Com alguma expectativa, finalmente a Renault mudou o Fluence na Europa. Agora, seu sedã segue a tendência de design dos mais recentes lançamentos da marca – diferente do que aconteceu com o modelo no México, onde, “nissanzinado”, ele regrediu muito visualmente.
O Fluence acompanha as mudanças que aconteceram no Clio vendido no velho continente (a quarta geração), e as do “novo” Clio vendido por aqui (muitas gerações para trás). Na dianteira, destaque para a nova grande, mais larga na parte superior, que destaca a logomarca da Renault. Nas extremidades, os faróis de neblina estão diferentes, e o carro ganhou, logo acima deles, luzes de LEDs diurnas. A traseira, aparentemente, não mudou.
Em relação ao nosso Fluence, a evolução foi muito bem-vinda. O modelo ganhou um aspecto mais esportivo, que deve fazer a diferença na hora da compra.
Por dentro, o quadro de instrumentos é digital e o freio de estacionamento passa a ser elétrico. Os sistemas interativos também evoluiram, com bluetooth para conexão do celular, e, principalmente, graças ao sistema R-Link (vendido opcionalmente), que tem tela touchscreen com GPS com comandos de voz, além de outras funções.
Painel tem instrumentos digitais e sistema R-Link – Fotos acima: Renault/Divulgação |
Na Europa, o Fluence conta com opções de motores a diesel e a gasolina.
No México (abaixo), o sedã da Renault regrediu na sua reestilização mais recente, ficando com a dianteira muito feia, que parece ter sido inspirada em modelos da Nissan (Versa?) ou no antigo Corolla.
Reprodução de Al Volante |
Duas fotos logo acima são do Fluence mexicano. Feio, não? – Renault/Divulgação |
E no Brasil?
No Brasil, para a nossa alegria, a Renault deve repetir por aqui as mudanças efetuadas no Fluence europeu em algum momento de 2013. Se os preços se mantiverem ou até cairem um pouco, o sedã francês poderá vender ainda mais.
Sua participação no mercado não é ruim, mas ele nunca vendeu o que realmente pode – o Fluence é um carro muito bom. Segundo a Fenabrave, de janeiro a outubro de 2012, foram emplacadas 13.029 unidades do Fluence, mantendo firme a quinta colocação no segmento de sedãs médios em 2012, à frente de concorrentes como Nissan Sentra, Hyundai Elantra, Kia Cerato e Peugeot 408.
Acima do Fluence estão Volkswawagen Jetta (18.306 unidades vendidas no mesmo período), Chevrolet Cruze (34.112), Honda Civic (41.907) e Toyota Corolla (45.520).
Mesmo com as mudanças, não existe nenhuma maneira do Renault brigar com os japoneses. Alcançar o Cruze também é difícil. Mas, se as alterações forem mesmo confirmadas, especialmente mais para o início de 2013, lutar pela quarta posição será algo realmente possível.
Qual o preço desses carros no mercado?
No México, a linha 2013 d0 Fluence varia de R$ 34.400 e R$ 45.600 – com a cotação de hoje (05/11), às 10h01.
Essa bagaça foi retido da Alemanha por falta de vendas.