Resolvi não fazer um abre muito longo sobre o Chevrolet Vectra GT do Joathan, que mais uma vez participa da seção Impressões. O que ele escreveu no início do texto explica bem a escolha pelo hatch médio da Chevrolet.
Quem quiser participar do Impressões, como o Leônidas, o Rafael, o Jow, o Hugo, o Bruno, o Joathan, o Leônidas (de novo!), o Hugo Leite, o Pedro, o Piauí Jr., o Renato Dantas, o Mário Cesar, o Mário Cesar (de novo!), o Renato Dantas (de novo!) e o Joathan (de novo!), basta enviar um e-mail para renatoparizzi@gmail.com. Fale um pouco sobre o seu carro. Descreva os pontos positivos, negativos e conte alguma coisa curiosa! E não se esqueça de mandar fotos do veículo (só serão publicados posts com fotos). Garanto que a placa (ou algum outro detalhe) não será mostrada.
Chevrolet Vectra GT
“Depois de 1 ano com o Vectra Expression, precisava de um carro mais seguro (sentia falta de airbags e ABS). Resolvi trocá-lo por um Vectra Elite 09/09 (Next Edition) com 12.000 km. O carro era COMPLETÍSSIMO, com teto-solar e bancos elétricos. Cerca de 2 meses após a compra, sofri um assalto e levaram meu lindo Vectra.
Com o dinheiro do seguro, comprei um Volkswagen Jetta 09/09 com 8.000 km. Além dos itens de série, tinha teto-solar, bancos em couro, rodas 17″. Coloquei Xenon e central multimídia. Fiquei com ele cerca de 3 meses. Não me adaptei ao carro, e os custos eram elevados demais (revisão EXTREMAMENTE CARA). O consumo de combustível era absurdo (5,5 km/l na cidade 9 km/l na estrada, só GASOLINA).
Decidi voltar para a linha Vectra. Desta vez, um GT 0 km. Fui até uma concessionária Chevrolet e negociei um Vectra GT (R6F). Dei o Jetta e peguei R$ 12.000 de troca.
Agora, vou falar um pouco do Vectra GT.
Bem, olhei diversos hatches médios antes de comprar o GT. Confesso que fiquei balançado pelo novo Focus GLX 2.0, mas o péssimo pós-venda da Ford me deixou com o pé atrás (já tive um EcoSport). I30 eu até olhei, mas não me fico nas mão do CAOA. Ainda tenho um certo receio na compra de carros franceses, portanto 307 e C4 não foram nem cogitados. Me restaram Golf, Vectra GT e Stilo. Já tive dois Golfs, um 1.6 2002 (modelo sapão) e um Sportline 2008 (modelo novo), ambos 0 km. Stilo é um bom carro, mas está envelhecido. Sobrou o GT!
Um carro com um bom motor, mesmo que antigo, um desenho moderno e um acabamento dentro da média.
Como já tive 1 Astra e 2 Vectras, conheço bem as características do 2.0 Família II. Consegui o Vectra GT 10/10 0 km, com airbag duplo, freios ABS, sensor de chuva, por R$ 54.400. Isso já incluindo a pintura metálica, além dos outros itens de série: rodas 16″, som MP3 c/ Bluetooh, ar-condicionado digital, farol de neblina e acabamento em veludo.
Ao pegar o carro, fiz uma viagem de 900 km. Pude verificar que a estabilidade é muito boa. Chega a ser estável como o Golf, mas sem ser duro. É incrível como consegue ser macio e confortável, sem perder estabilidade.
O espaço interno é um pouco acanhado em relação ao sedã, mas como sou solteiro e sem filhos, isso não é problema. Em relação ao Vectra 2009 (frente antiga), o acabamento mudou muito. Todos os porta-objetos são emborrachados, e os detalhes estão mais bem feitos. Sem contar o silêncio: o carro é MUITO, mas MUITO silencioso.
O desempenho é bom, mas não empolga. Ao passar de 5.000 rpm, dá pra sentir que o motor está chegando no limite. Para um motor datado da década de 80, considero bom. Não sou de ficar correndo por aí, mas já dei umas aceleradas contra outros carros e o GT não faz feio. O consumo é bem semelhante ao do Expression de 128 cv. Apenas na estrada que houve uma pequena melhora.
Um ponto que vale destacar nesse carro é o DESENHO. O carro é muito bonito, todos elogiam, e mesmo com 3 anos e meio de mercado, ainda torce pescoço por onde passa.
Resumindo
Pontos Positivos
Custo x Benefício
Baixo custo de manutenção
Acabamento
Design
Itens de Série
Pontos Negativos
Motorização
Espaço Interno
Valor do Seguro
Como disse no outro “impressões”, tenho um Gol G5 1.0, ou melhor tinha. Essa semana, ele foi trocado por um Agile LTZ 0 km. Assim que receber o Agile e rodar alguns km, postarei as impressões.“
Opinião do blogueiro
Como vocês já estão cansados de saber, sou fã de hatches médios. Concordo com praticamente tudo que o Joathan disse sobre o Vectra GT, um veículo que, até o momento, está na minha lista de possível próximo carro.
Acho que a Chevrolet está, finalmente, encontrando um lugar para o carro no mercado, mesmo que isso ainda não tenha tido impacto nas vendas. Deixando o Vectra GT mais equipado e mais barato (na concessionária, e não no preço sugerido), mantendo a mecânica confiável, o modelo se torna uma opção bem atraente no segmento. Tudo bem que o motor 2.0 é ultrapassado, mas isso não significa que ela seja ruim.
Os principais concorrentes são bem mais modernos, como i30, Focus e, logo mais, Bravo, Fluence hatch e o “308”. Exatamente por isso a GM precisa tornar o Vectra GT atraente, assim como ela fez com o Astra.
Falando no Astra, ele está caminhando para o seu honroso final no Brasil, o que deve acontecer até 2012, o Vectra GT deve mesmo se tornar o seu substituto. E no lugar do GT, o belo Cruze hatch deve dar as caras. Faltaria então a Volkswagen lançar o novo Golf para o segmento ferver de vez.
Pelo preço está com um custo benefício bom!
Um dos meus preferidos no segmento!
Bacana! Sim é um bom carro! Mas o motor 2.0 ainda bebe bastante perto do 2.5 Jetta, meu amigo tem um Astra 2.0 e ta fazendo 6,5 km/l cidade e no máximo 10 km/l na estrada! Agora não entendi o retrocesso de sair de um Jetta e cair num “vectra astra” GT, que não tem nada de gran turismo, mas o Jetta tem. São outros parâmetros! Mas se você está feliz é isso que importa!
Obs,: Agile não! O carro é muito mal acabado! Parece mais um retalho de carro. Minha opinião, se quer ter um 1.0 compra um picanto! Tem toda segurança por 32 mil e é um carro global e não regional como o Agile e Gol.
O Vectra GT é mais gostoso de dirigir que o sedan, não é mesmo? A estabilidade é melhor. Pena a fama da Ford, mas desta vez eu resolvi arriscar e deixei a GM. Na comparação entre Vectra GT e Focus, minha impressão é ter de se escolher entre os mimos da GM (ar digital, retrovisor fotocrômico, porta-luvas refrigerado etc) e a modernidade do carro da Ford. Sem dúvida o Focus é simples por dentro, mas é muito bem construído é a dirigibilidade é superior. Fico imaginando como deve ser então o Focus ST… (que inveja!)
Depois de testar o City por 30 dias vejam o que os ornalistas do Best Cars acham:
“…a impressão geral da equipe nesses 30 dias e 3.463 km em que o City esteve conosco, nos quais consumiu 432 litros de combústível. Dos oito(8) motoristas de diferentes perfis que o dirigiram em diversas condições – da cidade para a estrada e dela para a serra -, nenhum considerou que o sedã da Honda valesse o que custa. Portanto, todos procurariam alternativas se tivessem R$ 61.200,00 para comprar um carro.”
Em outra parte da matéria está escrito:
“Em sua faixa há diversas opções melhores na combinação de espaço, potência, itens de conforto e de segurança, como C4 Pallas, Linea, Focus, Cerato, Sebtra e 307, vários deles com superioridade diante do Honda já comprovada em comparativos do Best Cars. Acima de tudo, falta ao City prazer em dirigir. Ele transmite a sensação de um carro simples e de projeto barato que tenta se passar por médio de luxo, mas cuja máscara despenca quando de dedica mais atenção ao interior ou se exige um pouco mais na estrada”
“Verdadeiro Automovel!”
Fala sério! Gato por lebre!
Leiam vocês mesmos a matéria completa!
http://www2.uol.com.br/bestcars/mes/honda-city-lx.htm
Gostei da vasta experiência do dono do carro. Dá mais credibilidade pra falar.
Acho o Vectra GT bacana também!
Mas concordo com o DJ. hehe
Sair de um Jetta pra esse carro deve ser um baque e tanto…
Pergunto, o Jetta era fumo né? (deu problema?)
Precisou fazer revisão em apenas 3 meses…
VW mete a faca e roda mesmo.
Mas no mais é isso ai. Com o tanto de carro que o colega já teve ninguém melhor do que ele pra dizer se está feliz ou não com o GT.
Abraços!
Este comentário foi removido pelo autor.
O importante é estar feliz! Te garanto que o Vectra GT é mais carro do que o City, mais completo, mais motor, mais parrudo! Parabéns pela compra!
Eu comprei esse Jetta semi-novo, com disse, com 8.000km. Fiz a revisão de 10.000km e custou R$ 700,00. Além de terem deixado meu carro com defeitos (não “conectaram” a caixa do filtro de ar até o corpo de borboleta, assim o carro estava “aspirando” o ar diretamente).
Sair de Jetta para um Vectra, pode ser uma regressão, mas o Vectra está atendendo minhas necessidades muito melhor, e custando MENOS! O Jetta tem um consumo (de gasolina) maior que o do GT com etanol, isso sem que a diferença de desempenho justifique.
Estava construindo minha casa e por isso peguei a grana na troca.
Em relação ao Agile, eu já fechei negócio. Vou pega-lo amanhã. Depois, postarei as impressões. Mas, já vou adiantando, eu olhei as outras opções do mercado (Sandero, Punto, Fox, etc).
Eu ja mandei minha impressão sobre meu Vectra GT aqui a um tempo atras…. http://blog0a100.blogspot.com/2010/08/impressoes-o-proximo-passo-com-o-vectra.html …. só tenho elogios para fazer sobre o carro … muito bom , confortavel e com um excelente custo beneficio …. e Joathan para bem pela compra você tem um excelente gosto para carro …. esse pelo que você falo é igualzinho o meu até na cor …. PARABÉNS ……
Algumas coisas me chamaram a atenção. 1° sair de jetta pra um vectra; 2° o cara é solteiro e tem um vectra gt e um agile? queria saber o porquê disso. 3° vw lançar novo golf no brasil é piada, vw só lança fusca aqui.
Te roubaram na revisão de 10000km… tenho dois amigos que tem Jetta em SP, a primeira revisão ficou em menos de R$300,00 e tambem não reclamam do consumo, alias, um deles tinha um Civic Flex e disse que gasta muito menos com Jetta do que com o Civic.
Veja o video do LEAF, o carro eletrico da Nissan, que eh 100% eletrico! Eu acho que pelo jeito que a nissan tá acordadno ela deve ser a primeira a trazer para o brasil! Abraços
[video=http://www.youtube.com/watch?v=rousi4wtBmQ]
http://www.youtube.com/watch?v=rousi4wtBmQ
Eu nunca achei a nova linha vectra bonita. Tanto é que vende pouco e tem péssimo pós venda. Igual ou pior do que focus. O novo ford focus é inquestionável! É o melhor hatch da atualidade. Como sempre catiro carros, ja andei em todos, e atualmente estou em um civic si. Carrão! Mas fiz um teste no novo focus e este me espantou. Ja tive um vectra gtx. Achava o motor fraco perante o astra advantage que tive. O acabamento péssimo. Foi um custo para revende-lo. Enfim, é um carro que não caiu nas graças no Brasil. Por isso será descontinuado.
Gosto muito do vectra tb, tanto o sedan quanto o hacth, acho o carro muito belo, vem bem equipado, muito confortável e com um espaço interno muito bom também, pode ter o motor antigo que nao e economico mas isso nao tira o brilho do carro
Nesta categoria não tem para ninguém. Nem vou dizer o estilo do melhor carro para não criar confusão. O resto é carrinho de rolimã. É FATO!
Leônidas e seu mundo paralelo…
Comprei um 2009/10, e estou satisfeitíssimo! Tanto pelo preço baixo (ele saiu de linha) qnt pelo carro em sí! Chama atenção por ser muito bonito, é potente, design interno legal, só não gostei do painel, mal desenhado… pq agente não consegue nem ver a luz de reserva… mas o resto, nossa é um carrão por preço de popular! Recomendo a compra. Ah, só bebe um pouco, mas é justificado pra um 2.0.