Palio, Strada, Grand Siena, Idea, (Palio) Weekend e Punto: todos eles tiveram em comum praticamente a mesma oferta de propulsores. Mas, um “coração” nunca foi muito popular. Agora, a chegada do Fiat Argo praticamente sepulta o motor 1.6 E.TorQ.
Oficialmente, essa motorização não está morta. Mas basta olhar a oferta de carros da marca para perceber que o seu fim é iminente. Embora ainda apareça no site da Fiat, o Punto já saiu de linha, mas ainda pode ser encontrado em virtude de estoques das concessionárias.
Idea já deu adeus. Strada e (Palio) Weekend não contam mais com a oferta do propulsor 1.6 16V, enquanto o Palio irá perder as suas versões mais caras (se é que já não perdeu) com o lançamento do Argo.
O único representante 1.6 da turma hoje é o Grand Siena, que, assim como o Palio, deverá ser substituído pelo Cronos (Argo Sedan), ou seja, suas versões mais “refinadas” e caras darão adeus, ficando apenas as mais simples (por algum tempo).
Por que tirar de linha?
O motor 1.6 16V E.TorQ nunca vendeu (e rendeu) tanto quanto poderia. Por causa disso, a FCA deu atenção quase que exclusiva para o 1.8 16V E.TorQ, que precisava render como um 2.0, em virtude do lançamento (e peso) do Jeep Renegade e da picape Fiat Toro, além de, em paralelo, concentrar esforços nos novos propulsores Firefly.
Além disso, as motorizações da família Fire, 1.0 8V e 1.4 8V, amplamente populares, davam conta do recado na “parte de baixo da tabela”. Logo, o 1.6 ficou meio “perdido” no meio do caminho.
Com o lançamento do mais moderno e eficiente (embora mais fraco) motor 1.3 8V Firefly, de quatro cilindros, o 1.6, praticamente, perdeu o sentido de existir.
O motor
O propulsor 1.6 16V E.TorQ tem quatro cilindros e nunca contou com as “modernidades” do seu irmão 1.8. Ele desenvolve 115 cv de potência a 5.500 rpm e 16,2 mkgf de torque a 4.500 rpm, com gasolina, e 117 cv e 16,8 mkgf com etanol – nos mesmos giros.
Veja como que ele se relaciona com seus irmãos:
Motor Fiat | Número de cilindros | Potência gas/etanol (cv) | Torque gas/etanol (mkgf) |
1.0 8V Fire | 4 | 73/75 | 9,5/9,9 |
1.4 8V Fire | 4 | 85/88 | 12,4/12,5 |
1.0 6V Firefly | 3 | 72/77 | 10,4/10,9 |
1.3 8V Firefly | 4 | 101/109 | 13,7/14,2 |
1.6 16V E.TorQ | 4 | 115/117 | 16,2/16,8 |
1.8 16V E.TorQ | 4 | 135/139 | 18,8/19,3 |
Questão de tempo
Mas será que não o motor 1.6 16V não teria espaço para sobreviver no meio dos seus irmãos? Quem sabe com uma atualização, fazendo os seus números subirem para 120/122 cv e 16,5 e 17 mkgf, ficando mais econômico?
Quem responde é uma pessoa ligada à Fiat que pediu para não ter o seu nome revelado: “Tivemos mais planos para ele no passado. Agora é uma questão de tempo para ele sair de linha”.
Realmente, se o propulsor 1.6 E.TorQ fosse continuar entre nós, com certeza ele equiparia o Argo. Mas, como isso não acontece, vamos esperar o “cronometro” zerar para nos despedirmos oficialmente dele.
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nao vai fzer falta. nem esse motor nem o atual 1.8. ambos serao substituidos em 2018 pelo 1.3 TURBO
Já vai tarde. É FATO!V
Tenho um Grand Siena Dualogic 1.6 16v acho o desempenho dele excelente, acredito que a FIAT deveria aproveita-lo no Argo. na Minha opinião as opções de Motores deveria iniciar com 1.3 1,6 e finalmente 1.8 deixar o 1,0 para o Moby e UNO
Muito interessante! Realmente seria uma alternativa interessante!
Motor excelente tenho siena esse CE com esse motor ta com 304 ml km e ta muito bom ,pena que o cronos não vai tre esse motor
Daniel mais de 300 mil km!!!? e houve alguma manutençao mais cara nesse motor ate hoje ou nada? tenho um palio essence e foi de longe o melhor q ja tive…
Pois é, todos que conheço que possuem carros com 1.6 16v ou 1.8 16v estão satisfeitos com o motor. Acho estranho quando falam mal desse motor sendo que as especificações técnicas não diferem tanto dos concorrentes exemplo Toyota, Honda, Nissan entre outros. Exemplo básico foi o motor AP da Volkswagen que ficou em linha desde meados da década de 80 até 2009 na Saveiro G4 e ninguém reclamavam que já era pra ter retirado o motor do mercado. Outro exemplo são motor do Onix / Prisma / Montana que vem da era Monza início anos 80 até hoje 2020 ainda produzidos e ninguém reclama pra retira- lo de linha pelo contrário com várias opções de carros com motor 1.0 3 cilindros e os brasileiros insistiam em comprar o carro com o motor mais defasado de todos Onix 1.0 4 cilindros. Tem coisas que realmente não existem explicações, o melhor mesmo é possuir um veículo com esse motor, e rodar uma certa kilometragem ou ver com taxistas em relação desempenho e consumo
A decisão de acabar com as versões 1.6 do palio, abre a possibilidade desse motor ser usado no ARGO. A motorização 1.0 no ARGO só se fosse turbo, como ocorre nas versões top de Polo e Golf na VW. Além disso, esse motor 1.8 é o pior da família E-Torq. Já está na hora de a FIAT se preocupar em preencher sua família de motores com coisa mais moderna
Puta motor, em comparação com o EA111 da linha Wolks dá um show!!
Principalmente em manutenção e confiabilidade.
Mas, tecnologia é tecnologia, fabricantes sempre tentando tirar mais proveito de menos e os cliente querendo eficiência e economia.
Felizmente isso é possível.
Para os que falam asneiras sem pensar aí vai:
https://www.noticiasautomotivas.com.br/mecanica-e-manutencao-na-vida-util-de-motores-e-torq/
Ele mesmo já desmentiu isso, existe sobre medida nas concessionárias fiat sim! Tem gente que devia pesquisar antes de sair soltando asneira por ai!
“Entendidos”, leiam com atenção:
O motor E.torQ tem origem BMW, era o Tritec que equipava os modelos da MINI antigamente na década de 90. É um motor que está no mercado há muito tempo. A BMW colocou outros motores mais modernos e então a Fiat comprou a fábrica da marca alemã por aqui, mudou o nome do motor e passou a usá-lo em seus produtos.
Os motores E.torQ tiveram muito pouca coisa mudada da era Tritec. O fato de não usar correia dentada é uma grande vantagem, é menor a chance de ter problemas grandes lá na frente. Para o ADG, o melhor motor E.torQ é o 1.6, que é do tamanho certinho pro bloco. Já os 1.8 tem um diâmetro maior de cilindro, por isso não existe sobremedida, é um motor que não dá retífica, isso pode ser um prejuízo enorme lá na frente. O espaço entre os cilindros é muito pequeno e alguns motores chegaram a quebrar por causa disso.
Ou seja, o 1.8 e-torq é BOMBA.
Este motor nada tem haver com o BMW, ele é um autêntico Chryler, só que eles miniaturizaram o bloco e cabeçote, comparem o motor 2,4 com o tritec são parecidíssimos. O que a BMW fez foi rachar custos e comprar parte do motor.
Leandro sou mecânico e concordo com você.
NÃO DEVERIAM TER MATADO O 1.6 E-TORQ, AS AÇÕES CONTRA A FIAT E SEU “FAMOSO” 1.8 E-TORQ JÁ COMEÇARAM….
Já deviam ter matado a séculos que bosta ! O fire dá de 10 a zero tanto em manutenção Qt em economia! Já passou da hora xô etorq
Acho esse motor muito bom tenho um palio sporting anda bem e econômico, já tive New Fiesta 1.6 e hb 20 mas prefiro o palio pois ele dar show
A maioria das pessoas que conheco que tem carro com esse 1.6 nao reclamam, so elogios. A FIAT e que deveria te-lo ajustado melhor no mercado de seus veiculos. Cronos com esse 1.6 seria bem melhor do que com o 1.8, na relacao custo beneficio.
Estou interessado numa Strada 16v 1.6 eTorq, mas me chamou a atenção que este carro só utilizou este motor em 2013. Depois trocou de motorização.
Quais os riscos de comprar um carro com o motor 1.6 eTorq?
Tenho um Punto 1.6 motor excelente anda muito
Reportagem parcial e tirando conclusões equivocadas! O motor 1.6 etorq é excelente, econômico e durável. Meu Grand Siena está com 170 mil Km.
A Fiat enterrou o etorq devido a sua política que priorizou o 1.4 fraco, porque tem vantagem em custo de produção e preço final menor. Valeu-se da falta de conhecimento da grande maioria dos consumidores. Basta uma pesquisa rápida e algum estudo do assunto para entender as diferenças e a relação custo x benefício.
Tenho um PALIO SPORTING Interlagos 1.6 16V etorq. É um excelente motor! 129.000 km e a única coisa que troquei no motor foi junta da tampa de válvulas e sensor de posição do comando de válvulas. Recomendo sim este motor pelo desempenho e baixo consumo usando gasolina.
Abraços