Fiat Idea 2014 recebe boas e insuficientes mudanças

Fiat Idea Attractive 2014
Fiat Idea Attractive 2014

Tentando retomar o sucesso e a popularidade de outros tempos, o Fiat Idea 2014 recebeu uma mínima plástica e mais alguns equipamentos de série. Mas as novidades não são relevantes o suficiente para fazer a minivan buscar a liderança do segmento, muito menos o segundo lugar.

Isso porque Honda Fit e Chevrolet Spin dominam facilmente o segmento. Vendo o que a marca italiana preparou para a linha 2014, dificilmente o Idea irá subir. Ainda assim, suas mínimas mudanças tornaram o modelo um pouco mais atrativo. Começando pelo visual, as versões Attractive e Essence receberam mudanças na dianteira, com a grade superior seguindo o Family Feeling da Fiat, e com a inferior adotando o formato de colmeia. Essas duas versões também trazem nova moldura para os faróis de neblina, além de novas calotas e rodas. O Idea Adventure continua com seu design “aventureiro” personalizado.

Fiat Idea Essence 2014
Fiat Idea Essence 2014

Por dentro

O interior do Idea 2014 traz um novo painel (o mesmo da dupla Strada e Palio Weekend). A versão Essence ainda oferece como opcional nova moldura para a parte central do painel. Mas as mudanças mais significativas da linha 2014 está na lista de equipamentos: a versão Attractive passa a ter em sua lista ar-condicionado de série, enquanto o Essence também acrescenta retrovisor externo elétrico e frisos cromados, e o Adventure ganha volante com comandos do rádio.

Equipamentos

Toda linha Idea vem equipada ainda com banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), direção hidráulica, airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD; travas elétricas com comando centralizado + trava automática das portas a 20 km/h; vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, volante com regulagem de altura, entre outros itens.

Fiat Idea Essence 2014
Fiat Idea Essence 2014

O bom espaço interno continua presente, assim como os bancos dianteiros ruins e a posição de dirigir que cansa rapidamente (frutos de um projeto já ultrapassado). O Fiat Idea ainda traz conteúdos como o rádio MP3 com Bluetooth, o câmbio Dualogic Plus e, na versão Adventure, o bloqueio de diferencial Locker.

Abaixo segue a completa gama do Fiat Idea e seus respectivos preços:

Preços da linha 2014

Fiat Idea Attractive 1.4 – R$ 43.290
Fiat Idea Essence 1.6 16V- R$ 45.370
Fiat Idea Adventure 1.8 16V – R$ 52.400

Veja como estão os emplacamentos de janeiro a maio de 2013, de acordo com a Fenabrave:

1º: Honda Fit – 16.434 unidades
2º: Chevrolet Spin – 15.293 unidades
3º: Fiat Idea – 9.744 unidades
4º: Nissan Livina – 3.488 unidades
5º: Citroën C3 Picasso – 2.993 unidades

Acho que o Fiat Idea só terá condições de brigar novamente pela liderança quando sua nova geração chegar ao mercado. Até lá, terceiro lugar estará excelente.

Comentários

  • Márcio Moreira disse:

    “Novo” Fiat Idea Adventure por R$ 52.400,00
    Enquanto isso…
    “Novo” Tiggo …………… R$ 51.990,00
    Duster Expression…… R$ 52.490,00
    “Novíssimo” Lifan x60 – R$ 52.777,00

    Como já foi dito: Não é apenas pelos R$ 0,20 centavos!

  • enrico disse:

    já pensei em ter um ideia, mas desisti totalmente por a posição de dirigir é péssima! mais um veterano que poderia sair do nosso mercado que não faria falta!

      • Dann disse:

        É isso aí, pra quem é alto é facil entrar e sair do carro, o carro é espaçoso mas é facil de estacionar em nossas ruas e garagens de predios projetadas para receber fuscas e brasilias, bonito visual, acabamento, consumo, transporta 5 adultos altos (italianos sao altos e suas ruas estreitas) ou mais gordinhos com conforto (imagine uma familia com crianças), porta malas bom, bagageiro no teto, carro agil, bom em ruas e estradas, junto ao honda fit é dos poucos carros que ninguem fala mal, no maximo alguns poucos reclamam de um barulhinho na porta ou desempenho do motor 1.4 (o menor de todos), mas a grande maioria (publico e tecnicos) aprova o carro em tudo, quem nao gosta compra outro, pra mim o unico defeito é o preço, que poderia começar abaixo dos 40 mil, mas todos ja vem equipados de serie com ar, dh, vte, e muitos detalhes, ´não é um popular, vale a pena pagar um pouco mais.

