O Honda Fit 2019 acaba de chegar ao mercado brasileiro trazendo mais alguns itens de série, uma nova cor e, claro, outro aumento no já elevado preço. A partir disso pergunto: vale a pena comprar um?
Novidades por fora
Antes de responder, saiba que o a linha 2019 trouxe ao Fit, como item de série para todas as versões, luzes de rodagem diurna em LED, sendo posicionadas no para-choque nas versões DX, Personal, LX e EX, e nas extremidades dos faróis na versão EXL, que possui o conjunto óptico em LED.
A nova cor, vermelho Vênus, metálica, é exclusiva do modelo e pode ser aplicada à todas as versões do Fit, complementando a gama que já disponibilizava: Branco Tafetá (sólido), o Azul Boreal, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas), Branco Estelar e Preto Cristal (perolizados).
As cores sólidas metálicas adicionam R$ 990 ao preço do veículo, enquanto a perolizada acrescenta R$ 1.290.
Novidades por dentro
Outra novidade, mas apenas para a versão EX, é a adoção de uma nova central multimídia, desenvolvida no Brasil, que traz conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, além de conexão Bluetooth, streaming, comandos por voz, visualização da câmera de ré com três ângulos de visão e indicação de distância por cores. O carro recebeu ainda dois tweeters no painel, complementando o sistema sonoro composto de quatro alto-falantes.
O Fit LX 2019 tem agora rádio AM/FM e CD player com visor LCD de 5″, Bluetooth, e incorpora a câmera de ré com três ângulos de visão (panorâmica, normal e superior). O sistema HFT (Hands Free Telephone), posicionado junto ao volante, possibilita o atendimento de uma ligação por meio da conexão sem fio juntamente com a função de viva-voz.
O resto já conhecemos
Para quem não se lembra, o Fit 2018 trouxe ligeira mudança visual (para melhor), controles de tração e estabilidade, assistência de partidas em rampas, entre outras novidades.
O modelo traz alguns diferenciais como o aproveitamento do espaço interno, com o tanque de combustível na posição central, e o exclusivo sistema Magic Seat de configuração modular dos bancos nas versões LX, Personal, EX e EXL. A tecnologia permite diversas configurações para acomodação de objetos longos e altos, além do modo Refresh, onde o encosto dianteiro alinha-se ao assento traseiro, em um encaixe que aumenta a capacidade de acondicionamento do veículo.
Honda Fit DX 2019 – R$ 60.500
O Honda Fit DX 2019, o de entrada, tem, como itens de série, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; retrovisores elétricos na cor do veículo; luz diurna em LED; maçanetas externas na cor do veículo, ar-condicionado; sistema de áudio 2DIN (AM-FM/USB/Bluetooth), dois alto-falantes dianteiros; banco do motorista com regulagem de altura; coluna de direção ajustável em altura e profundidade, console central com porta-copos, encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes, tomada 12 Volts, vidros elétricos (com acionamento automático para o motorista), controles de tração e estabilidade, airbag duplo frontal, freio a disco na dianteira e (até hoje) a tambor na traseira com sistema ABS e EBD; assistente de partida em rampa; chave tipo canivete com controle de abertura/fechamento das portas; trava elétrica com travamento automático acima de 15 km/h; sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantis; sistema de alerta de frenagem emergencial (ESS), entre outros.
Honda Fit Personal 2019 – R$ 68.700
A versão Personal é voltada para pessoas com necessidades especiais (PCD) e tem os itens do Fit DX 2019 com adição de câmbio automático CVT, cruise control (piloto automático) repetidores de seta nos retrovisores e sistema de rebatimento dos bancos.
Honda Fit LX 2019 – R$ 72.800
A configuração LX 2019 tem os itens da DX e acrescenta acabamento do painel, portas e volante na cor prata, controle de áudio no volante, faróis de neblina, sistema de configuração modular dos bancos e câmbio automático CVT.
Honda Fit EX 2019 – R$ 78.300
Além dos itens do LX, o Fit EX 2019 conta com airbags laterais (totalizando quatro), descansa-braço central, vidros elétricos com função um toque para motorista e passageiro da frente; ar-condicionado digital automático, com painel touchscreen, que pouco agrega valor (como o do City); setas nos retrovisores externos; volante com paddle shift e controles do piloto automático e da nova central multimídia citada acima.
Honda Fit EXL 2019 – R$ 83.300
O Honda Fit EXL 2019 traz tudo acima além de retrovisores externos rebatíveis eletricamente, airbags do tipo cortina (totalizando seis), faróis de LED e bancos e volante revestidos em couro.
Motor e câmbio
Toda a linha Fit é equipada com o motor 1.5 16V i-VTEC FlexOne, que desenvolve 115 cv de potência e 15,2 mkgf de torque com gasolina e 116 cv e 15,3 mkgf com etanol.
Esse propulsor pode ser associado ao câmbio manual de cinco marchas (versão DX) ou à boa transmissão automática do tipo CVT, que simula sete marchas (todas as outras versões).
A linha possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
Evolução dos preços
Como era de se esperar, a linha Fit 2019 ficou ainda mais salgada. A versão topo de linha, EXL, que não recebeu nenhuma novidade, ficou R$ 2.400 mais cara em relação ao lançamento da linha 2018 e R$ 400 mais cara em relação ao preço oficial sugerido para a linha 2018 até 20 dias atrás.
Usando essa mesma lógica, o Fit de entrada, DX 2019, encareceu R$ 1.800 se comparado ao valor do lançamento da linha 2018 e R$ 300 em relação preço oficial sugerido para a linha 2018 até 20 dias atrás.
Veja os preços da linha 2018 há 20 dias e os preços sugeridos da linha 2019:
- Honda Fit DX – R$ 60.200 (2018) X R$ 60.500 (2019)
- Honda Fit Personal – R$ 68.700 (2018) X R$ 68.700 (2019) – (sem alterações)
- Honda Fit LX – R$ 71.900 (2018) X R$ 72.800 (2019)
- Honda Fit EX – R$ 77.500 (2018) X R$ 78.300 (2019)
- Honda Fit EXL – R$ 82.900 (2018) X R$ 83.300 (2019)
Evolução dos preços do Honda Fit de 2015 a 2019
Honda | Linha 2015 | Abril 2016 | Linha 2017 | Linha 2018 | Linha 2019 |
Fit DX manual | R$ 49.900 | R$ 56.200 | R$ 57.700 | R$ 58.700 | R$ 60.500 |
Fit DX automático CVT | R$ 54.500 | R$ 62.000 | R$ 63.200 | – | – |
Fit Personal automático CVT | – | – | – | R$ 68.700 | R$ 68.700 |
Fit LX manual | R$ 54.200 | R$ 62.100 | R$ 62.100 | – | – |
Fit LX automático CVT | R$ 58.800 | R$ 67.600 | R$ 67.600 | R$ 70.100 | R$ 72.800 |
Fit EX automático CVT | R$ 62.900 | R$ 72.600 | R$ 73.800 | R$ 75.600 | R$ 78.300 |
Fit EXL automático CVT | R$ 65.000 | R$ 75.700 | R$ 78.900 | R$ 80.900 | R$ 83.300 |
Resumo da obra
O Honda Fit 2019 traz poucas evoluções em relação à linha 2018, mas continua um excelente carro, se apoiando na sua qualidade e confiabilidade mecânica, rede bem vista e ótima valorização na revenda.
Se na linha 2018, considerei o aumento de preço abaixo do esperando levando em consideração a evolução e a quantidade de equipamentos que o carro ganhou, o mesmo não posso dizer agora.
Na verdade, toda linha Honda no Brasil custa mais do que deveria (o mesmo vale para a Toyota, para dar outro exemplo). O principal defeito do Fit 2019 continua sendo o preço.
Mas vale a compra?
Ainda assim, se você gosta do carro, pesquise a melhor oferta, negocie bem o preço e compre sem pensar, pois esse é um dos melhores Fits já feitos pela Honda no Brasil – se não for o melhor (ele é uma compra mais legal do que o WR-V).
Dê preferência para as versões DX e, especialmente, Personal, LX e EX. Evite a EXL porque pagar mais de R$ 80.000 num Fit não faz sentido levando com consideração os outros carros que você pode comprar por esse valor.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
Já tive um. Carro muito bom. Só vendo pq precisei de um sedan.
pegou um City?
Peguei um Civic. Isso foi há um ano e oito meses.
Estava com um FIT 2009 e passei pra um Civic 2014.
Comprei um honda fit (elx o mais completo que tinha) em novembro de 2019… com 2 mil km soltou as bieletas com 5mil km fui até uma concessionária honda e reclamei de um barulho que ele fazia quando ligava pela manhã e o alto consumo de combustivel “falatam que era normal” com 6mil km fui ate um auto center trocar um pneu que estourou com um buraco comentei sobre um barulho de suspensão do carro com o mecânico e o mesmo reapertou todos os parafusos do carro tinha parafuso que chegou a dar 1 volta e meia e agora com 10mil km levei para fazer à revisão e constataram que o motor realmente estava com um barulho anormal e agora era frequente( ja estava ate acostumado) e o carro ficou por duas semanas e ninguem conseguia me falar o motivo do tal barulho, foi totalmente desmontado e nem a concessionária sabia dizer o motivo ate que apareceu o técnico Henrique responsável pela fábrica e em apenas um dia ele constatou por foto sem laudos algum que ocasionou o problema ” combustível de má qualidade” e comentou que o carro estava com o motor carbonizado, logo eu que so coloco combustível num posto shell perto de casa nunca liguei para preço ou algo parecido, nem cheguei a viajar para lugar algum devido a essa pandemia e agora vou ter que entrar com uma ação na justiça contra a honda, pesquisei e escolhi o melhor carro pequeno automático no mercado e tive essa desagradável situação