O Zoe é bacana! O Duster atual é o melhor Duster já comercializado até hoje. Sandero e Logan evoluíram, enquanto o Kwid aguarda sua primeira reetilização. Mas nenhum carro realmente acelerou o coração dos amantes da fabricante mais francesa da França! Até agora! Isso porque o novo Renault Captur, sem dúvida, é o carro mais legal lançado pela marca nos últimos tempos no Brasil!
Produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o Captur chega em três versões de acabamento, todas com o propulsor 1.3 turbo flex.
Preços:
- Renault Captur Zen 2022: R$ 124.490
- Renault Captur Intense 2022: R$ 129.490
- Renault Captur Iconic 2022: R$ 138.490
Desconsiderando os preços, que estão altíssimos para todos os carros vendidos no Brasil, sem exceção, considero quatro motivos principais (e um extra) que me fizeram ter essa percepção de que o novo Renault Captur é o carro mais legal da marca.
1. Motor
O primeiro motivo, como não poderia ser diferente, é o novo motor turbo TCe (Turbo Control Effiency) 1.3 16V flex, de quatro cilindros, injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas variável (admissão e escape).
Ele que gera 162 cv de potência com gasolina e 170 cv com etanol, entre 5.500 rpm e 6.000 rpm. O torque máximo é de 27,5 kgfm com qualquer combustível, alcançado entre 1.600 giros e 3.750 giros – o maior do segmento, segundo a Renault.
É uma evolução e tanto em relação ao valente 1.6 16V SCe e ao antigo 2.0 16V.
Câmbio
O Captur 2022 também chega com a nova transmissão automática da família Xtronic, que simula oito marchas virtuais e que permite trocas manuais pela alavanca de câmbio.
O conjunto motor e câmbio permite que o modelo seja acelerado De 0 a 100 km/h em 9,2 s (e) e 9,5 s (g), atingindo velocidade máxima de 190 km/h, não importando o combustível (dados de fábrica) – Captur pesa 1.366 kg.
Consumo
Como de costume para os carros da Renault e da Nissan (Mitsubishi, infelizmente, nunca consegui testar), a média de consumo com gasolina é consideravelmente melhor do que a média com etanol.
De acordo com a a marca francesa, o números do novo Captur são:
- Estrada: 12 km/l com gasolina e 8,3 km/l com etanol
- Cidade: 11,1 km/l com gasolina e 7,5 km/l com etanol
O renovado SUV franco brasileiro conta com o sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Este sistema, que fez a sua estreia em carros fabricados no Brasil no Fiat Uno, permite uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano.
2. Design
O segundo motivo é o visual. O Captur sempre teve no design um de seus principais diferenciais, tanto aqui, quanto na Europa. Obviamente, a linha 2022 não causa o mesmo impacto do lançamento, mas sua atualização manteve o modelo moderno e muito bonito.
Dianteira
As principais alterações estão na dianteira, que ficou mais “leve” e moderna. A grade superior está mais larga e ganhou detalhe cromado, enquanto o renovado para-choque traz a nova luz de circulação diurna (DRL) em LED (formato de C), que emoldura os faróis de neblina (também em LED), que contam com a função cornering – auxilia em curvas.
Os faróis passam a ser full LED na versão topo de linha Iconic, com até 75% de melhoria na eficiência da iluminação, segundo a marca.
Laterais
Nas laterais, há um grafismo cromado na parte inferior das portas (prefiro preto) e as rodas de 17″, um infeliz padrão da indústria brasileira para SUVS (pois nossos pisos são péssimos para elas, sem considerar que elas não são muito indicadas para a terra), disponíveis em dois desenhos e acabamentos diferentes, também são novas.
Traseira
A traseira praticamente não mudou e traz LEDS na identidade visual das lanternas, ponteira do escapamento cromada e agora a régua da tampa do porta-malas, onde está o nome Captur, passa a ser na mesma cor da carroceria, o que me agradou.
E a sigla TCe, em alusão ao motor turbo flex, está estampada na tampa do porta-malas, mas a versão do modelo não aparece em nenhum lugar.
Cores
A pintura do novo Renault Captur é oferecidas em oito combinações de cores, incluindo seis combinações em dois tons. O teto pode ser preto ou prata. A carroceria ganhou duas novas cores: bronze Sable e azul Iron, que se somam às cores branco Glacier, vermelho Fogo, prata Etoile e cinza Cassiopée.
Na prática
Na prática, as mudanças visuais foram leves e mantiveram o Captur atual e, do meu ponto de vista, um dos SUVs mais bonitos do mercado.
3. Evoluções de conforto e tecnologia
O terceiro motivo é a renovação do interior, que, aparentemente, deu ao Captur, finalmente, o acabamento que ele merece.
O modelo tem materiais suaves ao toque e a versão topo de linha ganhou ainda a opção em dois tons com a combinação da cor marrom Castanyera. O acabamento interno mistura detalhes em black piano com cromados, como ao redor do sistema multimídia e das saídas de ar.
Central multimídia
O primo de primeiro grau, Nissan Kicks, parece ter ajudado o Captur em algumas evoluções. A primeira é a nova central multimídia Easylink, com tela de 8″, mais rápida e intuitiva, com espelhamento de smartphones Apple CarPlay e Android Auto, e sistema Multiview, com quatro câmeras – como o Kicks.
O sistema permite o cadastro de até cinco perfis, que podem personalizar funções sem interferir nos outros perfis cadastrados. Por ele é possível:
- Escolher um nome e uma foto de capa;
- Definir um layout personalizado da tela;
- Salvar suas preferências de configuração de som e rádio;
- Salvar até nove estações de rádio na memória do sistema;
- Habilitar ou desabilitar o destravamento de portas sem a chave;
- Personalizar uma sequência de boas-vindas, incluindo avisos sonoros para o momento de abertura de portas e entrada no veículo;
- Personalizar o som das teclas.
Outra novidade é a possibilidade de parear até seis celulares simultaneamente via Bluetooth, sendo possível realizar duas chamadas pelo sistema ao mesmo tempo. Também existe a opção de acessar o sistema como convidado, sem entrar como uma das cinco contas já configuradas.
Ajuste de profundidade – ALELUIA
A direção é, finalmente, elétrica e traz o novo volante com ajustes de altura e – ALELUIA – profundidade. Esta ausência me fazia nunca considerar o Captur para a minha garagem, o que muda agora.
O volante tem ainda comandos iluminados do cruise control e do comando de voz. A versão topo de linha Iconic traz como opcional o sistema de som premium Bose, com seis alto-falantes de alta fidelidade, subwoofer no porta-malas e amplificador digital.
O apoio de braço agora é integrado ao console, que foi redesenhado e ganhou novos porta-copos. Os passageiros do banco de trás passam a ter duas saídas USB.
Partida à distância
O Captur também traz novos itens de tecnologia e segurança, como a interessante opção de partida do motor à distância com a nova chave hands free, que permite climatizar o interior antes mesmo de entrar no veículo, além de sensor de ponto cego nos retrovisores (como o Kicks), que indica, por exemplo, a presença de uma motocicleta ou automóvel fora do campo de visão do motorista.
Segurança
A segurança é boa, mas poderia ser melhor, pois, inexplicavelmente, o Captur 2022 tem apenas quatro airbags (frontais e laterais) em todas as versões.
Pelo menos ele conta com freios ABS com EBD, controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS), assistente de partida em rampas (HSA), apoio de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes e dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.
4. Mesmo espaço e porta-malas
O quarto motivo foi a boa estratégia da Renault de manter as medidas do Captur, que acomoda bem cinco passageiros. O modelo tem 4,379 m de comprimento, 1,813 m de largura (sem retrovisores), 1,619 m de altura e 2,673 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 437 litros.
Comprimento | Largura | Altura | Entre-eixos | Porta-malas | Tanque | Peso | |
Renault Captur | 4,379 m | 1,813 m | 1,619 m | 2,673 m | 437 l | 50 l | 1.336 kg |
Renault Duster | 4,376 m | 1,832 m | 1,693 m | 2,673 m | 475 l | 50 l | 1.279 kg |
Toyota Corolla Cross | 4,460 m | 1,825 m | 1,620 m | 2,640 m | 440 l | 47 l | 1.420 kg |
Toyota RAV4 | 4,600 m | 1,855 m | 1,685 m | 2,690 m | 580 l | 55 l | 1.755 kg |
Jeep Compass | 4.404 m | 1,819 m | 1,625 m | 2,636 m | 476 l | 60 l | 1.589 kg |
Jeep Renegade | 4,232 m | 1,805 m | 1,686 m | 2,570 m | 320 l | 60 l | 1.527 kg |
Chevrolet Tracker | 4,270 m | 1,791 m | 1,624 m | 2,570 m | 393 l | 44 l | 1.248 kg |
Chevrolet Equinox | 4,652 m | 1,843 m | 1,697 m | 2,725 m | 468 l | 59 l | 1.673 kg |
Nissan Kicks | 4,310 m | 1,760 m | 1,610 m | 2,620 m | 432 l | 41 l | 1.139 kg |
Volkswagen Taos | 4,461 m | 2,097 m | 1,626 m | 2,680 m | 498 l | 51 l | 1.420 kg |
Volkswagen T-Cross | 4,199 m | 1,760 m | 1,570 m | 2,651 m | 373 l | 52 l | 1.335 kg |
Volkswagen Nivus | 4,266 m | 1,757 m | 1,493 m | 2,566 m | 415 l | 52 l | 1.199 kg |
Honda WR-V | 4,068 m | 1,734 m | 1,599 m | 2,555 m | 363 l | 45 l | 1.138 kg |
Honda HR-V | 4,329 m | 1,772 m | 1,602 m | 2,610 m | 437 l | 50 l | 1.380 kg |
Honda CR-V | 4,631 m | 1,855 m | 1,689 m | 2,660 m | 522 l | 57 l | 1.629 kg |
Hyundai Creta | 4,290 m | 1,780 m | 1,625 m | 2,590 m | 431 l | 55 l | 1.399 kg |
Peugeot 2008 | 4,159 m | 1,739 m | 1,583 m | 2,542 m | 402 l | 55 l | 1.246 kg |
Peugeot 3008 | 4,447 m | 1,906 m | 1,625 m | 2,675 m | 520 l | 53 l | 1.587 kg |
Citroën C4 Cactus | 4,170 m | 1,714 m | 1,563 m | 2,600 m | 320 l | 55 l | 1.214 kg |
*: Não considero que todos os veículos da lista sejam SUVs. Todos os dados foram levantados nos sites das montadoras no dia 11/07/2021.
5. Extra – pneu
Um motivo extra é que o novo Renault Captur conta com pneus Michelin – o meu favorito.
Preços e equipamentos
Renault Captur Zen – R$ 124.490
- Multimídia Easylink de 8” com espelhamento de smartphones Android Auto e Apple Carplay
- Volante com comandos integrados e ajustes de profundidade e altura
- 4 airbags (dois dianteiros e dois laterais)
- Câmera e sensores de estacionamento traseiros
- Sistema de freio com ABS e EBD
- Controles de estabilidade (ESP) e tração (ASR)
- Assistente de partida em rampa (HSA)
- Luzes de circulação diurna (DRL) em LED
- Sensor de pressão dos pneus
- Chave-cartão
- Sistema Start&Stop
- Cruise control (regulador e limitador de velocidade)
- Rodas de 17″
- Ar-condicionado
- Direção elétrica
- Trava, vidros e retrovisores elétricos
Opcional: pintura em dois tons.
Renault Captur Intense – R$ 129.490
Intense, os equipamentos da Zen mais:
- Ar-condicionado automático
- Luzes de neblina em LED com função “cornering”, auxiliar em curvas
- Sensor crepuscular
- Sensor de chuva
- Duas saídas USB para o banco traseiro
- Função “Follow me home” nos faróis
Opcionais: pintura em dois tons e revestimento interno premium.
Renault Captur Iconic – R$ 138.490
Todos os itens da Intense com adição de:
- Faróis com tecnologia full LED
- Sensor de ponto cego
- Sistema Multiview, com quatro câmeras
- Sistema de partida remota do motor
- Revestimento interno premium
Opcionais: pintura em dois tons e sistema de áudio BOSE com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital exclusivo.
Resumo da obra
O novo Captur definitivamente assumirá seu papel de SUV de referência da Renault, entregando mais desempenho, refinamento, tecnologia e segurança para os clientes.
Estas características fazem dele o carro mais legal da marca no Brasil e permitirão que ele enfrente os adversários com motor turbo, como Volkswagen T-Cross, Honda HR-V e Chevrolet Tracker e, também, incomode outros concorrentes mais “refinados”, como o Jeep Compass, o Volkswagen Taos e o Toyota Corolla Cross.
As brigas serão ótimas! Não vejo a hora de testar o novo Captur!
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concordo: essa notícia dos pneus michelin é excelente
Concordo! 🙂
quer dizer que agora você compraria um Captur?
Sim! Sempre gostei do visual e do espaço, mas não ter ajuste de profundidade do volante era inaceitável no meu caso por causa da ergonomia, o que me desanimava muito em comprar. Eu também sentia falta de uma “pimenta”, que chega agora com o turbo.
Opa, finalmente a direção elétrica e com regulagem de altura e profundidade vai ficar muito bom.
A despeito, compraria também, gostei bastante do desenho do carro, espaço interno e porta-malas.
Espero que venha também alguma modelo Cross para ter maior robustez em nossas ruas e avenidas tão maltratadas.
Poxa um 1.300 com 162 CV. Esse turbo deve ser muito bom mesmo!!