Coincidentemente, nas duas últimas semanas, cinco pessoas vieram conversar comigo sobre a linha Toyota no Brasil. O bate-papo sempre nasceu em virtude da chegada do mais recente lançamento da marca. Por isso, resolvi fazer um tira-teima: afinal de contas, o novo Toyota Yaris é mais Corolla ou mais Etios?
O questionamento veio a tona porque o Yaris mistura características do Etios e do Corolla. Resolvi então fazer um tira-teima para responder a essa questão, focando sempre na carroceria sedã.
Deixei de lado a lista dos equipamentos, me concentrando mais em comportamento dinâmico, espaço, dimensões, câmbio, motor e preço.
Fiquei três dias com um Etios Sedã XS 1.5 automático para reavivar a minha memória desse carro, pois testei um Corolla GLi 1.8 automático num passado não muito distante, além de ter rodado num XEi 2.0 CVT na última quinta-feira.
O próximo passo foi ir até a concessionária Osaka, em Belo Horizonte, para rodar no Yaris automático (transmissão escolhida a dedo para tornar a análise ainda mais equilibrada).
Semelhanças do Corolla com o Yaris Sedã:
- Câmbio automático CVT
- Suspensão e direção
- Preços mais altos
Corolla e Yaris Sedã contam com a ótima transmissão automática do tipo CVT (superior à caixa de apenas quatro marchas do Etios). O câmbio funciona bem nos dois carros, com bom entrosamento com os motores 1.8 16V, 2.0 16V e 1.5 16V (o mesmo para o 1.3).
A suspensão do Yaris também me lembrou a do Corolla, privilegiando o conforto. Mas só lembrou, pois o Corolla é mais bem resolvido nesse ponto, além de ser mais confortável (muito por causa do maior espaço interno). O que os dois carros têm de mais próxima é a direção: bem mais direta do que a (folgada) do Etios.
Outra semelhança entre a novidade e o veterano está no alto preço pedido pela Toyota (veja abaixo). Isso nunca foi um problema para a marca, que tem no Corolla o seu “ganha pão” (líder da categoria). Mas o valor elevado atrapalha, e muito, o custo/benefício do Yaris Sedã, que briga de frente com adversários tão bons ou melhores do que ele, como o Volkswagen Virtus.
Semelhanças do Etios Sedã com o Yaris Sedã:
- Motor
- Espaço interno
- Tamanho
Etios Sedã e Yaris Sedã compartilham o mesmo motor 1.5 16V que, no primeiro, desenvolve 102/107 cv e 14,3/14,7 mkgf enquanto, no segundo, gera 105/110 cv e 14,3/14,9 mkgf.
Na prática, mesmo mais fraco, Etios e Yaris 1.5 andam juntos, pois um é mais leve e o outro conta com o câmbio CVT para ajudar. Curiosamente, mesmo com números de potência e torque tímidos, ambos parecem ter motor maior.
Outro aspecto semelhante entre os dois é o tamanho. Como compartilham a mesma plataforma, os sedãs têm dimensões muito parecidas (veja abaixo), mas, por questões de acabamento, banco, painel, acertos e outros aspectos, o Etios Sedã leva seus ocupantes com mais espaço (o mesmo vale para o porta-malas)
Semelhanças do Etios e do Corolla, ao mesmo tempo, com o Yaris:
- Acabamento
- Comportamento dinâmico
O Yaris também mistura simultaneamente seus irmãos mais velhos. Ele se parece em acabamento e comportamento dinâmico com o Corolla e com o Etios.
Rodando, a novidade parece ser, ao mesmo tempo, um Etios mais refinado, com mais conforto e silêncio interno, e um Corolla mais simples, com menos conforto, espaço e um pouco mais ruídos internos.
O mesmo vale para o acabamento: melhor do que o do Etios e pior do que o do Corolla.
Yaris sedã X Corolla X Etios sedã
Toyota | Etios Sedã | Yaris Sedã | Corolla |
Motor | 1.5 16V | 1.5 16V | 1.8 16V e 2.0 16V |
Potência (cv) | 102/107 (g/e) | 105/110 (g/e) | 139/144 e 143/154 (g/e) |
Torque (mkgf) | 14,3/14,7 (g/e) | 14,3/14,9 (g/e) | 17,7/18,6 e 19,4/20,7 (g/e) |
Câmbio | Automático de 4 marchas | Automático CVT | Automático CVT |
Comprimento (m) | 4,369 | 4,425 | 4,620 |
Largura (m) | 1,695 | 1,730 | 1,775 |
Altura (m) | 1,510 | 1,490 | 1,475/1,485 |
Entre-eixos (m) | 2,550 | 2,550 | 2,700 |
Peso (kg) | 1.019 | 1.110 a 1.150 | 1.295 a 1.340 |
Porta-malas (l) | 562 | 473 | 470 |
Tanque (l) | 45 | 45 | 60 |
Preços 2019
Veja como a Toyota está exagerando nos preços de seus carros, em especial do Yaris e do Corolla:
Linha 2019 | Motor | Câmbio | Preço* |
Toyota Etios Sedã X | 1.5 16V | Manual | R$ 54.190 |
Toyota Etios Sedã X Plus | 1.5 16V | Manual | R$ 58.790 |
Toyota Etios Sedã X | 1.5 16V | Automático de 4 marchas | R$ 59.290 |
Toyota Etios Sedã X Plus | 1.5 16V | Automático de 4 marchas | R$ 63.990 |
Toyota Yaris Sedã XL | 1.5 16V | Manual | R$ 63.990 |
Toyota Yaris Sedã XL | 1.5 16V | Automático CVT | R$ 68.740 |
Toyota Yaris Sedã XL Plus Tech | 1.5 16V | Automático CVT | R$ 74.990 |
Toyota Yaris Sedã XS | 1.5 16V | Automático CVT | R$ 78.490 |
Toyota Yaris Sedã XLS | 1.5 16V | Automático CVT | R$ 81.990 |
Toyota Corolla GLi couro | 1.8 1.6 | Automático CVT | R$ 90.990 |
Toyota Corolla XEi | 2.0 16V | Automático CVT | R$ 105.990 |
Toyota Corolla XRS | 2.0 16V | Automático CVT | R$ 111.990 |
Toyota Corolla Altis | 2.0 16V | Automático CVT | R$ 118.990 |
*: Preços em 22/09/2018.
Resumo da obra
Depois de rodar um pouco e de conhecer o Yaris com mais calma, coloquei os aspectos analisados na balança para finalmente conseguir responder: afinal de contas, o novo Toyota Yaris é mais Corolla ou mais Etios?
A resposta é: o Yaris é mais Etios do que Corolla.
O novo Toyota refina o Etios em praticamente todos os pontos, sendo o carro que deveria ser o Etios desde o lançamento. Se fosse, não tenho dúvidas: seria um dos carros mais vendidos do Brasil (se a Toyota aumentasse sua escala produtiva).
Mas a política de preços da Toyota limitará bastante a venda do Yaris, além de canibalizar as vendas do Etios (que tende a morrer). Mas a marca nipo-brasileira pode, mais uma vez, aprender com o seus erros e reajustar (para abaixo) o valor de toda a linha (ou equipar mais todas as versões).
Mas não acredito que o Corolla será afetado pelo Yaris: ele é outro carro, é superior e tem o seu público fiel.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
É uma pena este carro vir com o motor do Etios, pois a Toyota perdeu a grande oportunidade no lançamento do Yaris com o motor 1.8 do Corolla.
Vendedor me disse duas coisas sobre isso: motor 1.8 cabe no cofre do Yaris perfeitamente e para eu “aguardar sobre isso, pois a marca teria novidade mais para frente”. Penso que, com a chegada do novo Corolla, que terá motores 2.0 flex atualizado e 1.8 híbrido flex, o 1.8 flex atual ficará meio de lado, podendo ser usado no Yaris topo de linha. Veremos! Um abraço!