Volkswagen Virtus e Polo 2021 continuam sendo dois dos principais representantes dos seus respectivos segmentos no Brasil e, por isso, abriram mão de muitas novidades para a nova linha. Mas fique atento nos preços!
Volkswagen Polo 1.0 2021 – de entrada
Uma das principais novidades da linha 2021 está na versão de entrada 1.0 MPI do Polo, que agora passa a contar de série com o volante multifuncional e sistema de som ‘Composition Touch’ com App-connect.
O ‘Composition Touch’ tem tela colorida de 6,5″ , sensível ao toque e com função de espalhamento para smartphones com sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
Volkswagen Polo Highline 2021 e Virtus Highline 2021
Nas configurações topo de linha Highline, tanto do Polo quanto do Virtus, os espelhos retrovisores externos com função de rebatimento passam a figura na lista de equipamentos de série.
Volkswagen Polo GTS 2021 e Virtus GTS 2021
A versão esportiva GTS de Polo e Virtus também traz, na linha 2021, os espelhos retrovisores externos com função de rebatimento. Entre os opcionais, a novidade é a oferta de belas (e ruins para as ruas brasileiras) rodas de 18″, que custam R$ 1.470.
Volkswagen Polo 2021 – Preços
- Volkswagen Polo 1.0 MPI – R$ 58.150
- Volkswagen Polo 1.6 MSI – R$ 67.890
- Volkswagen Polo 1.6 MSI AT6 – R$ 68.150
- Volkswagen Polo Comfortline 1.0 200 TSI AT6 – R$ 76.390
- Volkswagen Polo Highline 1.0 200 TSI AT6 – R$ 89.090
- Volkswagen Polo GTS 1.4 250 TSI AT6 – R$ 105.350
Os valores do Polo, como de praticamente todos os carros fabricados no Brasil, estão muito altos. A versão de entrada, por exemplo, ficou mais bem equipada na linha 2021, mas deveria estar na casa de R$ 52.000.
Já a 1.6 manual perde o sentido com com a sua irmã 1.6 automática custando apenas R$ 260 a mais. A manual deveria ter o preço reduzido para a casa de R$ 60.000.
Falando dos acabamentos Comfortline e Highline, com o interessante motor 1.0 12V turbo, com três cilindros e injeção direta, muito provavelmente o alto número de componentes importados faz o preço subir muito por causa do dólar absurdamente alto, mesmo com o veículo pagando menos imposto (outro fator muito oneroso) por ser 1.0.
Ainda assim, Comfortline deveria custar, pelo menos, R$ 4.000 a menos. A Highline, uns R$ 10.000 a menos. O GTS eu nem comento por ser um veículo de nicho.
Volkswagen Virtus 2021 – Preços
- Volkswagen Virtus Sente 1.6 MPI AT6 – R$ 68.490
- Volkswagen Virtus 1.6 MSI – R$ 73.050
- Volkswagen Virtus 1.6 MSI AT6 – R$ 78.850
- Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 200 TSI AT6 – R$ 82.890
- Volkswagen Virtus Highline 1.0 200 TSI AT6 – R$ 96.550
- Volkswagen Virtus GTS 1.4 250 TSI AT6 – R$ 110.750
Entre o Polo 1.6 AT6 e o 1.0 TSI AT6, existe um abismos de R$ 8.240. Na linha Virtus 2021, essa diferença é mesmo da metade do hatch: R$ 4.040 – muito mais plausível para a proposta do sedã e que deveria ser a mesma para o irmão mais curto.
Custando incríveis R$ 13.960 a mais do que o Comfortline, Virtus Highline está totalmente deslocado, com um preço extremamente desfavorável a ele, pois o coloca na briga com sedãs médios.
Mais uma vez, o GTS eu nem comento.
Alguns equipamentos de série
Entre os principais itens de fábrica, todas as versões têm :
- quatro airbags (dois frontais e dois laterais)
- freios ABS com EBD
- controles de tração (ASR) e estabilidade (ESC)
- bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
- assistente e partida em aclive/subida (HHS)
- cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes
- direção com assistência elétrica
- ar-condicionado
- volante multifuncional
- banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
- banco traseiro com encosto rebatível
- desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
- para-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo
- trava elétrica (com travamento remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível)
- vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros
Vídeo especial – Volkswagen Polo Highline
Opcionais Volkswagen Polo 2021
Polo 1.0 MPI
- Connect Pack (R$ 3.410): sensor de estacionamento traseiro, retrovisores elétricos e rodas de liga leve aro 15”.
Polo 1.6 MSI AT6
- Interatividade (R$ 2.730): sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve aro 15”.
Polo Comfortline 200 TSI AT6
- Tech I (R$ 2.090): chave presencial, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, cruise control (“piloto automático”), retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e volante multifuncional com revestimento de “couro”.
- Comfort Tech (R$ 5.410): Tech I + ar-condicionado automático digital, câmera de ré, detector de fadiga, rodas de liga leve aro 16” e revestimento interno de “couro”.
Polo GTS
- Rodas de liga-leve 18″ (R$ 1.470)
Teste – Volkswagen Virtus Highline
Opcionais Volkswagen Virtus 2021
Virtus Comfortline 200 TSI AT6
- Tech I (R$ 2.080): chave presencial, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, pilo automático, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e volante multifuncional com revestimento de couro.
- Comfort Tech (R$ 5.400): todos os itens do “Tech I” mais ar-condicionado automático digital, câmera de ré, detector de fadiga, rodas de liga leve aro 16” e revestimento interno de couro.
Virtus GTS
- Rodas de liga-leve 18″ (R$ 1.470)
Teste do ALTO – Volkswagen Virtus
Resumo da obra
Seguindo uma tendência de mercado puxada pela pandemia, as mudanças foram mínimas para a linha 2021 do Polo e do Virtus. A Volkswagen manteve sua excelente dupla competitiva, embora os preços me desanimem – mas esse é um mal geral da indústria automotiva.
Para a linha 2022 (ano que vem) ou, mais provável, 2023 (em 2022), ambos os modelos receberão a bem-vinda reestilização de meia vida, com mudanças externas e internas, incluindo na lista de equipamentos.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem