Quem compra uma picape média ou realmente precisa dela para o trabalho (no campo), ou não se importa em pagar o preço que ela custa e quer que o modelo represente o seu estilo de vida. E foi mais ou menos pensando nisso que, depois de um teaser, a General Motores decidiu lançar a Chevrolet S10 Z71.
A Z71 vem para ampliar o leque de configurações da S10. Seu propósito é fortalecer ainda mais a marca, trazendo um outro perfil de consumidor, mesmo aquele que more e trabalhe na cidade, mas que, de alguma forma se identifique com os valores do campo.
Versões
Com a nova versão, a S10 Turbo Diesel de cabine dupla passa a ser comercializada em cinco níveis de acabamento: LS, LT, Z71, LTZ e High Country.
“A S10 Z71 chega num momento em que as pessoas estão descobrindo formas diferentes de trabalhar e de se divertir. Cresce o interesse por viagens de automóveis, por esportes de aventura e pelo maior contato com a natureza. E para explorar este universo off-road, nada melhor que uma picape robusta e confortável, que já provou superar os mais complexos desafios do agronegócio”, diz Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing GM América do Sul.
Personalização
O que me dá um pouco de agonia, pois me faz lembrar da S10 do passado, é ouvir da GM que a “S10 é o veículo mais ‘acessorizado’ pela rede Chevrolet”.
De toda forma, concebida pelos times de desenvolvimento de produto dos Estados Unidos e do Brasil, a nova Z71 possui mais de 20 itens de personalização.
Destaque para os equipamentos desenvolvidos exclusivamente para a nova versão, como o santo-antônio e os estribos em formato tubular, as molduras de proteção dos para-lamas e os pneus “All-Terrain”, que ajudam no desempenho em pisos de baixa aderência.
Visual
A dianteira da S10 Z71 se diferencia pelo conjunto ótico com faróis de máscara negra contornados por LED, pela grade toda escura com o nome “Chevrolet” em relevo e pelo emblema Z71.
A cor preta aparece também no aplique central do para-choque, na capa dos retrovisores externos, nas rodas de alumínio aro 18″ e até em acabamentos na parte traseira, incluindo os letreiros que identificam a configuração do veículo.
As laterais têm molduras “flutuantes” nos para-lamas.
No final das contas, o visual me agrada, embora eu prefira um design mais limpo, sem tantos ornamentos. Exemplo: eu retiraria os adesivos “de estilo” dos pés das portas, das laterais e da tampa da caçamba.
Motor
Por outro lado, o modelo aventureiro herda as evoluções mecânicas adotadas recentemente em toda linha S10, como a turbina redimensionada e a nova calibração do motor 2.8 Turbo Diesel e da transmissão automática AT6. São 200 cv de potência e 51 kgfm de torque.
A tração é ajustada por um seletor eletrônico no console central e dispõe do modo 4×4 com reduzida. A Chevrolet S10 Z71 vem ainda com controle de velocidade para descidas íngremes, acionado por um botão no painel, útil para reduzir escorregamentos em ladeira com piso de baixa aderência.
Desempenho e consumo
Uma decisão boa da GM foi manter a programação eletrônica igual à da versão High Country. Por isso a Z71 apresenta os mesmos números de performance no asfalto: de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e consumo de combustível de 8,3 km/l na cidade e de 10,6 km/l na estrada, segundo o Inmetro.
Equipamentos
Entre os itens de série, o modelo vem equipado com
- seis airbags;
- sistema MyLink com Android Auto e Apple Car Play (tela pequena);
- câmera de ré de alta definição;
- direção com assistência elétrica inteligente (compensa inclinação da via em longos percursos e reduz trepidações geradas por um eventual desbalanceamento das rodas);
- vidros elétricos com mecanismo de abertura e fechamento por meio da chave;
- banco traseiro rebatível com porta-objetos;
- computador de bordo com a função “ECO”, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de uma maneira a privilegiar o menor consumo de combustível;
- freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e controle eletrônico de estabilidade e de tração calibrados também para o uso fora-de-estrada completam o pacote dinâmico;
- Entre outros.
Cores
A nova Chevrolet S10 Z71 é ofertada em quatro opções de cores: Branco Summit, Prata Switchblade, Azul Eclipse e Cinza Topazio.
Espaço interno
Analisei a Amarok e comentei um pouco sobre a diferença de espaço interno da picape da Volkswagen e da S10
Resumo da obra
Com a chegada da Chevrolet S10 ZL1, a GM tenta democratizar o visual da versão topo de linha, High Country, por uma valor mais “baixo”, uma vez que a ZL1 fica posicionada entre a LT e a LTZ.
- Chevrolet S10 LT – R$ 248.990
- Chevrolet S10 ZL1 – R$ 260.490
- Chevrolet S10 LTZ – R$ 270.990
Além disso, ela mira as concorrentes Nissan Frontier Attack e Ford Ranger Storm, que têm uma proposta semelhante, mas que custam menos: R$ 233.290 e R$ 235.890, respectivamente.
Essa briga promete.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem