Depois atingir “o ponto” no Brasil, Toyota Etios 2019 chega ainda melhor (e mais seguro) para enfrentar novos e melhores concorrentes.
Basicamente foram três mudanças gerais: nomes das versões, visual dianteiro e controles de tração e estabilidade para quase toda a linha.
Versões mudaram
Agora, na linha 2019, abaixo da versão X, temos uma com o estranho nome de X-STD (para vendas corporativas). Acima da X, ao invés da fácil, entendível e simples XS, agora temos a confusa X-Plus. No topo, nenhuma mudança: XLS e Platinum.
Com seu visual pitoresco, a versão Cross não está mais entre nós.
Visual 2019
O design do Etios 2019 foi ligeiramente alterado, ou melhor, escurecido, mas só na dianteira: a moldura da grade central recebeu fino retoque na cor preta, a fim de harmonizar com o novo revestimento dos faróis e lanternas, com máscara negra.
A estratégia serve apenas para dar uma “movimentada” na parte visual sem fazer nenhum investimento alto. O hatch continua com design um pouco mais bem resolvido, enquanto o sedã sofre com sua traseira feita.
A Toyota simplificou o número de cores disponíveis para o Etios 2019. Estão disponíveis as monocromáticas cores prata, branco (pérola e sólida), preto, cinza e a nova “super vermelho”.
Mais segurança
Completando seis anos de mercado, com vendas aquém do esperado até a linha 2017, o compacto da Toyota tem agora novos itens de segurança. Com exceção, infelizmente, da X-STD, todas as outras versões saem, de fábrica, com bem-vindos controles de tração (TRC) e estabilidade (VSC) – inacreditavelmente indisponíveis no Honda City -, além do assistente de arranque em rampa/subida (HAC).
Além disso, na linha 2019, a família Etios conta com airbag duplo frontal, freios com sistema ABS e EBD, encosto de cabeça, cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes e sistema de ancoragem de cadeiras de crianças ISOFIX.
Equipamentos de série do Etios 2019
Toyota Etios X-STD 2019
Partindo do X-STD, o modelo possui direção elétrica; ar-condicionado; abertura interna do porta-malas; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros elétricos, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros.
Toyota Etios X 2019
A versão X reúne todos os itens disponíveis na X-STD e acrescenta os faróis com máscara negra e moldura da grade frontal na cor preta.
Toyota Etios X-Plus 2019
A versão X-Plus adiciona sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com conexão Bluetooth e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; descansa braço no assento do motorista (versão automática); alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo; rodas de liga leve de 15″ e setas nos retrovisores externos.
Toyota Etios XLS 2019
A versão XLS agrega todos os equipamentos da versão X-Plus com a adição de rodas de liga leve de 15″ com novo desenho; sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).
Toyota Etios Platinum 2019
A versão topo de linha Platinum conta com todos os itens da versão XLS mais rodas de liga leve de 15″ com design esportivo; manopla de câmbio revestida em couro; detalhe cromado na grade; aerofólio (na versão sedã); tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth, TV digital, DVD e GPS integrado, sensor de estacionamento e câmera de ré.
Motores
Debaixo do capô, nenhuma mudança em relação à linha 2017 e à linha 2018.
O motor 1.3 16V desenvolve 88 cv de potência a 5.600 rpm e 12,5 mkgf de torque a 4.000 rpm com gasolina e 98 cv e 13,1 mkgf com etanol, nas mesmas rotações.
Já o 1.5 16V gera 102 cv de potência a 5.600 rpm e 14 mkgf de torque a 4.000 rpm com gasolina e 107 cv e 14,4 mkgf com etanol, nos mesmos regimes de giro.
Câmbios
No quadro das versões, há disponibilidade das seguintes caixas de transmissão:
- Manual de seis velocidades: X-STD, X e X-Plus (hatch e sedã);
- Automática de quatro marchas: X, X-Plus, XLS e Platinum.
Revisão e preços
Segundo a Toyota, até os 60.000 km, o custo total com as revisões da linha Etios 2019 é de pouco mais de R$ 2.800.
Os preços da linha 2019 do Etios são os seguintes:
Modelo | Versão | Preço público sugerido |
Toyota Etios 2019 | X-STD 1.3 manual | R$ 47.270 |
X 1.3 manual | R$ 48.400 | |
X 1.3 automático | R$ 53.440 | |
X-Plus 1.5 manual | R$ 54.920 | |
X-Plus 1.5 automático | R$ 59.960 | |
XLS 1.5 automático | R$ 64.440 | |
Platinum 1.5 automático | R$ 67.690 | |
Toyota Etios sedã 2019 | X-STD 1.5 manual | R$ 52.110 |
X 1.5 manual | R$ 53.240 | |
X 1.5 automático | R$ 58.270 | |
X-Plus 1.5 manual | R$ 57.770 | |
X-Plus 1.5 automático | R$ 62.820 | |
XLS 1.5 automático | R$ 67.320 | |
Platinum 1.5 automático | R$ 71.150 |
Resumo a obra
Uma pena que a nova versão X-STD não conte com esses equipamentos de série – quem trabalha também deve ter um carro seguro. Acho até que essa versão nem deveria existir, deixando, assim, toda a linha 2019 R$ 1.130 mais barata.
De qualquer forma, se, em 2017, o Etios atingiu a maturidade, e, na linha 2018, ele chegou “ao ponto”, agora, em 2019, somando mais segurança aos excelentes atributos da família (confiabilidade, consumo, espaço etc.), a Toyota oferece o melhor Etios já ofertado pela marca em toda a sua história no Brasil.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
Como é feio este carro. Desanimador investir dinheiro neste carro. É FATO V.
ESTOU INTERESSSADO NO TOYOTA ETIOS SEDAN XLS 1.5 2018/2019 OKM;PRECISO PROPOSTA DE VENDA DA CONCESSIONÁRIA MAIS PRÓXIMA DOMICÍLIO EM TERESÓPOLIS-R.J. PARA DAR ENTRADA NA FAZENDA,VEZ QUE É PESSOA C/DEFICIÊNCIA, COMO PROCEDER?
Vá até a concessionária e converse com algum vendedor. Ou comece o processo pelo site da Toyota.
Estou querendo um etios 1.5 completo. Porém tenho um fox 2016 com 13 mil k. obs está financiado ainda. Se me pagarem a tabela vip, posso fazer negociar.
Com tabela VIP, também quero… Kkkkkkkkkkkk
ótimo carro, comprei um xplus 1.5 manual, completinho, anda muito, espaço interno bom e 14 km/l na cidade ..
O etios platinum e um excelente carro custo e beneficio acabamento muito bom 10km com álcool . Muito satisfeito