Fiat, Hyundai e Volkswagen disputam a liderança no duelo de narrativas comerciais

Logos da Fiat, Hyundai e Volkswagen
Fiat, Hyundai e Volkswagen disputam a liderança no duelo de narrativas comerciais

Com frequência, sempre no início do ano, entre as montadores de automóveis no Brasil, vemos uma “batalha” por quem vendeu mais no ano anterior, segundo tal fonte, no total, por segmento, no varejo, venda direta e assim segue. E, em 2025, a partir dos releases de imprensa divulgados por cada marca no início de 2026, Fiat, Hyundai e Volkswagen disputam a liderança no duelo de narrativas comerciais.

Duelo de narrativas comerciais

Como esperado, cada marca tira vantagem para o seu lado, enaltecendo o que bem entende, destacando o que melhor lhe convém. As análises e os recortes são válidos, mas cada uma com detalhes diferentes.

Antes de ver o que cada marca divulgou (textos fieis, apenas com edição para reduzir o tamanho), repare em alguns pontos importantes, colocados abaixo em ordem alfabética de nome:

  • Fiat: não divulgou a fonte dos seus números de vendas. A marca não fez distinção entre vendas diretas (CNPJ) e varejo (CPF).
  • Hyundai: divulgou a fonte dos seus números (Fenabrave). A marca fez distinção entre vendas diretas e varejo para justificar o seu dado.
  • Volkswagen: divulgou ela mesma como fonte de emplacamentos e números de mercado. A marca também não fez distinção entre vendas diretas e varejo.
Foto da Fiat Strada Ranch 2026
Fiat Strada Ranch 2026

FIAT

Pelo quinto ano consecutivo, a Fiat é a mais vendida do mercado nacional: em 2025, alcançou 20,9% de participação do mercado e 533.739 unidades emplacadas e uma vantagem sólida de 94.8 mil carros à frente da segunda colocada.

Strada

Novamente a Strada foi o veículo mais vendido do país considerando todos os segmentos do mercado – carros de passeio, picapes e comerciais leves – pelo quinto ano consecutivo. O modelo registrou 142.901 mil unidades e 5,6% de market share. A Fiat também ocupou a terceira e oitava posição no ranking geral de vendas com Argo (102.636 unidades) e Mobi (73.013 unidades).

Recortes

Nos diferentes segmentos do mercado, a Fiat também lidera. Entre as picapes, representada por Strada, Toro e Titano, foram 201.470 unidades e 42,1% de participação na categoria. Considerando os hatchs, com Argo e Mobi, foram 175.680 emplacamentos e 28,4% do segmento e um importante aumento de 5.2 p.p. na participação em relação ao ano passado.

Vans

Outra categoria em que a Fiat mantém a liderança constante é a de Vans, com Fiorino (líder por doze anos consecutivos), Scudo (líder desde sua estreia em 2022) e Ducato. Neste segmento foram 28.288 unidades vendidas e 34,8% de segment share em 2025.

SUVs híbridos

Desde o lançamento dos SUVs híbridos (leves), Pulse e Fastback, a marca também passou a liderar esta categoria, emplacando mais de 42 mil unidades e registrando 24,3% de share neste ano.

“Finalizamos mais um ano na primeira colocação do mercado brasileiro. Agora, são cinco anos consecutivos nesta posição, o que nos traz bastante orgulho e uma enorme responsabilidade. Estes resultados são impulsionados por um portfólio completo e desenhado para atender aos desejos dos consumidores em todos os segmentos – e nos entregam uma liderança diversa. Ou seja, a Fiat conhece e lidera todos as categorias do mercado, sem distinção entre veículos de passeio, comerciais leves e picapes”, comenta Frederico Battaglia, Head das Marcas Fiat e Abarth para a América do Sul.   

Foto do Hyundai Creta Comfort Safety 2026
Hyundai Creta Comfort Safety 2026

HYUNDAI

O Hyundai Creta, veículo fabricado em Piracicaba (SP), encerrou 2025 como líder de vendas no mercado varejista brasileiro pelo terceiro ano consecutivo, com 58.560 unidades emplacadas, de acordo com os dados atualizados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Nessa modalidade, são consideradas as vendas destinadas ao consumidor final, sem incluir volumes comercializados para empresas, como locadoras e frotas. “Com esse resultado, o Creta segue como o único SUV a ter superado historicamente no varejo todos os modelos e segmentos de todas as marcas”.

“Existe um ditado popular que diz que mais difícil do que chegar ao topo é se manter nele. Esse é o desafio que o Hyundai Creta vem superando ano após ano. Depois de fazer história em 2023 como o primeiro SUV a vencer todos os modelos de outras configurações no ranking varejista brasileiro, repetiu o feito em 2024 e, agora, assegura o tricampeonato em 2025. A primeira posição em vendas ao consumidor final é muito valiosa para a Hyundai, pois reforça a preferência daquele que, de forma mais criteriosa, escolhe seu novo veículo para uso pessoal, no dia a dia, com a família. Essa conquista é fruto do excelente trabalho realizado por nossa fábrica e pela dedicada rede de concessionários, que seguem empenhadas em oferecer produtos e serviços cada vez melhores ao consumidor brasileiro”, afirma Oscar Castro, diretor executivo de Vendas da Hyundai Motor Brasil.

Varejo

Para além do tricampeonato conquistado perante os concorrentes no varejo, os números do Creta superam consistentemente o ano anterior. Em 2025, o SUV foi o líder geral do varejo com volume 4,2% superior às 56.081 unidades emplacadas em 2024. A vantagem para o segundo colocado mais que dobrou em 2025 frente a 2024, passando de 4.830 para 10.140 veículos.

Varejo X venda direta

Para se ter uma ideia da preferência do consumidor final pelo Creta, as 58.560 unidades emplacadas no varejo em 2025 representam 77% do volume total comercializado no ano (76.156 unidades). Isso quer dizer que apenas os 23% restantes foram destinados a locadoras e frotas de empresas, bem abaixo da média dos principais concorrentes, que fica acima dos 40%.

Foto do Volkswagen Polo Highline 2026
Volkswagen Polo Highline 2026

VOLKSWAGEN

A Volkswagen encerrou o ano de 2025 como líder absoluta em vendas de veículos de passeio no mercado brasileiro pelo terceiro ano consecutivo, consolidando sua posição como uma das montadoras mais fortes, consistentes e relevantes da indústria automotiva nacional.

O desempenho reflete também o avanço da marca em participação de mercado, posicionando a Volkswagen como a montadora com produção 100% nacional que mais cresce no Brasil, com um avanço três vezes superior ao do mercado automotivo brasileiro.

Destaque do ano

No acumulado do ano, a Volkswagen registrou 436.336 veículos vendidos, alcançando 17,1% de participação de mercado no segmento de veículos de passeio. 

Entre os destaques do ano está o Polo, que encerrou 2025 como o carro de passeio mais vendido do Brasil pelo terceiro ano consecutivo, com 122.677 unidades emplacadas, mantendo também a liderança absoluta no segmento de hatches.

SUVs

No segmento de SUVs, o TCross fechou o ano como o SUV mais vendido do Brasil, também pelo terceiro ano consecutivo, com 92.842 unidades comercializadas. O desempenho consistente do modelo foi determinante para que a Volkswagen mantivesse a liderança no segmento que mais cresce no mercado brasileiro, com 204.899 unidades vendidas do Tera, Nivus, TCross, Taos, Tiguan e ID.4. Isso representa mais de 80 mil unidades à frente da marca segundo colocada.

Tera

Outro grande protagonista de 2025 foi o Volkswagen Tera. Lançado em junho, o modelo teve rápida ascensão no mercado e, após o ramp-up de produção, assumiu a liderança do seu segmento já em setembro, o primeiro mês de produção em ritmo pleno. Desde então, o Tera figura de forma consistente entre os três veículos mais vendidos do Brasil e encerrou o ano com 48.143 unidades vendidas (desde junho de 2025).

Varejo

Outro destaque importante da marca no ano passado foram as vendas no Varejo. Em 2025, enquanto o mercado automotivo brasileiro caiu 1,3%, a Volkswagen cresceu 15,8% em relação a 2024, com um total de 176.832 emplacamentos, ou seja, 24.139 carros a mais.

“Os resultados de 2025 confirmam a consistência da estratégia da Volkswagen no Brasil. A liderança pelo terceiro ano consecutivo em vendas de veículos de passeio mostra a força do nosso portfólio, a qualidade da execução e o comprometimento do nosso time. Modelos como Polo, TCross e o recém-lançado Tera refletem nossa capacidade de liderar nos segmentos mais relevantes do mercado. Esse desempenho nos dá uma base muito sólida para seguir avançando em 2026, com foco em crescimento sustentável e na preferência do consumidor brasileiro”, afirma Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

Resumo da obra

É absolutamente normal cada marca tirar vantagem para o seu lado. Separadamente, as mensagens ficam mais fáceis de entender.

Colocando junto, quem vendeu mais? Creta ou T-Cross? Fiat ou Volkswagen? É tudo uma questão de recorte e ponto de vista. Mas, se fonte dos dados for a mesma, tudo fica simplificado.

Recorte do duelo de narrativas comerciais

E, aqui no De 0 a 100, escolhi fazer esse recorte com base no que recebi das montadoras. Mas, no duelo de narrativas comerciais entre as três, nenhuma marca efetivamente venceu.

Embora não tenham feito nada errado, elas contribuíram para a confusão na cabeça de quem lê a notícia.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *