Eu estava voltando para casa ontem quando me deparei com um veículo quadriculado na rua. Ao me aproximar, percebi que era o novíssimo Jeep Reneage, o primeiro fruto da nova fábrica da Fiat Chrysler em Goiana, Pernambuco. O modelo está previsto para ser lançado no primeiro trimestre de 2015. Para uma primeira impressão, gostei muito do que vi.
Inicialmente, o tamanho do veículo chamou a minha atenção. Ele não é muito grande, mas também não é pequeno. Para um veículo dessa categoria, concorrente do Ford EcoSport e do caro Chevrolet Tracker, ele tem um tamanho adequado. Mesmo olhando para um veículo zebrado, o Renegade lembra um pouco o aspecto do Duster, mas com linhas mais bem resolvidas e modernas (o que não é difícil).
Dentro do possível, as lanternas traseiras atraíram a atenção de quem passava pelo local. Muitos pedestres e motoristas realmente não sabiam que carro era aquele. Na parte dianteira, que não consegui fotografar, ficou nítida a grade caraterística dos veículos da Jeep (veja abaixo). O modelo tinha pneus de 16″ para uso no asfalto (não eram de uso misto).
Segundo conversa com alguns “amigos italianos”, quando for lançado no ano que vem, o Renegade deverá ser vendido com duas opções de motor: 1.8 16V E.TorQ, que poderá ser atualizado, ganhando um pouco mais do que os atuais 130/132 cv de potência e 18,4/18,9 kgfm de torque, e 2.0 16V Multijet II diesel, que desenvolve 170 cv e 35,7 kgfm. O exemplar que flagrei provavelmente tinha motor a gasolina/etanol, pois não fazia o barulho característico de um propulsor a diesel (mesmo os mais silenciosos).
Um ponto bem interessante relacionado à parte mecânica é a transmissão. O Renegade brasileiro deverá sair de fábrica com câmbio manual de cinco (podendo ser seis) marchas e tração 4×2 na versão 1.8, com a opção de transmissão automática (nada de automatizado!). Já a versão 2.0 diesel deverá contar com as opções de tração 4×2 e 4×4, com câmbio automático de seis ou de nove marchas!
Em termos de tamanho, aspecto que gostei, como comentei antes, o Jeep Renegade mede 4,255 m de comprimento, 1,805 m de largura, 1,697 m de altura e tem 2,570 m de distância entre-eixos. Com 260 litros de capacidade, o porta-malas será o menor da categoria e um dos principais defeitos do carro.
Veja um comparativo com os atuais e futuros concorrentes:
Jeep Renegade | Ford EcoSport | Chevrolet Tracker | Renault Duster | Renault Captur | Peugeot 2008 | |
Comprimento | 4,255 m | 4,241 m | 4,248 m | 4,315 m | 4,122 m | 4,159 m |
Largura | 1,805 m | 1,765 m | 1,776 m | 1,822 m | 1,778 m | 1,739 m |
Altura | 1,697 m | 1,696 | 1,647 m | 1,634 m | 1,567 m | 1,556 m |
Entre-eixos | 2,570 m | 2,521 m | 2,555 m | 2,673 m | 2,606 m | 2,538 m |
Porta-malas | 260 litros | 362 litros | 306 litros | 475 litros | 377 litros | 360 litros |
Tanque | 48 litros | 52 litros | 53 litros | 50 litros | 45 litros | 50 litros |
Por se tratar de um Jeep, é esperado que o Renegade venha com uma boa lista de equipamentos de série, com destaque para controles de tração e estabilidade, hill holder, controle de descida de rampa (para a versão 4×4) e opção de central multimídia integrada ao painel com tela sensível ao toque – além dos tradicionais ar-condicionado, direção assistida, freios com sistema ABS e, pelo menos, airbag duplo.
O Jeep Renegade será uma das estrelas da marca no Salão do Automóvel de São Paulo (SP), evento que marcará a sua primeira aparição oficial no Brasil. A feira começa no dia 30 de outubro e vai até 9 de novembro. Para fechar, se o preço inicial na casa de R$ 65.000 se confirmar (4×2, 1.8, manual), o modelo da Fiat Chrysler terá grandes chances de vender muito. Mas, pelo que percebo, o modelo deverá custar na casa de R$ 70.000, infelizmente.
Veja mais informações do Jeep Renegade nesse link e confira abaixo uma galeria de fotos do modelo.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
Enfim, será FIAT ou JEEP?
Encontraremos ele nas concessionárias da Fiat como Jeep ou como próprio Fiat? Também o encontraremos nas lojas da Jeep, ao lado dos demais irmãos?
Uma vez que será produzido na fábrica da italiana em Pernambuco, ficam essas dúvidas.
Cade o consumo do carro, todo mundo anda faz teste e não são capaz de falar sobre o consumo que é o mais importante..