • Reservatório de líquido de arrefecimento;
  • Fluido de freio/embreagem;
  • Fixação dos cabos da bateria/braçadeiras do sistema de arrefecimento;
  • Sinais de vazamento (óleo, fluidos, combustível e água);
  • Desgaste irregular dos pneus;
  • Vazamentos do motor, transmissão, semieixo, caixa de direção hidráulica e mecânica, suspensões dianteiras e traseiras, tubulações de freio e mangueiras flexíveis, juntas de direção, hastes de suspensão, silenciadores do sistema de escape, cabo do freio de estacionamento;
  • Drenar o óleo do motor;
  • Substituir o filtro de óleo do motor;
  • Remover pneus e rodas para verificar a condição das pastilhas e discos de freio. Substituir, se necessário;
  • Fazer o rodízio dos pneus;
  • Substituir o filtro de combustível;
  • Completar e verificar o nível de óleo do motor;
  • Calibrar os pneus (incluindo o estepe);
  • Posicionamento ou alinhamento do volante, troca de marchas, freio de serviço, retorno da haste da seta ou ruídos internos e externos.

O que foi feito na Forlan

Dos 12 itens que solicitei a verificação, a Forlan resolveu oito deles de maneira adequada, e um parcialmente: a luz do porta-luvas, que continua ascendendo mesmo depois do ajuste (veja o primeiro vídeo do post) – um erro visível da linha de montagem da Ford, que, para a linha 2020, “corrigiu” esse problema retirando a luz do porta-luvas do modelo.

O décimo item, a verificação da bateria, não recebi retorno claro, mas, como o carro está funcionando absolutamente normal, acredito (e espero) que esteja ok.

Por que não sou fã do pós-venda Ford

Deslizes da concessionária

Infelizmente, não foi possível verificar o funcionamento dos vidros elétricos (parecem ter um “soluço” quando o one touch entra em ação – veja no primeiro vídeo do post) e do alarme.

Isso porque “subir os vidros junto com o alarme” e o “alarme” em si são acessórios, instalados na própria Forlan, e os instaladores só vão à unidade da Av. Barão Homem de Melo às terças e quintas, e eu levei o carro lá numa sexta para a revisão…

Poucos dias depois da revisão, recebi uma ligação da qualidade da Forlan e dei o meu feedback sincero. Me pediram para agendar para levar o meu Ka novamente lá, agora para verificar os vidros elétricos e o alarme – algo que, como expliquei, deveria ter sido feito junto à revisão (mesmo!).

Luz ainda não apaga

Como a concessionária onde comprei o carro enfrentava um sério problema de comunicação (não sei se enfrenta mais, pois evito até passar na porta de lá), liguei para a Forlan para conversar sobre a luz do porta-luvas, que, mesmo com a troca da presilha da tampa, continua ficando acesa.

Tentei, por 3 dias seguidos, ligar para a Forlan para isso, mas sem sucesso. Entrei no site, peguei o número e liguei na segunda, terça e quarta-feira. Entretanto, em todas as ligações, uma voz eletrônica atende e, depois de você escolher um número, chama até cair (posso publicar aqui um áudio gravado da ligação, se vocês quiserem).

Print do site da Forlan Ford BH
Print do site da Forlan Ford, feito em 29/8/19. Telefone informado da agência da Barão (canto inferior esquerdo) está errado

Me lembrei então de conferir se o número que liguei é o mesmo que aparecia no e-mail de agendamento que recebi (acima) e, para a minha surpresa, eles eram diferentes! Muito estranho o telefone no site da própria concessionária não estar correto! Uma ajuda para quem precisar: o telefone correto é (31) 2122-8000.

Consegui falar na quinta-feira (passada), nesse número, e a atendente disse que ninguém poderia ouvir as minhas considerações naquele momento. Pegaram então o meu telefone e ficaram de me ligar. Até o fechamento desse post (04/09), ninguém me retornou – estou esperando há 6 dias e contando…

Preço do serviço

Deixei o carro na Forlan às 9h da manhã e me avisaram que ele estaria pronto às 17h. Achei um pouco longo mas, como pedi algumas coisas extras, o tempo ficou adequado. Perguntei o preço do serviço e me passaram R$ 359 (o mesmo do site da Ford) mais R$ 90 do alinhamento e balanceamento, totalizando R$ 449, que poderia ser parcelado em até 4x.

Quando busquei o carro e fui ao caixa, ganhei um ligeiro desconto, com o valor total caindo para R$ 443,76 – número dentro do esperado.

Curiosidade e Ka 2019 X Ka 2020

Um ponto curioso foi que precisei assinar 8 vias ao todo no processo de revisão, incluindo as do recall. Isso porque algumas vias ficam na Forlan, outras vão para a Ford e outras vão para a concessionária onde comprei o carro.

A Forlan me ofereceu uma carona dentro das áreas cobertas pelo serviço e eu aceitei. A experiência foi um pouco confusa, especialmente para organizar os trajetos dos clientes, mas deu tudo certo, especialmente pela simpatia do motorista.

Central multimídia Sync 2.5 do Ford Ka 2020
Central multimídia Sync 2.5 do Ford Ka 2020 (foto) é diferente em relação ao Ka 2019 (Sync 3.0)

Enquanto eu aguardava a carona, entrei num Ka Se Plus 2020 e, além do que falei da luz do porta-luvas, notei que a central multimídia mudou. Ela manteve o mesmo tamanho, mas ganhou uma peça plástica em volta e ficou mais fina, além dos botões terem mudado de posição (ficaram mais perto da tela).

Segundo o vendedor, o Sync 3.0 do meu carro foi substituído pela versão anterior, 2.5, que é “mais veloz e estável”. De acordo com ele, todas as funções foram mantidas. Mas não é isso que os amigos da Quatro Rodas falaram numa matéria: “o sistema 3.0 aposentado era dotado da assistência de emergência, que liga automaticamente para o Samu (quando o celular do motorista está conectado ao bluetooth) em um acidente e pode até passar as coordenadas do local onde o veículo colidiu”.

Além disso, infelizmente, além da luz no porta-luvas, o Ka SE Plus 2020 também perdeu a segunda porta USB no painel.

Painel do Ford Ka SE Plus 2019
Painel do meu Ford Ka SE Plus 2019

Resumo da obra

Confesso que fui até a Forlan com muita suspeita, afinal, até então, praticamente todos os contatos que tive com o pós-venda Ford foram de razoáveis para péssimos.

Saí de lá com a cabeça um pouco mais tranquila, pois quase todos os serviços solicitados foram realizados dentro do esperado. Com isso, minha confiança no pós-venda melhorou, mas ainda está longe das experiências que tive com outras marcas, como Honda (melhor de todos até hoje), Toyota, Fiat, Chevrolet, Volkswagen e Nissan.

Primeira revisão do meu Ford Ka

Não conseguir verificar os acessórios do veículo em qualquer dia útil da semana demonstra certa desorganização da concessionária. Serei obrigado a voltar lá, mais uma vez, para isso, e o pior: sempre numa terça ou quinta.

Ruim também não conseguir conversar com uma pessoa que pudesse me ouvir sobre a luz do porta-luvas, dentro do horário comercial, no momento em que liguei. Me deixar esperando há quase uma semana (e contando) vai totalmente contra o processo de fidelização do cliente.

Renato Parizzi e o seu Ford Ka SE Plus 2019
Eu e o meu Ford Ka SE Plus 2019

Nota da Forlan

Se a “primeira impressão é a que fica”, eu deveria já ter vendido o meu Ka por causa da concessionária onde comprei o veículo.

Por outro lado, De 0 a 10, para quem tinha a expectativa raspando no chão como o meu Ka em quebra-molas, a Forlan ajudou a Ford a subir um pouco no meu conceito, merecendo uma nota 7 5. Seria mais alta se tudo tivesse sido feito no dia e se o retorno já tivesse acontecido. Ainda assim, a nota foi boa. Por isso foi uma nota mediana.

Mas, com sinceridade, ainda não me sinto 100% confortável com o pós-venda da marca. A primeira impressão foi muito marcante – negativamente falando – e tanto a concessionária onde comprei o carro, quanto a Ford, até hoje não fizeram nenhum esforço para melhorar isso. Coube à Forlan (tentar) deixar a situação mais positiva – e falhar.

ATUALIZAÇÃO – 20/09/2019

Depois de aguardar 21 dias sem nenhum tipo de contato da Forlan (mesmo que eu tenha falado com eles nesse período, mais de uma vez sobre o caso, via Instagram), no 22º dia seguido de espera resolvi ligar para resolver a questão de uma vez por todas, afinal, se o meu Ka tiver algum problema, apenas eu serei o prejudicado.

Até ganhei um pedido de desculpas pelo telefone hoje, mas, para a minha profunda decepção, ficou claro que a concessionária não aparenta interesse em resolver as minhas pendências – basta olhar o não esforço para isso.

E olha que a Forlan tem a mais alta qualificação do “Grupo 1 no Ford – Quality Care”.  Imagina se não tivesse…

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