Para não ficar de fora da moda dos carros que parecem “fora de estrada” e para tentar vender algumas unidades a mais do seu compacto, a Toyota está lançando o Etios Cross. Com visual “diferenciado”, o “aventureiro” chega às concessionárias da marca no dia 18 de novembro por caros R$ 45.690. Infelizmente, o painel continua o mesmo.
Mantendo a excelente qualidade mecânica, o desempenho interessante do motor 1.5 (graças ao peso do veículo), a média de consumo atrativa e o bom espaço interno, o Etios Cross é baseado na versão topo de linha XLS, mas com itens exclusivos de aparência. A Toyota espera vender 300 unidades por mês do modelo, que tem preço sugerido de R$ 45.690. Bem caro!
Mas por que é caro? Antes de responder, vamos conhecer um pouco mais da novidade. Segundo a marca, o “objetivo é atender à demanda dos consumidores que buscam exclusividade”. Em relação ao Etios, concordo com essa frase, mas não do jeito que a Toyota pensa. Exclusividade, definitivamente, não é o forte do Etios. Mas prefiro não polemizar…
Na dianteira, o Etios Cross tem grade em filete único, entrada de ar mais larga em relação à versão convencional e para-choque mais largo e sobressaltado à carroceria, ambos na cor preto fosco, unidos por peça em formato trapezoidal, com protetor de vincos proeminentes em prata. Completam o conjunto dianteiro, os faróis com máscara negra que se estendem até a grade frontal e as luzes de neblina acopladas ao para-choque, com molduras também na cor prata.
A moldura preta que desenha o para-choque dianteiro está presente em toda a lateral do veículo, e traz o nome da versão gravada em baixo relevo. O Etios Cross ganhou ainda luz de seta nos retrovisores externos, que são revestidos com uma capa na cor da carroceria. As rodas de liga leve com acabamento exclusivo em tom preto e prata e raios mais largos ficaram até bonitas.
A peça plástica que começa na dianteira e segue pela lateral vai até a traseira do veículo. A base da tampa do porta-malas também recebeu os mesmos adereços estéticos e conta ainda com a identificação da versão no plástico acoplado à carroceria.
O Etios Cross traz também barras longitudinais no teto, em tom prata, que podem ser utilizadas para o transporte de bagagens de até 50 kg.
Dando uma volta completa no veículo, não tem como não afirmar: QUANTO PLÁSTICO! O resultado não ficou ruim, mas achei que o carro ficou um pouco “forçado” demais, tentando muito ser aventureiro, perdendo a elegância – se é que isso é possível para o modelo.
No interior, o Etios Cross lamentavelmente tem o mesmo painel Total Black das versões X (com ar-condicionado), XS e XLS – todas 2014. Mesmo um pouco melhor do que o painel do lançamento, ainda tem especto ultrapassado, visibilidade ruim e estilo dos anos 1990 (num veículo desenvolvido e lançado no século 21). Tudo bem que eu não esperava a solução definitiva desse problema (o painel), mas, quem sabe, uma nova melhoria não pudesse ter sido incluída, como um marcador de combustível de fácil leitura, por exemplo.
O hatch “aventureiro” da Toyota tem ainda maçanetas em prata fosco, travamento das portas e acionamento elétrico dos vidros, sistema de áudio Double DIN que integra rádio AM/FM, CD player e entrada USB, botões prateados do comando do ar-condicionado, detalhes prateados nos difusores de ar e na manopla do câmbio. O volante esportivo de base reta, com acabamento em couro e costura diferenciada, possui o controle do sistema de áudio integrado.
O revestimento Sport Comfort nos bancos, que também fez a sua estreia na linha 2014, ganhou costura branca e apresenta o nome do veículo gravado em alto relevo no encosto dos assentos dianteiros.
Outra novidade do Etios Cross é o acionamento elétrico para os retrovisores externos como item de série. Até hoje, por incrível que pareça, a linha Etios não tinha esse equipamento nem como opcional! Não dá para entender…
Complementando os equipamentos de série, o Etios Cross oferece airbag duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem; direção elétrica, cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força; chave com comando elétrico para abertura e fechamento das portas, alarme, faróis de neblina, abertura do porta-malas por comando elétrico, entre outros itens.
O motor 1.5 16V do Etios Cross desenvolve 92 cv de potência com gasolina e 96,5 cv com etanol, ambos alcançados a 3.600 rpm, e 13,9 mkgf de torque a 3.100 rpm com qualquer combustível.
De acordo com a Toyota, o Etios Cross apresenta excelente consumo de combustível: 12,4 km/l com gasolina e 8,5 km/l com etanol rodando na cidade; e 13,4 km/l com o combustível fóssil e 8,9 km/l com o derivado da cana-de-açúcar na estrada.
O Etios Cross tem 270 litros de capacidade no porta-malas e será comercializado em branco, preto, cinza, azul, prata, vermelho e amarelo.
Mas por que é caro?
A versão XLS 1.5 do Etios hatch custa R$ 42.490. Logo, aumentar o preço do veículo em R$ 3.200 para incluir retrovisores elétricos (lamentavelmente não estavam disponíveis para o Etios no Brasil até o presente momento) e mudanças estéticas de gosto duvidoso não compensa. Melhor pagar mais barato pelo Etios mais discreto do que investir num Etios “exclusivo” que não chamará a atenção da maneira que estamos acostumados.
OBS: Definitivamente as fotos de divulgação não ficaram muito boas para mostrar o visual externo do Etios Cross. Assim que eu tiver a possibilidade, publicarei fotos melhores. Enquanto isso, baixei uma imagem do site oficial da Toyota (veículo amarelo).
Ao contrario da unanimidade (!!!!!!) de todos os comentarios, acho o Etios uma graça, estou p trocar o meu carro, e pretendo ver um Etios Cross.
Nossa, a marca toyota é excelente!
Carro inquebrável, com índice de roubo super baixo!
Pretendo pegar o meu Etios também, amei o modelo, achei uma graça, além de aventureiro, tem o ar chique e de exclusividade sim, é só entrar no carro, e logo já vemos a diferença no painel, que quase nenhum dos carros que estão competindo com ele tem.
E também dizer que ele está caro, sinceramente? Não acho!
Todos os carros que estão competindo com ele, estão do mesmo preço ou mais caro, com menos acessórios, ou com tecnologias abaixo!
Amei o Etios, o novo e o antigo!!!
Vou comprar o meu!
Eu ganhei um Etios Cross, foi meu presente de formatura, em março desse ano.
Eu sempre tinha outra preferência, mas meu pai teimava em me comprar um Toyota, por confiar na marca. Bati o pé, achava feio, caro, “estranho”…
Hoje agradeço a escolha do meu pai, o carro chegou LINDO, o painel no centro é ótimo, não precisando desviar o olhar da pista, o consumo ótimo tbm, e sem falar no pós venda da marca. Super indico!
Podiam por um sujeito menos “aviadado” e esnobe para falar de um carro que não é para yuppie.
Nossa, a marca toyota é excelente!
Carro inquebrável, com índice de roubo super baixo!
Pretendo pegar o meu Etios também, amei o modelo, achei uma graça, além de aventureiro, tem o ar chique e de exclusividade sim, é só entrar no carro, e logo já vemos a diferença no painel, que quase nenhum dos carros que estão competindo com ele tem.
E também dizer que ele está caro, sinceramente? Não acho!
Todos os carros que estão competindo com ele, estão do mesmo preço ou mais caro, com menos acessórios, ou com tecnologias abaixo!
Amei o Etios, o novo e o antigo!!!
Vou comprar o meu!
EXCELENTE O CARRO. VOU COMPRAR UM AUTOMÁTICO,QUANDO ESTIVER NO MERCADO.
Quero saber quais os itens de série do Etios Cross. Sensor de estacionamento e de série,?
Quero saber quais os itens de série do Etios Cross. Sensor de estacionamento faz parte de série,?