Entre os 10 carros mais vendidos do Brasil no ano passado, o Ford Ka, que está deixando o nosso mercado depois da péssima notícia do fechamento das fábricas da marca do Brasil, foi que mais desvalorizou em 2020. Seria isso uma surpresa?
O estudo
A Kelley Blue Book (KBB) Brasil fez esse levantamento entre os 10 veículos mais emplacados do país em 2020, seguindo o ranking da Fenabrave calculando uma média aritmética por modelo, considerando apenas as versões 2020/2020, entre janeiro e dezembro.
Portanto, comparou-se o preço 0 km KBB de janeiro de 2020 com o preço de revendedor KBB de dezembro de 2020, que, segundo a entidade, é a “referência para saber por quanto os lojistas estão revendendo os carros em suas lojas”.
O preço, provavelmente, é uma média de todas as versões, pois nenhum veículo do estudo teve a sua versão ou motorização revelada.
“Vencedor e perdedor”
O Chevrolet Onix, além de ser o carro mais vendido do Brasil em 2020, não desvalorizou – pelo contrário, ele valorizou 1,84%. Por outro lado, o Ford Ka desvalorizou 13,51% entre janeiro (0 km) e dezembro (usado) do ano passado.
Mais um motivo que me deixa feliz por ter vendido o meu Ka SE Plus (que era 2019).
Ranking
Veja a tabela completa com a desvalorização dos 10 carros mais vendidos de 2020 no Brasil:
Top 10: mais vendidos | Fenabrave | KBB Brasil |
Modelo | Emplacamentos 2020 | Desvalorização 2020 |
1. Chevrolet Onix | 135.351 unidades | +1,84% |
2. Hyundai HB20 | 86.548 unidades | – 8,85% |
3. Chevrolet Onix Plus | 83.392 unidades | – 4,92% |
4. Volkswagen Gol | 71.151 unidades | – 8,85% |
5. Ford Ka | 67.491 unidades | – 13,51% |
6. Fiat Argo | 65.937 unidades | – 2,85% |
7. Volkswagen T-Cross | 60.119 unidades | – 0,61% |
8. Jeep Renegade | 56.865 unidades | – 6,31% |
9. Jeep Compass | 52.966 unidades | – 11,59% |
10. Renault Kwid | 49.475 unidades | – 4,57% |
Como curiosidade, se consideramos os comerciais leves, Fiat Strada seria o quarto colocado (80.041 unidades) e a picape Toro ficaria na nona colocação (53.974 unidades) – Copass e Kwid sairíam do ranking.
Motivos para a desvalorização
De acordo com a KBB Brasil, “o contexto atípico de aumento de preços de carros 0 km em 2020 acabou provocando o ‘efeito elástico’ nos valores praticados no mercado de usados, o que valorizou alguns modelos ao longo do ano passado (entre outros fatores particulares do período)”.
E claro, a mesma coisa desvalorizou outros veículos um pouco mais.
Foi uma surpresa?
O Ka atual sempre foi bom de mercado – não é à toa que vende muito. E isso tende a reduzir a sua desvalorização.
Por outro lado, não acho surpresa nenhuma o resultado desse estudo considerando a pífia experiência de pós-venda que tive. E sei que tudo isso pesou ainda mais na fatídica decisão da Ford fechar as suas fábricas no Brasil.
É vida que segue…
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem