Novo Ford Focus 1.6 16V Sigma parte de R$ 49.900

A Ford anunciou os preços e os conteúdos dos dois acabamentos do novo Focus 1.6 Sigma, que começa a ser vendido a partir da segunda quinzena de janeiro de 2010. O modelo acabou ficando com um conjunto bem interessante, embora seu valor pudesse ter ficado mais baixo, levando em consideração que o IPI vai ficar congelado em 7,5% (para carros de 1.0 a 2.0) até março do ano que vem.

Focus GL

O Focus GL 1.6, a nova versão de entrada, que tem maçanetas, retrovisores e aerofólios pretos, vem equipado, de série, com ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, computador de bordo, volante revestido de couro, vidros elétricos dianteiros, rodas de liga leve aro 16″ e som com rádio CD Player com MP3 e entrada auxiliar – agora da Visteon (antes era da Sony). Tudo isso por R$ 49.900.

Focus GLX

Se quiser comprar a versão GLX 1.6, que tem os itens da GL mais trava elétrica das portas com controle remoto e abertura e fechamento global; vidros elétricos dianteiros e traseiros com um toque e sensor anti-esmagamento; alarme antifurto perimetral e volumétrico; console central com descansa-braço e porta-objetos; acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca; espelho de cortesia para o motorista e o passageiro com iluminação; luz de cortesia com temporizador e luzes de leitura integradas; luz de leitura traseira; alças de segurança dianteira e traseiras dobráveis; cinzeiro e acendedor de cigarros; maçanetas, retrovisores e aerofólios na cor do veículo, o valor sobe para R$ 51.400. Como opcional temos o sistema ABS para os freios (com com distribuição eletrônica de frenagem – EBD – e controle de frenagem em curvas – CBC), que faz o preço do Focus subir para R$ 52.400.

Posso até ganhar críticas por achar que o Focus pudesse ficar mais em conta, mas, se levarmos em consideração que o “velho” Focus GL partia de R$ 42.190 (com vidros dianteiros elétricos, direção hidráulica e ar-condicionado), a diferença é muito grante. Está certo que o novo Focus é bem mais bonito, moderno, seguro e equipado, mas bem que ele poderia sair por R$ 47.900 com os mesmos equipamentos acima citados, o que puxaria ainda mais o tapete da concorrência. Mas, mesmo a partir de R$ 49.900, as novas versões do hatch médio da Ford vão incomodar muito (leia mais abaixo, em Concorrentes).

Motor Sigma

O novo propulsor Sigma 1.6 16V flex desenvolve 109,3 cv de potência e 15,4 kgfm de torque com gasolina e 115,6 cv e 16,3 mkgf com álcool – contra, 105,2 cv e 15,1 kgfm (G) e 112,6 cv e 15,9 kgfm (A) do 1.6 8V Rocam.

Pesando 1.290 kg, o “gordinho” Focus 1.6 teve suas três primeiras marchas encurtadas, para ganhar força nas arrancadas, e as duas outras marchas (4ª e 5ª) foram alongadas, para melhorar o consumo, reduzir o nível de ruído interno na estrada e explorar melhor as 16V. Segundo números da Autoesporte, o novo Focus 1.6 precisa de 12,8 s para ser acelerado de 0 a 100 km/h, com álcool. De acordo com a publicação, os números de consumo, com álcool, foram de 6,4 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. A Quatro Rodas conseguiu algo parecido com etanol: 6,8 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada.

Veja os números oficias da Ford – Novo Focus 1.6 Sigma:

Velocidade máxima (km/h): 183 (G) / 189 (A)
Aceleração 0 a 100 km/h (s): 13,3 (G) / 12,5 (A)

CONSUMO (NBR-7024)
Consumo Urbano (km/l): 11,5 (G) / 7,5 (A)
Consumo Estrada (km/l): 15,5 (G) / 10,3 (A)

Veja os números oficias da Ford – “Velho” Focus 1.6 Rocam:

Velocidade máxima (km/h): 180 (G) / 184 (A)
Aceleração 0 a 100 km/h (s): 12,8 (G) / 12,2 (A)

CONSUMO (NBR-7024)
Consumo Urbano (km/l): 12,3 (G) / 7,8 (A)
Consumo Estrada (km/l): 18,3 (G) / 11,7 (A)

Realmente o novo Focus 1.6 Sigma anda menos e bebe mais que o antigo Focus 1.6 Rocam. Os 100 kg a menos de peso fizeram toda a diferença.

Concorrentes

Acredito que todos os concorrentes vão sentir a chegada da versão 1.6 16V do Focus, não muito pelo desempenho, mas sim pela relação custo/benefício. Veja o caso da Volkswagen, que vende o Golf 1.6 (101/104 cv e 15,4/15,6 kgfm – o carro pesa 1.171 kg) pelo preço inicial sugerido de R$ 48.730. Equipado com os mesmos itens do Focus GL, o Volks sobe para R$ 53.971 (com pintura sólida).

Já o Fiat Stilo Attractive 1.8 flex (112/114 cv e 17,8/18,5 kgfm – 1.230 kg) tem valor sugerido de R$ 46.780. Com os mesmos equipamentos da versão GL do Focus, o Stilo sai por R$ 51.532 (com pintura sólida), mas o motorista leva de “brinde” o sistema ABS de freios.

O veterano e líder da categoria Chevrolet Astra parte de R$ 45.884 com praticamente todos os itens do Focus GL. Quando equipado com airbag duplo, o hatch da GM sobe para R$ 47.774 (com pintura sólida), mas sem equipamento de som, que é vendido como acessório nas concessionárias. Além disso ele não pode mais ser equipado com ABS. A vantagem do Astra é o motor 2.0 8V Flepower, que desenvolve 133 cv de potência com gasolina e 140 cv com álcool (18,9/19,6 kgfm – 1.180 kg).

(duas fotos superiores: Ford/Divulgação)

Ranking de hatches médios de 2009 (janeiro a novembro)

1. Chevrolet Astra – 26.992
2. Volkswagen Golf – 18.738
3. Ford Focus – 15.024
4. Chevrolet Vectra GT – 10.478
5. Fiat Stilo – 10.321
6. Hyundai i30 – 10.007
7. Peugeot 307 – 9.701
8. Citroën C4 – 7.954 + 531 (VTR) = 8.485
9. Nissan Tiida – 3.286

Comentários

  • realmente eu também achei muito caro o preço do focus 1.6 poderia tirar as rodas 16″ e colocar as de 15″ e deixar o sistema ABS primando pela segurança dos ocupantes e não com o visual do carro.

  • Sinceramente, não vejo vantagem nesse novo motor 1.6 16v da Ford. Não estou dizendo que o motor é ruim, mais pra empurrar 1.290 kilos, aí não dá pra fazer milagre! 12,8 segundos com etanol pra chegar a 100 Km/h, provavelmente ele só chega a 100 Km/h em 4 marcha, aí vc já percebe, que o encurtamento das 3 primeiras marchas não adiantou muito. Provavelmente, o pouco de agilidade que ele deve ter, deve se acabar por volta dos 70, no máximo 80 Km/h. Não andei nesse novo focus, mais espero que seu isolamento acústico seja muito bom, por que esse motor vai gritar muito! Outro fator que deve ajudar esse desenpenho tão ruim, deve ser essas rodas de 16″, provavelmente com pneus 205/55 ou 205/60 no mínimo, acho que uma 15″ com 185/60 estaria de ótimo tamanho para proposta dessa versão de entrada, perdendo uns 20 kg de gordura também.
    Pos bem, o carro ainda tem um bom custo beneficio, o novo Focus é um carro muito bom. Talvez se esse motor divesse duplo comando “variável”, e rendesse uns 126 cavalinhos como o motor do Cerato…

  • Esse Focus 1.6 deve atender principalmente quem roda mais na cidade do que na estrada. O motor não é tão potente, mas em circuito urbano deve dar conta do recado.

    Quanto ao preço, em pouco tempo já deve ser possível conseguir algum desconto nas concessionárias. E o próprio Renato fez o comparativo demonstrando que os concorrentes são mais caros quando equipados com os mesmos itens do Focus 1.6.

    Por fim, também acho que tanto o GL como o GLX 1.6 deveriam vir com ABS, mas a verdade é que o brasileiro ainda não dá valor nesse item.

    Quando estava trocando o meu carro procurei opções de veículos abaixo de 50 mil que tivessem ABS e Air Bag e não encontrei quase nada. Quando tinham como opcional pediam um prazo de 60 a 90 dias para entregar o carro. A desculpa das concessionárias é uma só: não adianta ter um carro (abaixo de 50 mil) com ABS no estoque porque não vende.

  • Depois de seis meses sem assinar a Quatro Rodas, eu não resisti e voltei a ser assinante. Recebi hoje o primeiro exemplar desta nova série. Ainda não li mas tem um teste do Palio Dualogic contra o Gol I-Motion e também o resultado da pesquisa “Os eleitos”.
    Meu idea está bem na fita em 15 lugar geral e o Stilo seria fácil o campeão, como foi em 2008, se tivesse participado. É FATO!

  • jow disse:

    Stilo não vende, por isso não participa! kkk! Agora esta pesquisa pra mim é comprada.

    Logan na frente de Polo sedan? Clio líder? Golf líder? Pura piada uma pesquisa dessas…

    Que dono vai falar que seu carro é bizarro de feio (Logan)?

    Este Focus se torna uma ótima opção de compra, mas pelo que parece será igual ao Golf 1.6, ou seja, muito manco!

  • Dário Marchesini disse:

    Mais importante do que a beleza de uma roda aro 16 e de boas acelerações e velocidades máximas, é ter um freio eficiente, afinal alguns metros a menos pode nos separar de um precipício ou de um obstáculo, não ? Outra ilustração da economia feita pelas montadoras: os novos GOL e VOYAGE, assim como LOGAN e SANDERO, veem sem filtro do ar condicionado, sendo que nos VW é só comprar e instalar, pois tem local aproprado, enquanto nos Renault, nem isso !

  • Anonymous disse:

    Esperem o Focus 2.0 flex então pra terem que abastecer a cada 2 dias.

    Na cidade o 1.6 vale mto mais a pena. Vcs tão reclamando do desempenho como se fosse possível chegar a 100 por hora mto fácil no dia-a-dia.

    O carro é excelente e não é todo de plástico por dentro!

  • Anonymous disse:

    Vamos aos fatos :
    – O consumidor esperava ter o mesmo motor Sigma europeu só que Flex. A Ford jogou um balde de água fria nessas pessoas (eu me incluo nesse grupo) ao tirar mais de 10 cavalos do motor.
    – O valor da versão com ABS, 52.600, está caro, pois aqui no Paraná já achei concessionária vendendo Focus 2.0 com ABS por 51.000,-.
    – A Ford Americana acaba de anunciar o modelo novo, que irá aposentar esse que aqui vendem como Novo Focus. Tem previsão para chegar no mercado nacional em 2012, pois será fabricado na Argentina (se fosse no Brasil, com certeza não seria lançado antes de 2015).

    Contra os fatos não temos argumentos ! A Ford mais uma vez pisou na bola com o Focus …

  • José disse:

    Brasileiro é muito burro mesmo. Reclama do novíssimo Ford Focus, que está em igualdade com o mercado europeu (coisa que não acontece com NENHUM outro hatch médio do país!), equipado com o moderno motor Sigma de alumínio, e mais barato que todos seus concorrentes ULTRA DEFASADOS!

    Metem o pau nele, daí vão lá e compram Golf (com motor do século passado e design made in Brazil), Stilo (também com motor do século passado e design já datado de quase uma década), Vectra GT (igualmente com motor do século passado, e cujo design é metade copiado do ANTIGO modelo europeu, e metade feito no Brasil). E ainda acham que tão abalando.

    Acham o motor 1.6 fraco demais pro Focus? Simples, comprem o 2.0 de 145 cavalos. As opções tão aí pra isso: para você escolher qual mais te agrada.

    Agora, se preferirem, peguem os mesmos R$ 49.900 e vão nas concessionárias procurar outro hatch médio com todos esses equipamentos e com design e motor moderno. Mas já posso lhes adiantar que aqui no Brasil não vão achar.

  • Anonymous disse:

    Meus caros leitores, na realidade ocorre em face ao 1.6 é simples: o motor sigma 1.6 tem o objetivo principal de atende o cliente urbano que necessita de um pouco mais de economia de combustível e seguro, e para atender taxistas que não podem ter motores acima de 127cv.. a unica negativa do novo focus é seu interior que é muito simplório em comparação ao focus anterior, que tenho, que é um espetáculo.. mas ainda em questão ao valor a culpa não é da marca e sim do governo que cobra uma alta carga tributaria em cima do veículo de novo, por volta de 35%… descontando este valor você ainda acha o carro caro??? tenho um focus 2008 GLX, o carro é demais .. e estou comprando outro porque quem tem FOCUS fica mal acostumado…

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