  • Sergiosampa disse:

    Um carro com a marca do comodismo da FIAT atualmente. Pelo carisma e pelo que representou em vendas para a montadora, deveria receber maior atenção. Mais ou menos o que ocorre em relação ao cuidado que tem com o mercado brasileiro. O mesmo que a carrega nas costas!

  • Mario disse:

    Gostaria de saber se o fíat palio wekeed atractive 2014 já vem com ar condicionado de fabrica?,outra pergunta porque esses veículos apresenta
    problemas de abastecimento já tive um wekeend 99 tenho um 2001 e um 13/14 com o mesmo problema ou seja quando vou abastecer tenho que ficar balançando o carro para sai o ar que impede a entrada do combustível,se não aviso ao frentista que efetua o abastecimento tanto o veículo quanto o frentista,ficam molhados de gasolina esta situação mascara o enchimento do tanque.Este último que ainda se encontra na garantia tive que levar em uma revendedora fíat para verificar que estava acontecendo,o tanque foi desmontado verificando se a mangueira estava dobrada será que os outros dois também estão na mesma situação.
    Quando abastecia em um posto shell da capita/RJ a proprietária de
    um wekeend atractive 2013/14 também disse-me que convivia com o mesmo dilema.Será que os veículos deste modelo sai da linha de montagem e são liberados pelo controle de qualidade mesmo com este defeito ou não os consideram como tal?

  • Renato Parizzi disse:

    Oi Mario. De acordo com o site da Fiat, ar-condicionado é um equipamento opcional para o Palio Weekend Attractive 1.4 e para o Palio Weekend Trekking 1.6 16V, ambos linha 2014.

    Sobre o problema, realmente não sei se ele continua. Pela sua descrição, parece que continua sim. Você já entrou em contato com o SAC da Fiat? Acho que valeria uma pesquisa mais detalhada sobre isso.

    Um abraço!

  • Mario disse:

    Porque os veículos vendidos aqui no Brasil além de ser muito caros,estou falando da fíat. Em outros países os modelos são oferecidos completos com o que há de melhor aqui até uma barra em cima do veiculo um ar condicionado é opcional.queria comprar outro pálio para minha esposa quando vi o absurdo que é o custo de tal opcional desisti,numa revisão um litro de óleo selênia o recomendado pela fìat custa r$ 38,00 fora da fíat sai a r$15,80 e anda não querem aceitar que você leve para lá filtro de óleo, ar , ar condicionado ,combustível sendo setes itens na fíat chegam a custar quase 300% mais caro.
    Espero que a fíat reveja seus conceitos de vendas aqui no Brasil porque,se nossa economia fracassar o que não desejo muitas montadoras terão que levantar acampamento porque ninguém leva em consideração que o Brasil é um dos países que esta garantindo a sobrevivência destas indústria de veículos.

  • Vilmar disse:

    Acho estranho esta matéria detonar o Idea desta maneira pois mostra desrespeito com quem gosta e aprecia o carro.
    Sabe qual o melhor carro que existe? Resposta: Aquele que vc gosta pois senão haveria somente um modelo para todas as montadoras.
    Mas é a opinião de quem entende e escreveu:
    “4º: Chevrolet Livina – 3.488 unidades” ????
    Deve ser por isso que esta detonando o carro, quem sabe se o Idea for fabricado pela Honda ou pela Chevrolet ele melhora… só lamento…

    • Renato Parizzi disse:

      Olá Vilmar. Obrigado pelo comentário. Eu fiz a alteração do “Chevrolet Livina” para “Nissan Livina” no dia em que post entrou no ar. Deve ter acontecido alguma coisa estranha, mas aqui no meu PC está “Nissan Livina” há bastante tempo.
      Escrevo sobre as experiências que tive e tenho com o Fiat Idea (o conheci no lançamento oficial e o acompanho de perto desde então) e sobre as análises e percepções que tenho do mercado nacional. Não considero que o meu post desrespeita ninguém.
      Achei a palavra “detonar” um pouco exagerada, pois o post não tem linguajar inadequado ou informações equivocadas, que induzem algum consumidor ao erro. Mas esta é a sua percepção, por isso a respeito.
      Sobre o Idea, o veículo precisa de uma nova geração, pois ele está sendo superado pelos concorrentes diretos, sem possibilidade de brigar pelo ponta. Isto não significa que o carro seja ruim.
      Em um ponto concordamos: o melhor carro para comprarmos é aquele que nos deixa mais feliz e satisfeito. Se este modelo para você é o Idea, fico satisfeito por você. Um abraço.

