Volkswagen Taos foi apresentado simultaneamente para 35 países e mostrou que o Jeep Compass não terá vida fácil. Para isso, ele unirá os pontos positivos dos irmãos menores, T-Cross e Nivus, com mais espaço interno e um visual “divido em dois”. Modelo será fabricado na Argentina e será lançado no Brasil no segundo trimestre de 2021.
Segundo a Volks, o Taos se “caracteriza principalmente pelo design, tecnologia e segurança”.
Design dividido
O design, marca registrada do Nivus, também deve ser um dos destaques do Taos, muito por causa da sua “divisão”:
- Na dianteira, modernidade: frente elevada, linhas retas no geral e mais angulares no para-choque e estreia a nova assinatura noturna da marca, que conecta os faróis com uma linha de luz de LED que percorre a grade de um lado ao outro.
- Na traseira, conservadorismo: linhas retas, até bonitas, mas sem ousadia, passando uma sensação de ser outro carro. Pelo menos a nova identidade de LED também pode ser encontrada nas lanternas traseiras do veículo.
Nas laterais, gostei das caixas de roda, “quadradas” com os cantos arredondados, que lembram o seu principal concorrente, Jeep Compass.
Por dentro do Taos
No interior, a equipe de design da marca se inspirou em 3 conceitos-chave: “premium, único e sofisticado”.
Ou seja, espere algo superior ao T-Cross (incluindo o espaço interno), mais próximo do Tiguan, com direito a materiais macios ao toque, inserções em “couro” no painel e às luzes de ambiente com possibilidade de programação de 10 cores – como vi no Camaro.
Como no T-Cross e no Nivus, Taos terá Active Info Display e o sistema de infotainment VW Play.
Tecnologia
Com uma tela de 10,1″ sensível ao toque, o VW Play também oferece a possibilidade de baixar aplicativos na VW Play Apps, além de configurar o perfil, vincular o celular por meio de Wireless App Connect e ainda programar o serviço de manutenção do carro.
O Taos tem ainda o Active Info Display, painel digital de 10,25″ que oferece a possibilidade de personalizar as informações que são mostradas, de acordo com o gosto do motorista.
Além disso, o novo SUV possui um carregador de celular sem fio, que possibilita ao cliente carregar o celular sem a necessidade de usar um cabo.
Motor 1.4 TSI
Assim como o T-Cross e o Tiguan (que ficará só com o 2.0 turbo no futuro), o novo Volkswagen Taos conta com o motor 1.4 16V TSI, turbo, de quatro cilindros e injeção direta de combustível, que gera 150 cv com gasolina ou etanol e 25,5 mkgf de torque (250 Nm), entre 1.500 rpm e 4.000 rpm, com qualquer combustível.
Essa motorização é produzida em na fábrica de São Carlos, no interior de São Paulo.
Taos X T-Cross X Tiguan
Não sabemos ainda os dados técnicos do Taos, mas, considerando o seu provável tamanho e peso, espere um desempenho inferior ao T-Cross (1.335 kg) e superior ao do Tiguan (1.562 kg).
O mesmo podemos esperar do preço, que deverá partir da casa de R$ 130.000, chegando a até R$ 150.000 (até 2022 custará uns R$ 200.000 – anotem isso).
- Volkswagen Tiguan Allspace 250 AT DSG de 6 marchas – R$ 145.430
- VolkswagenT-Cross Highline 250 AT6 – R$ 122.990
Segurança
Controle adaptativo de cruzeiro
O T-Cross sempre se apoiou em segurança para vender mais. O Taos irá além e chegará no ano que vem com sistema de controle adaptativo de cruzeiro (ACC) com stop & go, que permite que o Taos seja conduzido mantendo uma velocidade pré-selecionada e conservando a distância do veículo à frente de forma autônoma.
Se este veículo parar por completo e arrancar novamente dentro de 3 segundos, o Taos realizará o mesmo movimento.
Frenagem autônoma de emergência
Outro elemento de segurança é o sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB) com detector de pedestres. A partir de um radar frontal que está sempre ativo, ele identifica o risco de colisão ou atropelamento e alerta o motorista sobre esta possibilidade.
Caso o motorista não reaja, o veículo freia automaticamente de forma autônoma, evitando ou reduzindo um acidente.
Detector de ponto cego e de tráfego traseiro
O Taos vem ainda com detector de ponto cego, que detecta objetos no ponto cego do motorista e o avisa quando um veículo se aproxima por trás, mantendo a segurança em uma tentativa de mudança de faixa.
Este último elemento é complementado pelo detector de tráfego traseiro, estrategicamente projetado para evitar colisões em estacionamentos. Ele identifica os veículos que se aproximam por trás, alertando o motorista e freando automaticamente em caso de risco.
IQ. Light
O novo Taos também conta com a mais recente tecnologia de iluminação da marca, chamada IQ. Light. Ela permite que os faróis de LED tenham um alcance maior e mais amplo nas laterais.
Também inclui assistentes inteligentes para a direção, como o “dynamic light assist”, que ajusta o facho dos faróis para evitar ofuscamento de outros motoristas. Por último, a “luz de conversão dinâmica” acende de acordo com o ângulo de direção que o motorista aplica ao volante.
Outros equipamentos de série
Além dos itens citados acima, o Taos deverá vir equipado (não sei se em todas as versões) com:
- seis airbags
- controles de tração e estabilidade
- assistente de partida em rampa
- ar-condicionado digital de duas zonas
- freio de estacionamento (“de mão”) eletrônico
- direção com assistência elétrica
- trio elétrico
- bancos com aquecimento
- abertura das portas dianteiras e partida do veículo sem chave
- entradas USB para carregamento rápido
- sensores de chuva e crepuscular
- retrovisor direito com Tilt Down
- abertura interna do porta-malas
- ajuste de altura e profundidade do volante (revestido em couro com comandos do som, bluetooth para celular e cruise control)
- Câmbio automático com trocas sequenciais por paddle shift
- Sistema star & stop
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
- câmera de ré
- Luz diurna de LED
- Faróis full LED
- Sensor de pressão dos pneus
Taos e a Argentina
O novo SUV coincide com a celebração do 40º aniversário da marca na Argentina e significa um investimento de US$ 650 milhões destinados à modernização dos equipamentos e da infraestrutura da planta de General Pacheco, em Buenos Aires.
Com a implementação da nova plataforma global MQB e uma nova área de pintura, a planta se beneficiará com economia no consumo de água e energia, além de uma redução de emissão de partículas.
Resumo da obra
O Taos será lançado em 2021 com o objetivo de tirar o Compass do trono. Para isso, se apoiará no seu projeto mais moderno, que entrega mais tecnologia e segurança.
Por outro lado, o fato da Volkswagen ter mostrado sua novidade cerca de seis meses antes do lançamento permite à Jeep se preparar para um contra-ataque em grande estilo, começando pelo motor: Compass terá o novo Firefly 1.3 turbo, que terá cerca de 180 cv, criando mais uma vantagem em relação ao VW, junto à opção diesel 4×4.
Essa briga promete!
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
Vamos ver o preço que poderá colocar o Taos em condição de brigar com o Compass que continua com um design mais bonito. Itens de segurança fazem a diferença além do bom motor!