A história de 2016 se repete! Sem mudanças substanciais há bastante tempo, e sem previsão de uma futura nova geração no Brasil, o querido e veterano Fiat Doblò chega à linha 2017 um pouco mais equipado. Se, por um lado, ele ganhou mais itens de série, por outro, deu adeus ao motor 1.4 8V Fire Flex, que não vai deixar saudades.
Espaçoso, sem ambição e praticamente sem concorrentes, o Fiat Doblò Adventure 2017 recebeu uma ligeira mudança estética da parte de “aventura” externa, com rodas de liga leve (incluindo o estepe) de 16” com pintura escurecida exclusiva e novo acabamento cinza escuro na moldura do para-choque dianteiro. Na prática, uma alteração simples e sem impacto, que não altera o jeito desengonçado de ser do Doblò.
Internamente, a versão Adventure agora vem equipada com volante revestido em couro com comandos do rádio, apoia braço no banco do motorista e banco traseiro bipartido com cinto de três pontos para todos. Lembrando que esse acabamento traz como opcional o sistema de bloqueio de diferencial Locker, que permite superar terrenos um pouco mais adversos.
O Doblò Essence 2017, com 5 e 7 lugares, agora sai de fábrica com banco traseiro bipartido com cinto de três pontos e apoia braço no banco do motorista, além de ar-condicionado, direção (ainda) hidráulica, travas elétricas, barras longitudinais no teto, entre outros.
Como opcional, o Doblò Essence oferece o Kit Evolution, composto por rádio Connect CD MP3/WMA, retrovisores externos elétricos, faróis de neblina, volante revestido em couro com comandos do rádio (6 botões) e sensor de estacionamento traseiro – itens que deveriam ser de série num veículo que custa mais de R$ 70.000.
Entre os opcionais da Mopar, destaque para central multimídia com câmera de ré, grade divisória banco traseiro, alarme antifurto, barras transversais, Car Bag, entre outros.
Motor, velho conhecido
Sem a opção do propulsor 1.4 8V (85/86 cv e 12,4/12,5 mkgf), que foi corretamente aposentado para a linha Doblò 2017, uma vez que ele é fraco e o carro é pesado (1.4: 1.250 kg; Essence 1.8: 1.338 kg; Adventure 1.8: 1.463 kg), a única opção disponível, bem mais adequada por sinal, é a velha conhecida motorização 1.8 16V E.TorQ que, sem as atualizações da picape Toro, desenvolve 130 cv de potência e 18,4 mkgf de torque com gasolina e 132 cv e 18,9 mkgf com etanol.
Confira os preços abaixo da linha 2017:
Fiat | 2014 | 2015 | 2016* | 2016** | 2017 |
Doblò Attractive 1.4 8V | R$ 52.780 | R$ 57.950 | R$ 65.590 | R$ 69.970 | – |
Doblò Essence 1.8 16V (5 lug) | R$ 58.840 | R$ 64.610 | R$ 69.990 | R$ 74.660 | R$ 76.890 |
Doblò Adventure 1.8 16V | R$ 63.080 | R$ 69.480 | R$ 76.550 | R$ 81.510 | R$ 85.230 |
Doblò Cargo 1.4 8V | ND | R$ 46.020 | R$ 52.080 | R$ 55.570 | NA |
Doblò Cargo 1.8 16V | ND | R$ 51.400 | R$ 58.090 | R$ 61.980 | NA |
* – Preço no lançamento da linha 2016 em 31/08/15
** – Preço em 24/08/16
ND: Não disponível
NA: Não anunciado (ainda)
Complementando, o Doblò Essence 2017 de 7 lugares tem preço sugerido de R$ 78.290.
Resumo da obra
Aposentar o motor 1.4 foi uma boa para a linha Doblò, pois, além de ruidoso, esse propulsor não entrega bom desempenho, ainda mais num carro tão pesado – o consumo então era muito sacrificado. Embora pudesse ser mais econômico e com um funcionamento mais suave, o propulsor 1.8 é muito mais adequado ao desengonçado Fiat.
Outro ação correta da marca italiana foi equipar ainda mais o Doblò, mas boa a estratégia foi por água abaixo uma vez que os preços do modelo, que já eram altos, ficaram ainda mais elevados.
O Doblò oferece ótimo espaço e versatilidade mas, custando a partir de R$ 76.890, virou totalmente um carro de nicho. Por esse valor, prefiro um carro de outra marca que entrega mais desempenho, segurança, tecnologia e conforto (mas menos espaço).
Fotos: Fiat/Divulgação