      • reinaldo disse:

        Acho a Idea, apesar de não a ter e sim outros carros de outras marcas, um carro excelente para uso familiar e pequenas viagens. Não sei da manutenção em linha da mesma pela Fiat, mas é um carro que poderia na sua versão inicial ter um motor um pouco mais forte, está igual a vários 1.0 como HB20 e Onix.
        E simpática, espaçosa e só não é muito vendida devido ao preço acima de um Sandero que também é espaçoso, e a garantia da Fiat ser pequena.São ruins de marketing com um bom carro para este segmento.

  • E disse:

    Eu e minha família adoramos o Idea…Horas de estrada e saímos novos de dentro….quem acha a posição de dirigir ruim deve ser torto, ou dar uma voltinha num Celta pra ver o que é ruim mesmo… Ano que vem vou trocar nossa 2007 por uma 1.6…andei e achei o motor muito elástico e gostoso. Bem superior ao 1.4, que sofre um bocado pra carregar o Idea em certas situações. No uso urbano o 1.4 é muito bom, mas na estrada, carregada tem limitações.
    Quanto aos concorrentes a frente do Idea na tabela de vendas, o Fit é lindo e gostoso de dirigir, mas caro demais, menor por dentro, duro se o pavimento não for perfeito e tem a suspensão de manteiga… e o Spin…pode ser de ouro fazer 100 por litro de álcool, mas é tão feia, mas tão feia que chega a dar dó…não tem proposta.
    Carro bom é aquele que te serve e não da dor de cabeça….

    • Renato Parizzi disse:

      Oi E. Não sou torto e acho a posição de dirigir do Idea ruim, especialmente pelo formato do banco, fruto de um projeto antigo, que não apoia bem a parte superior das costas, e pelo fato do carro não ter ajuste de profundidade do volante.

      Concordo com você sobre o motor. O 1.6 é bem mais adequado ao carro, especialmente na estrada. Valerá muito trocar o 1.4 pelo 1.6.

      Um abraço.

      • vera disse:

        Acabei de comprar um Idea, confesso que estou decepcionada. O carro e bonitinho mas um carro desse porte não deveria ter a versão 1.4, pois ele anda como 1.0. A direção hidráulica dele e dura, pelo menos o do meu esta, vou levar na fiat para ver se não e defeito do carro. Tbem veio com manchas, e isso esta me deixando muito triste

        • Renato Parizzi disse:

          Vera, leve o carro até a concessionária e veja a questão das manchas e da direção hidráulica.

          Sobre o desempenho, ele realmente não é dos melhores. Se colocar etanol no tanque, vai melhorar um pouco, mas aí o carro vai beber ainda mais.

          Um abraço!

  • reinaldo disse:

    Estou examinando a possibilidade de comprar uma 1.4 para uso urbano e pequenos passeios de fim de semana para substituir um dos carros da família. Minha única dúvida é se fica em linha por mais algum tempo e sobre a visibilidade com as colunas dianteiras.

  • Fiat Idea, é um carro excelente, economico, a posição do banco do motorista com opções de ajustes, favorece ainda mais o conforto e a segurança ao dirigir, ajuste no volante tambem, maravilhoso, espaço interno, porta malas medio, não me deu trabalho, carro gostoso pra viajar e dirigir na cidade, vou trocar o meu, Idea Essence, com opcionais, compativel custo beneficio,,,,adorro…………………

  • Já tive uns três Idea Adventure e nunca tive problemas… Aliás, dificilmente você vê recall desse tipo de carro, principalmente da FIAT… O último, acho foi recentemente com o Strada… Agora, com a Volvo, a Honda, a Chevrolet, a Ford todo dia a gente vê convite para levar seus carros às concessionarias…

  • luiz disse:

    PESSOAL, EU TENHO O MODELO 1.4 ATTRACTIVE E POSSO DIZER QUE PRA SE ANDAR NA CIDADE E MESMO EM VIAGENS É UM CARRO MUITO CONFORTÁVEL. JÁ VIAJEI QUASE 2 MIL KM DIRETO SEM ME CANSAR, SEM DORES NAS COSTAS. ÓTIMO CARRO!! RECOMENDO!

  • fabio disse:

    COMPREI UM IDEIA ADVENTURE 1.4 2014/2015, GOSTARIA DE SABER EM RELAÇÃO A DIREÇÃO HIDRAULICA SE É DURA MESMO? JÁ LEVEI NA CONCESSIONARIA E OS MESMO FALARAM QUE A DIREÇÃO DO CARRO É ASSIM. AGORA VI QUE A VERA TB COMENTOU AI.

  • Vinícius de Lima disse:

    Gostaria de saber, se o Fiat Idea essence 1.6/16V é um carro econômico? Estou pensando em comprar um desse modelo. Portanto queria saber mais sobre o desempenho do veículo! Até por que acho o designer bonito.

  • reinaldo disse:

    melhor carro que já tive. manutenção zero por pelo menos 5 anos, exceto, claro, os obrigatórios como pastilhas e trocas de óleo. porém não é econômico. O dualogic essence 2014 faz cerca de 5,5km/l na cidade (SP) e de 9 a 10km/l na estrada, com etanol.
    dirigibilidade 10, estabilidade 10, conforto 10, segurança 10, potência 8 (117 cavalos com etanol), porta malas 8, mas com bancos bipartidos vai pra 10.
    Estou no 2ª idea e recomento. Um belo carro.

  • Rafael nascimento disse:

    Fiat idea excelente carro de difícil manutenção e pronto para nossas ruas cheias de buracos bom no geral de ruim só uma coluna meia grotesca q atrapalha um pouco a visão mas ótimo carro

  • Alexandre disse:

    Excelente carro, tive um adventure e estou com saudades,troquei por um sedã de outra montadora e me arrependi.Única coisa que não gostava era o alto consumo mas valia apena pelo conforto

    • Ivana Wallbach Doria disse:

      o Idea é excelente, tenho um dualogic 2013 com GNV. Fica super economico. Ja está com quase 200.000 km rodados, e é só alegria. Vou trocar por um mais novo por causa da kilometragem. Só isso!!!

  • Juliana disse:

    Gostaria de saber sobre o Idea essence dualogic 2014 é um bom carro para o dia a dia e o que da mais manutenção, se o cambio da algum problema??
    Alguem pode me ajudar com essas duvidas

    • Renato Parizzi disse:

      Oi Juliana. O Idea, em si, tem manutenção tranquila. O câmbio já é um pouco diferente. Além do funcionamento que você realmente precisa se acostumar, ele tem fama de ter manutenção mais cara em todos os aspectos se comparados a um câmbio manual. Câmbio Dualogic e câmbio manual são primos próximos, com a diferença que o Dualogic não possui o pedal da embreagem (um software faz as trocas de marca). Pessoalmente, não gosto do câmbio, mas veja nesse link aqui algumas dicas:

      http://dezeroacem.com.br/2012/09/cambio-manual-automatizado-vale-a-pena-conheca-detalhes-e-a-opiniao-do-dono-2/

    • Ivana Wallbach Doria disse:

      Amigo. Tenho um idea 2013 dualogic. O meu veio a dar problema agora na embreagem. Estava trepidando. Tive que trocar com 180.000 km. Considero que aguentou bastante, porem a troca é cara, entre pecas e mao de obra vc vai gastar 2.500, mas o carro vai ficar perfeito.

    • Ivana Wallbach Doria disse:

      O meu cambio nunca deu problema. O carro já está com 180.000 km e o mecanico disse que o robozinho está perfeito. So tive que trocar a embreagem dele semana passada. Foi caro, mas tambem levei no melhor mecanico. Gastei 2.500. O carro está novo

    • Jorge Luiz Santos disse:

      O câmbio dualogic não quebra. Claro que o meu quando chegou a quase 200.000 km rodados, tive que trocar a embreagem. Aí custa mais caro. Em torno de 2.000 com todas as peças originais. Nunca tive carro mecânico, mas segundo relatos uma embreagem não dura mais que 100.00 km. Então acaba dando no mesmo.

  • marcelo disse:

    Ótimo carro, tenho uma 2013 e estou gostando a cada dia. O problema é a Fiat colocar um rádio bonito mas sem a entrada usb, coisa comum em qualquer radio hj em dia. terei que me desfazer devido não ter este recurso e comprar outro rádio.

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *