Não dá mesmo para entender. Foi só o Mobi começar a ter vendas mais consistentes, batendo o Volkswagen up!, para a Fiat fazer o quê? Aumentar os preços do carro!
Sim, você não leu errado. Seis meses depois do seu lançamento, a marca italiana, infelizmente, já elevou o preço do Mobi 2017, exatamente no momento em que o carro começava a dar um embalo nas vendas. Eu disse que não dá para entender, mas na verdade, dá sim e é muito simples: elevar ainda mais a margem de lucro por unidade vendida, mesmo que isso custe a liderança do mercado – essa é a filosofia adotada pela Fiat há mais ou menos um ano.
O objetivo é aproveitar o bom momento do seu novo pequeno no mercado e, ao mesmo tempo, ocupar o espaço deixando pela Volkswagen, que teve sérios problemas de produção de seus modelos devido à falta de peças de fornecedores nos últimos meses, como o up!. Veja a evolução dos emplacamentos dos dois carros de acordo com a Fenabrave (o “Mini Kombi” ainda bate o novo ítalo-brasileiro no acumulado do ano):
Emplacamentos 2016 | Fiat Mobi | Volkswagen up! |
Setembro | 3.264 unidades | 1.863 unidades |
Agosto | 3.840 unidades | 3.002 unidades |
Julho | 3.601 unidades | 3.406 unidades |
Junho | 2.822 unidades | 3.488 unidades |
Maio | 2.407 unidades | 3.227 unidades |
Abril* | 1.062 unidades | 3.278 unidades |
Janeiro a setembro | 17.089 unidades | 28.569 unidades |
*: Mês de lançamento do Mobi
Agora veja o novo (e ainda mais) elevado preço do Fiat Mobi 2017:
Modelo/Valor | Preço 2016 – Abril | Preço 2016 – Outubro |
Fiat Mobi Easy | R$ 31.900 | R$ 32.380 |
Fiat Mobi Easy On | R$ 35.800 | R$ 36.340 |
Fiat Mobi Like | R$ 37.900 | R$ 38.470 |
Fiat Mobi Like On | R$ 42.300 | R$ 42.930 |
Fiat Mobi Way | R$ 39.300 | R$ 39.890 |
Fiat Mobi Way On | R$ 43.800 | R$ 44.460 |
Pelo menos, será que esse aumento veio acompanhado de alguma melhoria, adição de equipamento ou evolução técnica? Quem sabe motor 1.0 6V de três cilindros ou direção elétrica? Não, não foi dessa vez, infelizmente.
Mas o Mobi está escalado para receber o novo propulsor 1.0 Firefly da marca, que deve equipar, inicialmente, as versões topo de linha – ou uma provável nova versão mais “refinada”. Agora me pergunto: quanto ela irá custar? Nesse ritmo, um carro que deveria custar menos de R$ 30.000 terá uma versão valendo mais de R$ 46.000!
Pois é… Se o custo/benefício não era dos melhores antes, imagina agora. Pelo menos o Mobi não é um carro ruim.
Sinceramente,por este preço sou muito mais um UP TSI que tem muito mais motor e equipamentos,com melhor custo/beneficio.