Se o amadurecimento chegou no modelo 2015, a linha Toyota Etios 2016 “desembarca” mais comedida, com apenas uma novidade: novo sistema multimídia. Uma pena que a atração não esteja disponível de série para toda a linha e que os preços, como a maioria dos carros vendidos por aqui, estejam altos demais.
O Toyota Etios 2016, nas versões XLS (hatch e sedã) e Cross, a partir de agora, é equipado com sistema de áudio e display exclusivos. O dispositivo vem com tela LCD de 7” sensível ao torque e faz a conexão mirror link (espelhamento) para smartphone. Reprodução de arquivos MP3 estão disponíveis por meio da conexão dos dispositivos USB, entrada para cartão SD, HDMI e auxiliar, além de pareamento por Bluetooth. O sistema possui, ainda, rádio AM/FM, viva-voz para telefone e controles no volante.
O novo dispositivo do Etios 2016 também permite o espelhamento do navegador dos smartphones, por meio da conexão de cabos USB e HDMI. Para utilizar esta função, o usuário deve baixar o aplicativo Sygic Car Navigation, já disponível pelo Google Play e, em breve, pela Apple Store.
Esse sistema multimídia não conseguiu tornar o painel da família Etios mais bonito, pois ele continua deslocado, com estilo ultrapassado retrô, da década de 1990, passando ainda um aspecto de qualidade inferior – algo que não combina com a marca.
Desde o lançamento do Etios, em setembro de 2012, a Toyota correu atrás para corrigir os erros, “respondendo à voz dos seus consumidores”, que reclamavam de acabamento pobre, falta de equipamentos essenciais para a categoria, carência de acessórios e mais algumas coisas. Sem dúvida, em pouco mais de dois anos, a marca japonesa promoveu constantes melhorias no produto e aumentou o line up da gama Etios, com a criação, por exemplo, dos acabamentos Cross (“aventureiro”) e Platinum (mais “refinado”). A linha conta atualmente com nove versões, entre as carrocerias hatch e sedã.
Ficou para depois “apenas” dar ao veículo um painel de verdade, item que, pela pesquisa recente que fiz, nas duas últimas semanas, em nove concessionárias da Toyota em Minas Gerais, é um ponto que atrapalha (e muito) as vendas do veículo.
A família Etios, desde a versão de entrada X 1.3, oferece uma lista de equipamentos trivial para a categoria, praticamente sem nenhum diferencial em relação à concorrência: airbag duplo frontal, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado, vidros e travas elétricos nas quatro portas.
Preços
Toyota | Preço – Linha 2014 (9/2014) | Preço – Linha 2015 (9/2014) | Preço – Linha 2016 (7/2015) |
Etios Hatch X 1.3 | R$ 37.960 | R$ 38.380 | R$ 40.890 |
Etios Hatch XS 1.5 | R$ 41.520 | R$ 42.620 | R$ 45.290 |
Etios Hatch XLS 1.5 | R$ 45.090 | R$ 46.220 | R$ 50.290 |
Etios Hatch Platinum 1.5 | R$ 47.090 | R$ 49.120 | R$ 52.090 |
Etios Hatch Cross 1.5 | R$ 48.240 | R$ 49.190 | R$ 53.390 |
Etios Sedã 1.5 | R$ 42.030 | R$ 42.470 | R$ 45.190 |
Etios Sedã XS 1.5 | R$ 44.070 | R$ 45.190 | R$ 47.990 |
Etios Sedã XLS 1.5 | R$ 47.740 | R$ 48.880 | R$ 53.090 |
Etios Sedã Platinum 1.5 | R$ 49.740 | R$ 51.780 | R$ 54.990 |
Resumo da obra
Repetindo o que boa parte dos fabricantes tem feito no ano, as novidades da linha 2016 do Etios foram comedidas, resumida a apenas um item: o novo sistema multimídia. Em época de mercado em baixa, tornar a mudança de modelo mais simples é uma forma de conter os custos, segurando os gastos.
Uma pena que, diferente da Volkswagen, que tentou corrigir um velho erro de relação custo/benefício ruim de parte dos veículos, a Toyota não reduziu os preços do Etios. Pelo contrário. Para a linha 2016, como vocês podem verificar na tabela acima, os valores subiram (também por causa do retorno do IPI no início do ano).
De qualquer forma, é difícil acreditar que 55,5% da linha 2016 do Etios no Brasil (hatch + sedã) custe mais de R$ 50.000. Ou seja, cinco de nove versões ultrapassam essa valor. Assim, a relação custo/benefício fica bem prejudicada.
Concordo que as “mudanças” para o modelo 2016 foram mínimas, pra não dizer quase nada, além do aumento do preço.
Porém, em sua configuração de entrada (X), vejo que o Etios continua tendo uma boa relação custo/benefício se comparado com veículos da concorrência e da mesma categoria que, inicialmente, vão entregar apenas um motor 1.0. Ou seja, na casa dos 40 mil o Etios com motor 1.3 briga com os carros populares, de entrada, que já chegaram no preço absurdo dos 40 mil reais.
Então, olhando por esse lado, vejo que o Etios seria uma boa compra, visto que por trás de suas “falhas”, ele faz parte de uma das empresas mais bem vistas no país e no mundo, garantindo de antemão uma ótima relação dos serviços de pré e pós-vendas.
Suas considerações são muito válidas e oportunas! O que me incomoda é que, nessa categoria, o Etios deveria partir de menos de R$ 40.000, com a versão XS ficando na casa de R$ 40.000. O sedã, topo de linha, não poderia superar R$ 50.000. Por R$ 54.990, ele não entrega motor, tecnologia e segurança suficientes para enfrentar alguns sedãs concorrentes.
Também concordo, Renato. Porém, estamos falando de um Toyota, e me diga qual veículo dessa marca tem preço “justo” (assim como os demais veículos no país)? Mas Toyota e Honda se superam. Melhor exemplo disso o Corolla Altis por mais de 100 mil, um abuso total.
Enfim, voltando ao Etios, mesmo partindo dos 40 mil, se comparado com seus concorrentes diretos que pra mim são os populares de entrada com motor 1.0, ele ainda se destaca na relação custo/benefício justamente por não ser um 1.0 e contar com o ótimo motor e mecânica, além dos atributos da marca. Portanto, comparando com o mercado, na minha concepção, ele sai ganhando.
Agora, se garimpar, consegue adquirir esse veículo numa boa negociação ainda pelo preço de Nota Fiscal, ou seja, por volta dos 37.600. Aí que ele fica melhor ainda! Abs e parabéns pelo blog!
Já o sedan, concordo, é um caso à parte, no mercado conseguimos coisa melhor. Mas se ficarmos apenas no hatch de entrada, ele ainda consegue ser o melhor.
Amigo informecar, não concordo, pois acho o Etios caro pela tecnologia que oferece. Como proprietário de um, acho que ele poderia ser um produto muito melhor por esse preço atual, ou custar menos pela deficiência que tem em vários aspectos. []s
Amigo Pedro, comparando o Etios X com os demais veículos de mesmo valor, ele é sim o melhor, justamente na relação custo/benefício, pois já entrega, de cara, uma motorização melhor que não seja de popular de entrada, ou seja, um 1.0. E será que ele é “pelado” por não vir com o som de fábrica? Enfim, aí é avaliar o que seria importante ter num veículo.
pra mim o melhor custo x beneficio de todas as versoes do etios e a PLATINUM com carroceria hatch
TIve muita expectativa com relacao ao Etios 2016 automatico. Porem, achei que as mudancas no referido modelo nao sao suficientes para que eu me decida por compra- lo. Continuar com o mesmo painel ultrapassado foi uma decepcao.
eu acho o preço do etios um absurdo, não importa a versão. pode até ser um carro bom, mas é ultrapassado. melhor investir num renault sandero expression 1.6.
ultimamente eu estou concordando com a tendencia que vem acontecendo no mercado, o consumidor esta mais exigente e nao aceita mais versoes de entrada e intermediaria de carros compactos, preferem pagar mais caro e levar logo a versao top pra garagem afinal caro por caro pague mais e compre um carro completao com um valor de revenda mais elevado tmb, ainda mais se tratando de um toyota, hyundai ou nissan
apesar dos preços elevados a toyota continua sendo referencia no mercado com todos os modelos, enquanto ao etios vale apena sim compra-lo em todas as versoes com excecao do hatch na versao X e cross, a versao X por causa do motor 1.3 que anda menos e bebe igual ao 1.5 e o cross por ser a coisa mais bizarra q eu ja vi em design desde qdo foi lançado ate hj… o melhor custo x beneficio de toda a linha eu acho a versao PLATINUM do hatch
tem uma vizinha minha q tem um etios sedan XS 2015 e ela esta satisfeitíssima com o carro se comparado ao anterior q era uma carroça literalmente… “agile ltz 2012”
Meus amigos, o que interessa é que é um Toyota, não importa o restante, é o melhor custo benefício e maior valor de revenda, com baixo custo de manutenção na autorizada. Um dia a trabalho, peguei um taxi etios sedan xls e o motorista me falou que a km do carro em 18 meses já era de 280.000km e que não havia trocado nada no carro a não ser os itens de consumo básico do carro. Quer coisa melhor que isso ?
Esta faltando para o etios sedam um câmbio automático. O resto está ótimo.
Eu já tive uma montana, um voyage e um Etios Sedan Platinum…nenhum chega aos pés do ETIOS. Não é o mais bonito…isso é fato, mas custo x benefício, DE MILLLLL! A montana estorou a caixa de marcha voyage toda hora quebrava algo…etios até agora NADA – 30.000 KM. Manutenção baixa, equipamentos completo, sensor, câmera, Multimídia…..enfim…quem quer blz…vai de FIESTA…mas compara tabela de revisao deles….desisti na hora!
Gostaria de adquirir um toyota Etios (automatico, só tenho interesse nessa modalidade), quero saber se vão lançar este ano, senão com muita dó pulo para outro modelo e marca, gosto da marca pois tenho um Corolla, quero adquirir para minha filha o Etios automatico. Aguardo uma resposta ou um posicionamento. Ainda não entendi porque a montadora ainda nãopois em linha está opção. Grato
Wagner