O Honda City 2019 continua sendo um excelente carro, mas, mesmo depois do balde de água fria do ano passado, a marca japonesa continua me decepcionando ao não atualizar o seu belo sedã com mais itens de segurança, o deixando, infelizmente, cada vez mais para trás em relação à concorrência.
Embora beleza de um carro seja um aspecto subjetivo, o design do City 2019, que chegou na linha 2018, é muito bonito – o melhor visual de toda a história do City. A dianteira recebeu um “quê” de Civic, enquanto a traseira, seu ponto alto, recebeu mudanças pontuais.
Novidades do Honda city 2019
O City 2019 continua com as mesmas cinco versões: DX (manual), Personal, LX, EX e EXL (todas com câmbio automático do tipo CVT, que simula sete marchas – na EX e na EXL o modelo conta com paddle shift).
A única novidade da linha 2019 foi reservada para o City EX: nova central multimídia, desenvolvida no Brasil, com tela de 7″ sensível ao toque e conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto (permite acessar o Waze), além da reprodução de músicas via Bluetooth, por dispositivos portáteis, ou de serviços de streaming.
Essa central oferece a visualização da câmera de ré com três ângulos de visão e indicação de distância por cores, além de diversas possibilidades de regulagem de áudio.
E só…
Mas e a segurança?
Ou seja, versões DX, Personal e EXL continuam iguais. Ou melhor, quase iguais, pois os preços subiram, com exceção da Personal – veja abaixo.
Ou seja, inexplicavelmente, o City continua sem ser equipado com controles de tração e de estabilidade – que são de série no Fit desde a linha 2018!
Equipamentos de série e preços
Honda City DX 2019 (manual): R$ 62.500 (preço linha 2018: R$ 60.900)
Ar-condicionado, direção elétrica; trava, retrovisores e vidros (com one touch e fechamento automático por meio do alarme) elétricos; volante com regulagem de altura e profundidade; sistema de som com Bluetooth e entrada USB, rodas de liga leve de 15″, chave do tipo canivete, preparação para som, palhetas de limpadores do para-brisa do tipo flat blade, entre outros.
Honda City Personal 2019 (CVT): R$ 68.700 (Igual a linha 2018)
Itens da versão DX com a adição de transmissão automática do tipo CVT com piloto automático (cruise control), retrovisores com luz indicadora de direção e o painel Bluemeter.
O City Personal 2018 conta ainda com um pacote opcional composto por rodas de 15″ e sistema de áudio, que ativa equipamentos pré-instalados no modelo, como os alto-falantes, controle de áudio no volante, sistema HFT por Bluetooth e câmera de ré com multivisão.
Honda City LX 2019 (CVT): R$ 74.200 (preço linha 2018: R$ 72.500)
Adiciona rodas de liga leve de 16″, faróis de neblina, lanternas com guias de LED; nova cor para o acabamento no painel (cinza mais escuro), nova padronagem dos bancos em tecido; bancos traseiros rebatíveis em 40/60 e controle de áudio no volante.
Honda City EX 2019 (CVT): R$ 79.900 (preço da linha 2018: R$ 77.900)
Adiciona airbags laterais (totalizando 4), ar-condicionado digital (com os inúteis botões touchscreen), piloto automático (cruise control); sistema multimídia de 7″ e oito alto falantes, câmera de ré; borboletas atrás do volante, que é revestido em couro; apoio de braço central dianteiro revestido e com porta-objetos.
Honda City EXL 2019 (CVT): R$ 85.400 (preço da linha 2018: R$ 83.400)
Itens da versão EX além de airbags do tipo cortina (totalizando seis), retrovisores elétricos com rebatimento automático, central multimídia de 7″ com navegador integrado e conectividade com o sistema Apple CarPlay e Android Auto, bancos revestidos em couro; retrovisores elétricos com rebatimento automático, tanto por meio de um botão interno, como pela chave.
Cores e garantia do Honda City 2019
Todas as versões trazem as seguintes opções de cores: Branco Tafetá (sólido), Azul Boreal, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas), Branco Estelar e Preto Cristal (perolizado). Os valores adicionais para pintura são: metálica (R$ 990) e perolizada (R$1.290)
A linha possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
Motor do Honda City 2019
Sem tanque de partida a freio, o motor 1.5 16V i-VTEC FlexOne não mudou e desenvolve 115 cv de potência a 6.000 rpm e 15,2 mkgf de torque a 4.800 rpm com gasolina e 116 cv e 15,3 mkgf com etanol – nos mesmos regimes de giro.
Resumo da Obra
O City continua sendo um excelente carro por ter um espaço interno legal, ótimo porta-malas, conjunto mecânico interessante (embora o motor já mereça uma atualização), visual bacana, acabamento justo e toda a confiabilidade da Honda.
Entretanto, está ficando para trás por ter tido mais um aumento de preço (menos Personal) sem que nada fosse acrescentado (com exceção da versão EX) e, principalmente, por não oferecer, de série, controles de tração e de estabilidade.
Esse também é um problema para o Chevrolet Cobalt, mas não é para o Volkswagen Virtus (versão Highline), Ford New Fiesta Sedan (todas as versões) e Toyota Yaris Sedan (todas as versões), por exemplo.
Se em 2018 até agradou, mas jogou um balde de água fria no final, agora, na linha 2019, a decepção com a Honda foi ainda maior. Ainda assim, recomendo o City para todo mundo.
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Opa, excelente carro, merecia atenção por parte da montadora. Uma remodelada igual ao Civic e conforme vc comentou atualizar os intens de segurança.
Cara !!! Muita informação aqui.
Gostei muito.
Boa tarde. Vale a pena eu comprar o city 2019?