Honda/Divulgação |
A palavra consolidar tem como principais significados “tornar(-se) seguro, sólido, firme, estável” – de acordo com o dicionário online Michaelis. Com isso em mente, analisei os dados do mercado nacional de automóveis em abril e o acumulado do ano de 2013, segundo a Fenabrave, e notei que o Honda Civic, pelo segundo mês consecutivo, bateu o Corolla na liderança do segmento, ultrapassando o sedã médio da Toyota também no somatório de janeiro a abril. Mas podemos considerar que o Civic se consolidou na ponta?
A Toyota ainda afirma no comercial que o Corolla é o líder absoluto da categoria, como pude assistir ontem a noite na TV. Claramente este comercial (reproduzido abaixo) está ultrapassado e acho até que merecia uma mudança de texto. Mas tudo bem.
Mas é fato que, até o momento, o Civic lidera o segmento. Mas ainda acho cedo para afirmar que o modelo se consolidou na ponta, mas acredito que o Honda continuará à frente do Toyota em 2013. Além do visual mais novo, que não me agradou muito, mas que é claramente mais atual do que o Corolla (2014), a oferta do motor 2.0 16V flex ao Civic foi muito bem-vinda. Imaginem então quando a Honda reestilizar o Civic por aqui, o deixando com o design da versão norte-americana? Só mesmo a nova geração do Corolla para competir.
Em março, foram emplacadas 4.865 unidades do Civic, contra 3.658 unidades do Corolla. Em abril, o sedã da Honda foi responsável por 5.636 unidades emplacadas, contra 5.111 unidades do Toyota.
Emplacamento de sedãs médios de janeiro a abril de 2013 no Brasil (Fenabrave)
1. Honda Civic – 15.821 unidades
2. Toyota Corolla – 15.673 unidades
3. Chevrolet Cruze – 7.463 unidades
4. Renault Fluence – 5.033 unidades
5. Volkswagen Jetta – 3.979 unidades
6. Fiat Linea – 2.582 unidades
7. Mitsubishi Lancer – 2.326 unidades
8. Kia Cerato – 2.308 unidades
9. Nissan Sentra – 2.216 unidades
10. Peugeot 408 – 1.698 unidades
11. Hyundai Elantra – 1.242 unidades
Hyundai/Divulgação |
i30 em queda livre
Se por um lado o Civic está buscando se consolidar na ponta do sedãs médios, na categoria de hatches médios o ex-líder i30 está descendo a ladeira. Responsável anteriormente por vendas vistosas, o modelo da Hyundai sofre com os absurdos preços cobrados pela Hyundai (e por alguns fatores externos, como impostos), e também com a oferta única do motor 1.6 16V flex, insuficiente para o veículo, já amargando a 6ª colocação no segmento. Veja:
Emplacamento de hatches médios de janeiro a abril de 2013 no Brasil (Fenabrave)
1. Ford Focus – 7.967 unidades
2. Chevrolet Cruze sport6 – 7.509 unidades
3. Volkswagen Golf – 4.187 unidades
4. Peugeot 308 – 3.733 unidades
5. Fiat Bravo – 3.380 unidades
6. Hyundai i30 – 3.180 unidades
7. Citroën C4 – 2.021 unidades
8. Nissan Tiida – 612 unidades
O mercado brasileiro já está dando o seu recado. Resta à marca coreana entendê-lo: i30 precisa custar (bem) menos e ter uma versão 2.0.