Demorou muito, mas finalmente a General Motors tomou vergonha e lançou a nova geração da picape Chevrolet S10 no Brasil. E, pelo conjunto da obra, a longa espera valeu a pena. A nova S10 é bonita, moderna, bem equipada e aparentemente robusta e resistente.
A primeira S10 foi lançada em 1995. Mesmo com boa procura, principalmente por causa da relação custo/benefício, sua linha 2011 estava agonizando no mercado, implorando por mudanças mais do que urgentes – reparem aqui e no final do post. Agora, totalmente nova, a S10 está disponível em 12 configurações que variam entre cabine simples e dupla (uma pena a cabine estendida não ter voltado), versões LS, LT e LTZ, com duas opções de motores: 2.4 Flexpower e o novo 2.8 CTDI. Os preços variam entre R$ 58.868 e R$ 135.250 – todas as versões são equipadas, de série, com ABS.
Como esperado, a nova S10 segue a tendência visual mundial da Chevrolet. O estilo da dianteira pode ser reconhecido no Cruze, na Montana, no Cobalt e no Agile, por exemplo. Só que, na nova picape média, a “frente GM” ficou excelente, já que o veículo é grande. A traseira, de bom gosto, ficou bem tradicional.
Por dentro, o painel ultrapassado, os assentos desconfortáveis e o espaço apertado deram lugar à modernidade, conforto e segurança – apenas o espaço poderia ser ainda melhor. Assim como acontece com a Hilux, que padronizou o segmento no Brasil, a sensação é a de estar dentro de um carro de passeio. Até porta-trecos são abundantes: 16 na cabine simples e 26 na cabine dupla.
Outra tendência visual da Chevrolet foi usada no painel, que tem iluminação “Ice Blue”. Os comandos estão em boa localização e o conceito “Dual Cockpit”, adotado no Cruze, foi bem-vindo na picape.
Na parte mecânica, a principal novidade é o motor 2.8 Turbodiesel CTDI, que tem turbo de geometria varíavel, duplo comando de válvulas, injeção common rail, e mais algumas características que o fazem desenvolver 180 cv de potência a 3.800 rpm e 47,9 mkgf a 2.000 rpm. A Chevrolet disponibiliza duas opções de câmbio para a S10 a diesel: manual de cinco marchas e automático de seis velocidades.
A outra motorização disponível é a velha conhecida 2.4 Flexpower, que recebeu pequenas melhorias. O torque, que antes era de 21,9 mkgf com qualquer combustível a 2.800 rpm subiu para 22,3 mkgf com gasolina e 24,1 mkgf com etanol, ambos a 2.800 rpm. A potência ficou a mesma: 141 cv com gasolina e 147 cv com etanol, os dois alcançados a 5.200 rpm. A S10 flex tem apenas a opção da transmissão manual de cinco marchas.
A nova Chevrolet S10 com cabine simples mede 5,367 m de comprimento, 1,882 m de largura (sem os espelhos), 1,785 m de altura e tem 3,096 m de distância entre-eixos. Já a S10 cabine dupla mede 5,347 m de comprimento, 1,882 m de largura (sem os espelhos), 1,788 m de altura e tem 3,096 m de distância entre-eixos
A caçamba da S10 cabine simples tem volume de 1.570 litros de volume de caçamba (tem 2,32 metros de comprimento, 1,53 metro de largura e 0,44 metro de altura) e leva até 1.303 kg de carga na versão LS 4×2 a diesel. Com cabine dupla, o volume da caçamba cai para 1.061 litros e a capacidade de carga cai para até 1.208 kg na versão LS MT 4×2 a diesel.
NOVA CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.4 FLEXPOWER
Distância entre eixos (mm): 3.096
Comprimento total (mm): 5.367
Largura carroceria (mm): 1.882
Largura total (mm): 2.132
Altura (mm): 1.785
Caçamba (litros): 1.570
Capacidade de carga (kg): 1.078
Tanque de combustível (litros): 80
NOVA CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.8 TURBODIESEL CTDI
Distância entre eixos (mm): 3.096
Comprimento total (mm): 5.367
Largura carroceria (mm): 1.882
Largura total (mm): 2.132
Altura (mm): 1.785
Caçamba (litros): 1.570
Capacidade de carga (kg): 1.303 (4×2); 1.201 (4×4)
Tanque de combustível (litros): 76
NOVA CHEVROLET S10 CABINE DUPLA 2.4 FLEXPOWER
Distância entre eixos (mm): 3.096
Comprimento total (mm): 5.347
Largura carroceria (mm): 1.882
Largura total (mm): 2.132
Altura (mm): 1.788
Caçamba (litros): 1.061
Capacidade de carga (kg): 982 LS; 925 LTZ
Tanque de combustível (litros): 80
NOVA CHEVROLET S10 CABINE DUPLA 2.8 TURBODIESEL CTDI
Distância entre eixos (mm): 3.096
Comprimento total (mm): 5.347
Largura carroceria (mm): 1.882
Largura total (mm): 2.132
Altura (mm): 1.827
Caçamba (litros): 1.061
Capacidade de carga (kg): 1.208 (4×2 LS MT); 1.140 (4×2 LTZ AT); 1.106 (4×4 LS MT); 1.039 (4×4 LTZ AT)
Tanque de combustível (litros): 76
Velha S10 X Nova S10 |
Equipamentos
LS
Não importando a motorização, a S10 LS vem equipada de série com freios com sistema ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, grade de proteção no vidro traseiro, ganchos externos na caçamba, protetor de cárter e banco do passageiro maior, para acomodar dois ocupantes, além do motorista, limited slip (sistema de deslizamento limitado do diferencial).
S10 Cabine Simples LS Flex 4×2 manual – R$ 58.868
S10 Cabine Simples LS Diesel 4×4 manual – R$ 85.400
S10 Cabine Dupla LS Flex 4×2 manual – R$ 66.350
Dinossauro X Novidade |
LT
A versão Intermediária LT tem os equipamentos da LS além de alarme antifurto, alça de apoio dos dois lados, airbag duplo (cabine dupla), cobertura do piso em carpete, chave canivete, coluna de direção regulável, desembaçador do vidro traseiro, farol de neblina, gancho de reboque dianteiro, retrovisores com luzes indicadoras de direção, tampa traseira com chave (cabine dupla), travas elétricas, rodas de liga leve aro 16, pneus 245/70R16, sistema de deslizamento limitado de diferencial, CD player/MP3 com Bluetooth, entrada usb e entrada auxiliar, piloto automático com controles no volante e vidros elétricos nas quatro portas.
S10 Cabine Simples LT Flex 4×2 manual – R$ 61.890
S10 Cabine Dupla LT Flex 4×2 manual – R$ 72.490
S10 Cabine Dupla LT Diesel 4×2 manual – R$ 97.900
S10 Cabine Dupla LT Diesel 4×2 automática – R$ 103.900
S10 Cabine Dupla LT Diesel 4×4 manual – R$ 109.500
S10 Cabine Dupla LT Diesel 4×4 automática – R$ 113.400
Sem comentários… |
LTZ
Disponível apenas com cabine dupla, oferece os mesmos itens que a LT e ainda ar-condicionado digital, com acabamento cromado, bancos do motorista com ajustes elétricos, controles de tração e de estabilidade (versão LTZ diesel), controles do sistema de som, áudio e piloto automático no volante, luz de neblina traseira, lanternas traseiras em LED, regulagem elétrica dos faróis, bancos revestidos em couro, alavanca de câmbio, maçanetas externas com acabamento cromado, rodas de liga leve aro 17, pneus 255/65R17, e para-choque traseiro com molduras cromadas, estribos laterais e rack de teto.
S10 Cabine Dupla LTZ Flex 4×2 manual – R$ 84.400
S10 Cabine Dupla LTZ Diesel 4×2 automática – R$ 117.400
S10 Cabine Dupla LTZ Diesel 4×4 automática – R$ 135.250
Conclusão
Sem dúvida a nova Chevrolet S10 vai se manter na liderança do segmento, sem correr riscos. Além do novo S10 ser muito forte, a General Motors tem tradição em picapes no mundo todo. A nova S10 conta ainda com a grande rede da marca espalhada pelo Brasil, além, obviamente, das características que citei acima: modernidade, beleza, boa capacidade de carga, conforto, tecnologia e, segundo a marca, robustez.
Finalmente a GM tomou vergonha na cara e lançou a nova S10, vamos ver se vai reassumir o posto que ela reinou durante tantos anos. Teoricamente este modelo têm tudo pra brigar com igualdade com a Hilux. Seja Bem Vinda!!
essas fotos comparando as picapes sao demais… como a diferença é grande!
O que achei um grande trunfo, e que ela nao possue apenas versões mais caras, continuará com as versoes a gasolina com valores mais amenos, e outras versões com preço, motorizaçao e equipamentos para competir com a Hilux, Amarok, etc.
Alquem já sabe o consumo lt/km da nova S10 flex e dieesel?
Dados oficiais?
Freitas
A diferença entre a LT flex para a LT diesel é de R$25.410,00… Tudo isso por um motor a diesel???
As 4 Grandes adoram fazer o brasileiro de trouxa.
É Parizzi, vai ficar difícil para a concorrência… apesar de que, em se tratando de refinamento mecânico, dizem que a nova Ranger e a Amarok serão as referências do mercado.
Bom carnaval pra você!
Abs,
Pedro
Parizzi,
Qual o peso desta nova S-10? O consumo deste motor 2.4 flex na antiga S-10 era muito alto?
Espero que tenham mudado a filosofia de 1º vendas a qualquer custo, essa que levou a GM à falencia.
Ainda bem que o povo americano banca nessas horas, um concorrente a menos nããão!
Pergunto: quantos anos essa nova picape vai fica em produção?, será que bater o recorde da anterior?.
S10 SEMPRE VAI SER S10, POIS A CONCORRÊNCIA É PARA APERFEIÇOAR A S10. QUE ESPETÁCULO!!! PARABÉNS PELA INOVAÇÃO, PENA QUE DEMOROU UNS 3 ANOS, MAS ENFIM,,, VAI ATENDER A TODOS.
Comprei uma há duas semanas modelo LTZ Flex. O consumo esta na faixa de 7 a 8 com gasolina na cidade. Acho bom para a categoria do carro!
Lateral e traseira identica a hilux kkkkkkkkkkkkkk
Assisti na VRUM e informaram que a nova s-10 a diesel completa fez a média de 6,7 km/litro de diesel, que é um absurdo, deve ser a média de cidade, será que alguém já fez a média de consumo na estrada?????
Pois é nobre Parizzi ! inegávelmente a evolução necessária se fez sentir. Por alguns comentários, fica confirmada a dúvida em relação ao consumo cidade/estrada, específicamente no diesel, que até agora nos tradicionais modelos sempre foi o resultado interessante. Tive uma CD. ano 2000 e hoje tenho já há 06 anos uma CD.2004. Invariávelmente o consumo na cidade média de 9/10 km/litro e estrada ll a 13 km/litro. Será que o novo modelo seguirá essa performance? De qualquer maneira, a diferença é substancial e espera-se que também no conjunto tenha o mesmo sucesso obtido pela campeã de vendas até agora experimentado.
Adquiri uma S10 LTZ FLEX e como sei a utilidade de outros informarem a experiencia que tiveram com o veículo, informo que resido em uma cidade pouco montanhosa e minha S10 está fazendo em terno de 5,3 a 5,5 andando no Álcool, porém sem esticar a marcha e andando na casca, tendo em vista que se pisar legal o motor está andando bem, porém gasta bem, na faixa de 4,9 a 5.
Gostaria de saber o real consumo da S10 flex 2013 (gasolina, pois pretendo adquirir e tenho receio quanto ao consumo.
O problema da versão diesel, é que segundo já ouvi falar, indo a 120 ela faz metade da média que a Amarok faz, ou seja, 6,6 km/l contra 12 até 14 da amarok.
Tenho uma flex 2008 desde zero e o consumo médio é de 5km/l no álcool e de 8km/l na gasolina, no Rio de Janeiro. A utilizo como um sedan, com mais segurança. Vejo alguns comentários mais condizentes com um carro 1.0. Pessoal, uma pick-up oferece alguns prazeres, mas na cidade é um carro grande, consome etc. Não tem como esperar respostas de um carro menor, a pessoa precisa curtir o estilo. O novo modelo é mais bonito, assim como de outras marcas. Dependerá sempre de gosto e disponibilidade financeira. Estou satisfeito com a minha e quando tiver oportunidade compro outra flex. A diesel parece ser mais carro, mas seriam investimento e custo de posse (seguro, ipva etc) muito elevados para utilizar apenas na cidade, sem carga.
puts, tá muito feia a nova, prefiro a antiga msm .-.
Então compra uma antiga…Agora falar que a nova está feia? Esse é o motivo de ser ANÔNIMO!!!!
Pro bolso é loca de feia…aachei muito estilosa e bonita…
Tenho o modelo LT 2.8 Diesel 4X4. Andando com pé atolado no acelerador, andando no limite com media de velocidade entre 160km/h e 184km/h o consumo foi de 7,5km/l. A 100km/h já consegui média de 13km/l. A 120km/h a média fica em 10,5km/l a 11km/l.. Sempre na mesma rodovia. Na cidade o consumo fica entre 7 e 8km/l.
pretendo comprar uma flex queria saber o consumo