Hyundai Veloster: gato por lebre no Brasil

Veloster: belo esportivo de mentira

Visual esportivo, agressivo e bonito; nome bem chamativo; cinco anos de garantia; e sistema de portas (quase) único. Estas são apenas algumas características do novo Hyundai Veloster, cupê coreano que tinha tudo para dar certo no mercado brasileiro. Na verdade ele ainda tem tudo para dar certo. Mas, para isso, basta que o consumidor não seja mais enganado.

Vejam esse vídeo, postado pelo Alexandre High Torque. Ele resume bem a história.

Gato por lebre

Não quero ficar aqui comentando a linha editorial/comercial do programa Autoesporte. O fato em questão é a CAOA/Hyundai fazer uma promessa e não cumpri-la. E, indo mais longe, anunciar uma coisa que não é verdade.

Motor errado

O Veloster vendido no Brasil não tem motor 1.6 GDI com injeção direta de combustível e 140 cv de potência, como já anunciado na TV e mostrado no programa. Ele chega ao país com o propulsor 1.6 16V DOHC que desenvolve 128 cv de força, como a própria marca coreana afirma no site chileno da empresa. Então para que fazer isso?

Motor 1.6 GDI prometido para o Brasil: 140 cv – Diantzdesign/Reprodução
X
Motor 1.6 16V DOHC vendido no Brasil: 128 cv – Notícias Automotivas/Reprodução

Fique atento

O que a dupla CAOA/Hyundai está fazendo não é correto (mais uma vez.) Mas o consumidor não pode ser trouxa e cair nessa, ainda mais pagando os absurdos R$ 75.000 pedidos pelo modelo.

Não estou dizendo que o Veloster é um carro ruim, mas ele deveria ser vendido da forma certa. E o consumidor deveria ter mais calma e escolher bem o que está comprando, ainda mais por esse preço.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários

  • Wladimir Pereira disse:

    Vai entender o “erro da emissora”. Ou não entende nada do carro que esta apresentando ou foi propaganda enganosa mesmo!

    O carro já não ia vender tanto e depois dessa aí vai micar. Acho no novo i30 com design mais interessante. A traseira deste Veloster feia demais, depois falam que o Logan é feio e esse carro aí.

    Creio que ASTRA GSI e GOLF 2.0 andam mais que o tal Veloster!

  • Fabio Silva disse:

    O carro vai vender muito, pq nós brasileiros não podemos ver uma novidade nas concessionárias, deixando de lado questões mais importantes.

    Este era um caso para os orgãos de defesa do consumidor tomar alguma atitude, propaganda mais enganosa do que esta impossível.

  • Eu já estou vacinado contra o autoesporte. Se vc reparar, no final do programa aparece escrito no vídeo “ação comercial (marca do carro)”.
    Agora, se for confirmado que é meros 128 cv, cabe ação contra a empresa e muita gente vai acabar dinheiro com isso… vamos esperar pra ver…
    abraços
    rodrigo

  • Pabloquimico, a Hyundai vem crescendo no mundo todo, inclusive em países mais exigentes, acredito que essa palhaçada é mais da representante CAOA do que da coreana.
    Só o tempo dirá quem está com a razão.

  • Eu já mandei inclusive essas reportagens para pessoas ligadas ao Procon.

    Se vai dar em algo não sei mas Parizzi deixo a pergunta: quando um carro novo vai ser lançado, quem afere a potência real do mesmo? Só a montadora???? E o INMETRO nada???

    Se pudesse nos esclarecer sobre isto…

    Abraço!

  • Anonymous disse:

    QUE VERGONHA ISSO! O PIOR É QUE ESTE PILOTO DE TESTES Cesar Urnhani TEM OU TINHA MUITA CREDIBILIDADE, E SE VENDE POR ALGUNS TROCADOS.
    A PIOR PARTE É DO “RONQUINHO DE ESPORTIVO ELE TEM!!!”

    Marcus Quintanilha

  • Wagman, além do carreto eu economizo no motel!!!!!!
    Pego um colchao velho, tiro os bancos, estaciono ela lá no serra verde, com vista panoramica para linha verde e um abraço!!!!!!
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Agora falando sério, isso é caso de PROCON e multa pesada não???

  • Anonymous disse:

    CARA O CARRO NAO TEM NADA A VER, É UM CARRO BONITO E COMPLETO, MAS ESTE LANCE DO MOTOR QUE É PALHAÇADA!!! ACHO QUE NAO PRECISA DE MENTIRAS PARA VENDER O CARRO…TEM QUE PUNIR QUEM PRECISAR PUNIR!!! ALGUM ORGAO RESPONSAVEL PRECISA INVESTIGAR ISTO…ESTAMOS SENDO CHAMADOS DE OTARIOS!!!

  • Anonymous disse:

    Isso só demonstra inexperiência e uma notável falta de organização de ambas empresas.
    As propagandas são sim enganosas e danosas aos consumidores que estão sendo lesados por acreditarem no nome Hyundai/CAOA e não fazerem o dever de casa, que é no mínimo pesquisar mais sobre o produto.
    Mais uma vez, uma empresa estrangeira subestima o Brasil, achando que nós aceitamos qualquer “coisa” que quiserem nos enviar.
    Estou acho muito bom todos os comentário que li até agora pois demonstra que o povo está libertando sua voz, que a muito tempo estava muda.
    Comentem e exponham a Hyundai e a CAOA cada vez mais, para que não tenhamos que passar novamente por situações como essa.

