Um dos SUVs mais legais do mercado, com bom espaço interno, desempenho honesto, boa média de consumo (a melhor ou uma das melhores do segmento), visual bacana e itens de tecnologia que agradam, Nissan Kicks 2020 chega demonstrando que a marca está atenda ao desejo de seus consumidores. Com isso, o modelo trouxe (poucas e) boas novidades.
Finalmente pude conhecê-lo e perto. Umas das principais atrações da linha 2020 do Nissan Kicks é a disponibilidade da assinatura em led nos faróis como equipamento de série desde a versão de entrada (com exceção da Direct, infelizmente), a S com câmbio manual – item disponível até a linha 2019 apenas para a versão SL.
Outras duas novidades, que finalmente a Nissan passa a oferecer, são o controle automático de velocidade (cruise control) e o apoio de braço central para os bancos dianteiros! Antes tarde do que nunca!
Vejam mais detalhes por versão:
Nissan Kicks S 2020
O Kicks S manual também ganhou itens de fábrica como o Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA) e os controles de tração e estabilidade (VDC), que até a linha 2019 eram vendidos como opcionais no “Pack Safety”. Outra novidade para essa opção da linha Kicks é a inclusão de Apple Car Play e Android Auto na central multimídia, que permite conectar os aparelhos celulares com sistemas iOS e Android ao sistema da Nissan, facilitando o uso dos aplicativos e funcionalidades dos telefones móveis.
O Kicks S 2020 traz ainda airbag duplo frontal, ar-condicionado, bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity, direção elétrica com controle do computador de bordo/áudio/telefone no volante; fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX); freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA); rodas de aço 16″ e pneus 205/60 R16; travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento; vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema “one touch down” somente para o motorista; entre outros.
Nissan Kicks S CVT 2020
Além dos equipamentos da versão manual, a S CVT, com câmbio Xtronic, também recebeu controlador automático de velocidade (cruise control), popularmente conhecido como “piloto automático”, item que era muito requisitado pelos clientes.
Ele vem ainda com rodas de liga leve 16″ e pneus 205/60 R16.
Nissan Kicks Direct 2020
Derivada da S CVT, a versão Direct, voltada para o público PcD, incorpora “piloto automático” e também ganha os aplicativos Apple Car Play e Android Auto (nada da assinatura em led, infelizmente).
Nissan Kicks SV 2020
Para o Kicks SV, a Nissan incluiu a assinatura de led nos faróis e o controlador automático de velocidade, além de oferecer como item de série airbags laterais do tipo cortina, item que estava disponível como opcional no “Pack Plus” até a linha anterior. Acabamento dos bancos e detalhes das portas de couro sintético são itens vendidos à parte para a versão.
Entre a lista de equipamentos de série, destaque ainda para câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio; chave inteligente presencial (I-Key); faróis de neblina; retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção de LED; rodas de liga leve 17″ e pneus 205/55 R17; sensor de estacionamento; sistema de áudio tela touch screen colorida de 7″ integrada com rádio AM/FM, entrada auxiliar para MP3, conector USB, Bluetooth e conectividade com CarPlay e Android Auto; sistema eletrônico de ignição (botão Push Start) e abertura das portas sem o uso da chave; entre outros.
Nissan Kicks SL 2020
A versão mais completa, a SL, incorpora de série a assinatura de led (antes era opcional) nos faróis também de led, o controlador automático de velocidade e, finalmente, o apoio central de braço, outro item muito solicitado pelos clientes e que agora a Nissan torna item de fábrica – antes era disponibilizado como acessório nas 180 concessionárias da marca de todo o país.
O Kicks SL 2020 vem ainda com os equipamentos do SV com adição de acabamento de couro nos bancos e nos detalhes das portas; acendimento inteligente dos faróis; ar-condicionado automático digital; controle inteligente em curvas (Active Trace Control) e de freio-motor (Active Engine Brake); estabilizador inteligente de carroceria (Active Ride Control); detector de objetos em movimento (MOD); central multimídia Multi-App, com tela de 7″, rádio AM/FM, CD e DVD player, função RDS, entrada auxiliar para MP3 player, conector USB, conexão à internet através de Wi-Fi pela plataforma Android, download de aplicativos e conectividade com CarPlay e Android Auto; retrovisores externos rebatíveis automaticamente e visão 360º inteligente.
Nissan Kicks 2020 – Cores
As cores disponíveis permanecem as mesmas: vermelho, branco, preto, cinza, prata, marrom, além das opções “2-Tone”: cinza com teto laranja, prata com teto preto, branco com teto preto, marrom com teto preto e preto com teto cinza.
Nissan Kicks 2020 – Motor e câmbios
Não foi dessa vez que o motor 1.6 16V ganhou alguns cavalos de potência e kg de torque extras (ficou para a linha 2021). Ainda assim, graças ao baixo peso (entre 1.109 kg e 1.136 kg), o modelo tem um desempenho legal e uma das melhores médias de consumo do segmento – se não for a melhor.
Já conhecido por todos, a segunda geração do motor HR16DE 1.6 16V, de quatro cilindros, que conta com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS) e sistema Flex Start System (FSS), que eliminou o tanque de partida a frio, desenvolve 114 cv de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm.
São duas opções de câmbio: manual de cinco marchas (exclusivo da versão S) e automático do tipo de CVT (todas as versões.
Nissan Kicks 2020 – Preços
Com exceção da versão S Direct CVT (para PCD), toda a linha 2020 do Nissan Kicks ficou mais cara. Pensando na concorrência, os preços ainda do SUV “nipo-carioca” ainda agradam, mas não tanto quanto antigamente, quando eram mais agressivos.
Modelo | Linha 2019 | Linha 2020 |
Nissan Kicks S MT | R$ 75.790 | R$ 78.290 |
Nissan Kicks S Pack Safety MT | R$ 76.990 | – |
Nissan Kicks S CVT | R$ 84.390 | R$ 85.990 |
Nissan Kicks S Direct CVT | R$ 68.640 | R$ 68.640 |
Nissan Kicks SV CVT | R$ 91.390 | R$ 92.790 |
Nissan Kicks SV CVT Pack Plus | R$ 94.390 | R$ 95.790 |
Nissan Kicks SL CVT | R$ 100.990 | R$ 102.790 |
Nissan Kicks SL CVT Pack Tech | R$ 103.390 | R$ 105.190 |
Pintura metálica custa R$ 1.350, teto colorido vale R$ 1.500 e o interior macchiato/sand acrescenta R$ 500.
Resumo da obra
O Nissan Kicks continua com suas principais virtudes (visual, economia, ergonomia e espaço) e resolveu alguns pontos que desagradavam seus donos e admiradores: falta de cruise control e de apoio de braço para o motorista (mesmo que a solução seja apenas para a versão SL).
Analisando a linha 2020, as versões mais beneficiadas foram a S e a SV, de entrada e intermediária, respectivamente, que possuem preços mais atraentes e ficaram com melhor custo/benefício – principalmente a S CVT.
A SL, topo de linha, ficou mais equipada para brigar com os principais adversários (Jeep Renegade 1.8, Hyundai Creta 2.0 e Honda HR-V 1.8), que são mais potentes, mas bem mais caros.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
Tem tudo para brigar na categoria, porém já vi comentarios que a própria Nissan não valoriza o seu produto na troca por um novo. Aí fica difícil!!!
Recebi relatos da mesma coisa. Valorizaram quando trocaram por um Nissan mais caro, especialmente se foi um Kicks que entrou no negócio.