Consolidada e com uma das melhores safras de veículos de sua história no Brasil, a Honda acaba de lançar a linha 2017 do HR-V e do Fit. No caso do SUV, a marca mirou um potencial concorrente, enquanto o Fit, veículo muito superior aos adversários, ficou mais seguro na versão topo de linha. Uma pena que o custo/benefício dos veículos tenha piorado ainda mais com a elevação dos preços.
HR-V
Sucesso de vendas no Brasil desde o seu lançamento, o HR-V recebeu alterações em todas as versões na linha 2017, como novo revestimento para as laterais de portas, controles de som no volante também na versão LX e ganchos para a fixação dos tapetes no assoalho, além de (inadequadas para as nossas ruas e caras) rodas de liga-leve de 17″ de série.
Num contra-ataque ao Nissan Kicks SL (topo de linha), que recentemente passoui a ser vendido no México, o HR-V EX (intermediário) foi o que mais recebeu alterações: ganha ar-condicionado digital automático, paddle-shift atrás do volante para a troca de marchas (sete marchas simuladas no câmbio automático CVT) e aprimoramentos no sistema de áudio, com a adição de dois tweeters nas colunas dianteiras.
Tudo isso para equilibrar a disputa no quesito lista de equipamentos com o SUV da Nissan que, como vocês viram acima, enfrenta a versão intermediária do Honda com a sua topo de linha.
A versão mais refinada do HR-V, EXL, recebeu, como adição para o modelo 2017, faróis com acendimento automático.
Honda | Lançamento | Abril 2016 | Linha 2017 |
HR-V LX manual | R$ 69.900 | R$ 78.700 | R$ 79.900 |
HR-V LX automático CVT | R$ 75.400 | R$ 84.900 | R$ 86.800 |
HR-V EX automático CVT | R$ 80.400 | R$ 90.600 | R$ 93.000 |
HR-V EXL automático CVT | R$ 88.700 | R$ 99.200 | R$ 101.400 |
Fit
Já o Honda Fit chega à linha 2017 com aprimoramentos concentrados apenas em sua versão topo de gama, a EXL, que passa a contar com airbags laterais do tipo cortina e sistema multimídia com navegador integrado e tela sensível ao toque de sete polegadas.
Já disponíveis nas concessionárias da Honda e com garantia de fábrica de três anos sem limite de quilometragem, ambos os modelos trazem, agora, a opção da cor Prata Platinum Metálico, em substituição ao Prata Global Metálico.
Honda | Lançamento | Abril 2016 | Linha 2017 |
Fit DX manual | R$ 49.900 | R$ 56.200 | R$ 57.700 |
Fit DX automático CVT | R$ 54.500 | R$ 62.000 | R$ 63.200 |
Fit LX manual | R$ 54.200 | R$ 62.100 | R$ 62.100 |
Fit LX automático CVT | R$ 58.800 | R$ 67.600 | R$ 67.600 |
Fit EX automático CVT | R$ 62.900 | R$ 72.600 | R$ 73.800 |
Fit EXL automático CVT | R$ 65.000 | R$ 75.700 | R$ 78.900 |
Resumo da obra
Honda Fit e HR-V são carros excelentes! Prova disso é o alto índice de satisfação dos modelos, mostrando que o “vírus” que a marca japonesa consegue injetar nos seus clientes realmente funciona – vírus no bom sentido, de fazer o consumidor ficar fiel à montadora (eu sei bem como é isso).
A linha 2017 fez bem à dupla, que ficou mais equipada. Mas a política de preços da Honda está numa fase quase fora da realidade! A margem de lucro por unidade vendida já deve ter atingido um patamar altíssimo.
Desde quando vendi o meu Civic, penso em comprar um outro veículo da marca. Mas, infelizmente, os valores sobem num ritmo que o meu salário, definitivamente, não consegue acompanhar. Eu queria outro Civic, mas o patamar de preço entrou numa realidade que não é a minha. Considerei então o City e realmente pensei em comprar um. Mas veja abaixo porque ainda não coloquei um Honda novamente na minha garagem.
Honda | Preço 2015 | Preço 2016 | Preço 2016 2 | Preço 2016 3 |
City DX 1.5 MT | R$ 55.300 | R$ 58.000 | R$ 59.400 | R$ 60.900 |
City DX 1.5 CVT | – | – | – | R$ 66.400 |
City LX 1.5 CVT | R$ 64.900 | R$ 69.000 | R$ 69.000 | R$ 69.000 |
City EX 1.5 CVT | R$ 69.000 | R$ 72.500 | R$ 74.200 | R$ 75.700 |
City EXL 1.5 CVT | R$ 72.200 | R$ 77.900 | R$ 79.800 | R$ 81.400 |
Ainda bem que este virus não me pegou. É FATO!V
Reconheço que fui contaminado pelo vírus da Honda. A forma de sentir o veiculo é algo surreal. São veiculos exatos na engenharia, condução, conforto. Além disso, o pós venda é ótimo e olha que no primeiro dia de chuva o limpador traseiro não funcionava. No mesmo instante liguei na concessonária e fui agendado para o mesmo dia. Chegando ao local fui abordado pelo representante imediatamente. Parece que já me aguardavam. O carro foi reparado em 20 mim. e até então mais nenhum problema. Já estou com o veículo a 6 meses.
Que interessante, Gustavo.
Eu queria muito voltar a ter um Honda, mas os preços pedidos pela marca estão muito altos. Pensei num City EXL, mas, por R$ 81.000, tenho opções superiores.
Concordo, Parizzi. Honda tem os piores carros na relação custo/benefício. Além do mais, cria essa ilusão em relação ao seu pós-venda, uma vez que ele já foi pago durante a aquisição do veículo. Ou seja, não passa de uma obrigação oferecer um serviço de excelência, já pago anteriormente.
Também não concordo quando muitos enfatizam esse pós-venda com algo respeitável. Ora, como uma marca quer ganhar o respeito do consumidor se sequer disponibiliza VISIVELMENTE o plano de manutenção de seus veículos? Coisa que hoje em dia todos os fabricantes deixam claramente nos sites, podendo assim ser consultado através de uma simples consulta. Isso pra mim já basta. Uma baita falta de respeito com o consumidor.
no salao desse ano vao lançar o fit e city com motor 1.0 3cil com 130cv no lugar desse 1.5
O motor 1.5 turbo do Novo Civic ficaria muito bom no Hrv apesar de achar muito bom o atual 1.8. Agora se o Fit receber esse motor 1.0 deverá ficar muito econômico. Vai se tornar uma boa opção urbana e até quem sabe ter uma redução de preço devido a tributação menor. Vamos ver se a Honda não vai vacilar igual a Ford.