  • renato dantas disse:

    Como a maioria dos brasileiros consumidores de carros desconhecem as as siglas que acompanham cada modelo como ABS, Airbag, EDB e muitas outras, vão acreditar piamente na falsa propaganda da Autoesporte e seu piloto comprado, vão comprar esta aberração pangado seu peso em ouro.

  • Anonymous disse:

    A mentira não fica só no motor. Não tem farol c/ led, rodas são diferentes, não tem GPS, nem dupla embreagem, nem teto automático, nem controle de estabilidade, etc…
    Sem falar nas cores. Pelo menos por enquanto, só preto e prata.
    Essas são as coisas visíveis. Imagine o que a gente não vê.

  • Realmente dessa vez a CAOA pisou na bola, e cabe a quem comprou e estiver interessado, buscar meios jurídicos e legais de punir uma falsa propaganda.
    A recomendação que eu dou as pessoas que compraram o carro é uma ação em conjunto contra a CAOA.

    ps: tem também cada comentário que vou te falar, como tem nego que fala asneira também, do tipo, “não tenho dinheiro para comprar então é um lixo, sou mais meu Uno Mille”, não vamos exagerar também.

  • Eduardo disse:

    Parabéns pela matéria!

    Gostaria de participar de algum movimento ou ação conjunta contra a Hyundai.

    Gente, o brasileiro não é mais aquele povo sem acesso à informação das décadas passadas… hoje TEMOS COMO SABER que estamos sendo tratados como TROUXAS, então, ‘peloamordedeus’, não vamos aceitar FEITO TROUXAS essas barbaridades contra o consumidor!

    Seguem “só” alguns itens que simplesmente arrancaram da versão brasileira (mas que muitos deles estão nas fotos do próprio site brasileiro da montadora!):

    Rodas com filetes na cor do veículo (que estão em todos os folhetos de divulgação que vi, no site da montadora, nos anúncios de jornal, e são muito mais bonitas do que as que vieram pra cá)
    Motor DOHC (e não GDI = Injeção Direta)
    Farol com projetor (vejam a diferença do que está nessa página, onde dá pra ver bem o projetor, e até a parte laranja do farol é em posição diferente: http://besthyundaideals.com/wp-content/uploads/2011/07/2012-Hyundai-Veloster.jpg)
    – Filete de LEDs no farol
    Lanternas traseiras também com LED, e desenho bem diferente quando ligadas
    – Dupla embreagem (que faz toda a diferença na esportividade e desempenho ao trocar de marchas no câmbio automático)
    Borboletas para troca de marchas (Paddle shift)
    – Controle de estabilidade (ESP)
    – Fechamento automático de vidros e teto

    Pra terminar, um tempinho pra pensarmos nos preços do carro:

    1) Comparação entre preços do Veloster nos países:
    Hyundai Veloster (fabricado na Ásia)
    Preço no Brasil: R$ 75.000
    Preço no Chile: R$ 32.000
    Preço nos EUA: R$ 27.000

    2) Simulação de importação
    Preço do carro nos EUA + 47% (imposto importação): R$ 39.690
    Média do preço de Frete pro Brasil: R$ 3500
    Lucro da Concessionária : R$ 5000 a 7000
    Comissão do Vendedor: R$ 1500 a 3000

    PREÇO JUSTO DO CARRO: R$ 49.690 a 53.190

    3) Exemplo de exportação do do Brasil pro Chile
    Pra piorar um exemplo AINDA MAIS CLARO de como somos TROUXAS:
    Honda City (fabricado NO BRASIL)
    Preço no Brasil: R$ 56.200
    Preço no Chile: R$ 25.800 (sim, o carro é fabricado aqui, transportado até lá, e ainda sai por menos da metade do preço)

    Vejam o motivo e se revoltem: Lei da Oferta e da Procura, e um sistema que permite esses lucros abusivos das montadoras e concessionárias:

    http://www.youtube.com/watch?v=qdL8KEpg17M

    “Brasil, um país de toLos”

    Pra quem quiser manter contato: veloster@valim.cjb.net

    Apoio totalmente se quiserem iniciar algum movimento online (como um site, ou campanha em redes sociais) para desmascarar esses absurdos.

    Abraços,
    Eduardo

  • amarelos fdp disse:

    nao comprem nada q vem da Coreia… principalmente vendido pela “Cao-a”. Sao os japoneses q nao deram certo. Recentemente comprei um TV Samsung 3d de 60 por cerca de 7.000 e veio cheia de problemas. O pos-venda foi ridiculo e fui extremamente mal tratado pela companhia coreana.

  • AUGUSTO disse:

    Eu já pensava em adquirir um top de linha com teto e rodas 18, mas vendo os sites de venda de veículos como Webmotors e Mercado Livre, pude notar que estavam revendendo esse Veloster com 1800, 2000 e até com 5000 km rodados. Então, pensei, o que aconteceu para essas pessoas estarem se desfazendo de um veículo bonito igual a êste com tão pouca quilometragem rodada?
    Agora, depois de ler vários sites e blogs, tenho a certeza que não é uma boa compra e não mais me interessa. Além dos preços serem exorbitantes!
    Augusto.

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *