Mesmo com o mercado não tão aquecido como no ano passado, e com os atuais preços elevados, a Toyota não tem muito do que reclamar no Brasil: a empresa comercializou em setembro 17.471 unidades, o que representou um crescimento de 18% em comparação com o mesmo mês de 2013 (quando a marca vendeu 14.773 veículos). No acumulado do ano (janeiro a setembro), a Toyota já emplacou 136.002 veículos, o que significa um crescimento de 6% em relação a igual período de 2013, quando foram negociadas 127.774 unidades da marca. Obrigado Corolla!
O sedã, que teve sua nova geração lançada em março mais bonita, moderna, equipada e cara, acumulou vendas de 6.050 unidades em setembro, crescimento de 39% no comparativo com os emplacamentos do mesmo mês de 2013.
O compacto Etios, produzido na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), terminou o último mês com 5.695 unidades vendidas, computando as carrocerias hatchback e sedã, o que significa um volume 3,5% superior ao de setembro de 2013, quando foram emplacadas 5.498 unidades do modelo. Imaginem se o carro fosse mais barato, com melhor acabamento e tivesse um painel de verdade?
Atualmente, as duas plantas da Toyota do Brasil, em Sorocaba e Indaiatuba, onde é produzido o Corolla, operam acima das suas capacidades nominais (70.000 unidades por ano, cada), a fim de suprir a forte demanda pelos produtos da marca.
A Hilux obteve alta de 8% no último mês, ao realizar 3.781 novos emplacamentos, contra 3.507 registros de setembro de 2013. A A SW4 teve 1.106 unidades vendidas em setembro, um desempenho 46% superior em relação aos 755 utilitários esportivos emplacados no mesmo mês de 2013.