De acordo com a Anfavea, tivemos, em 2022, redução de 0,7% no número de licenciamentos e aumento nas exportações (27,8%) e na produção (5,4%) de veículos no Brasil. Um cenário até positivo, considerando os caríssimos últimos 12 meses que tivemos. Mas será que os carros mais vendidos do ano desvalorizaram ou valorizaram em 2022?
Contexto
Não custa lembrar que, nos últimos quatro anos (2019 a 2022), não tivemos uma política econômica favorável ao desenvolvimento do Brasil. Sofremos com uma alta taxa de desemprego e com a pior inflação da última década (para não dizer mais).
Inegável que a pandemia também contribuiu diretamente para o aumento considerável dos preços dos produtos, incluindo os carros.
Números
De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram comercializados 1.957.699 automóveis e comerciais leves no ano passado, volume 0,85% inferior ao apontado em 2021.
No entanto, o segmento de carros de passeio registrou alta de 1,22% na comparação com o ano retrasado ao atingir 1.576.960 unidades vendidas em 2022.
Mais vendidos
A picape (fenômeno) Fiat Strada terminou na liderança do mercado nacional pelo segundo ano consecutivo com 112.456 emplacamentos, seguida pelo Hyundai HB20 (96.255 unidades) e pelo Chevrolet Onix (85.252 unidades).
Estudo
Aproveitando o cenário de alta dos preços dos veículos nos últimos anos, provocada principalmente pela pandemia, a crise no fornecimento de componentes eletrônicos e o cenário que comentei acima, a KBB Brasil fez um levantamento para verificar o quanto os modelos mais vendidos no país valorizaram ou desvalorizaram durante 2022.
Variações
De acordo com a pesquisa, o Fiat Mobi apresentou a maior variação de preço entre os 25 modelos mais vendidos no Brasil no decorrer de 2022: 6,31%. Já o Volkswagen Voyage, que deixou de ser fabricado em dezembro passado, registrou depreciação de -22,80%, a maior desvalorização da lista.
Modelo | 2022 | |
Emplacamentos | Variação de preço | |
1. Fiat Strada | 112.456 | -0,44% |
2. Hyundai HB20 | 96.255 | -8,55% |
3. Chevrolet Onix | 85.252 | 1,75% |
4. Chevrolet Onix Plus | 75.243 | 1,64% |
5. Fiat Mobi | 72.756 | 6,31% |
6. VW Gol | 72.606 | -13,74% |
7. Chevrolet Tracker | 70.806 | -2,34% |
8. VW T-Cross | 65.341 | 3,44% |
9. Fiat Argo | 64.016 | -6,02% |
10. Jeep Compass | 63.564 | -3,25% |
11. Hyundai Creta | 62.651 | -6,61% |
12. Renault Kwid | 57.388 | 1,97% |
13. Jeep Renegade | 51.398 | -5,23% |
14. Fiat Pulse | 50.522 | 4,22% |
15. Fiat Toro | 49.567 | -10,71% |
16. Toyota Hilux | 48.606 | -4,71% |
17. Toyota Corolla | 42.887 | -9,09% |
18. Toyota Corolla Cross | 42.506 | -9,75% |
19. Fiat Cronos | 41.680 | -8,81% |
20. VW Nivus | 39.463 | 1,46% |
21. Nissan Kicks | 38.983 | -1,35% |
22. VW Voyage | 35.928 | -22,80% |
23. Peugeot 208 | 29.918 | -11,69% |
24. Chevrolet S10 | 27.128 | -11,97% |
25. Toyota Yaris hatch | 26.614 | -9,12% |
A pesquisa foi feita com base nos dados da tabela Molicar, considerando as versões de entrada de cada automóvel e comercial leve ano/modelo 2022, além de usar tecnologias de análise de dados e Big Data da KBB.
Análise
Curioso que 18 dois 25 modelos da tabela tiveram desvalorização. Isso acaba sendo um ponto positivo considerando o poder aquisitivo da maioria da população brasileira.
Mas é também um sinal de alerta, uma vez que o preço dos veículos no Brasil subiu tanto de 2020 para cá que uma queda de 22,8% não tornou o Voyage um carro barato para se comprar.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem