Reprodução de Pekdek |
Boa e má notícia para quem é dono de um carro no Brasil. Começando pela boa, de acordo com pesquisa da agência AutoInforme/Molicar, publicada pela Folha de S. Paulo, o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em 2013 deve ter uma redução média de 10% para a maioria dos veículos de passeio no Brasil. Em alguns casos, a queda pode ser de 15%!
Isso seria motivo para comemoramos e muito! Pensem: pagar menos imposto num país em que a carga tributária é elevada deveria seria excelente. Mas, como, infelizmente, não é o caso do IPVA…
Como o imposto é cobrado sobre o valor dos veículos no mercado, significa que o patrimônio das pessoas está valendo menos.
Como está dizendo na matéria da Folha, do ponto de vista financeiro, seria mais vantajoso pagar mais sobre um bem que também valesse mais: seria melhor pagar R$ 2.000 sobre um veículo que vale R$ 50 mil do que pagar R$ 1.600 de um que vale apenas R$ 40 mil.
Ou seja, até quando a notícia é boa, ela é ruim…
Desvalorização
Para quem não sabe, os carros mais novos tendem a desvalorizar mais do que os antigos, especialmente nos três primeiros anos depois da compra. Com o passar do tempo, depreciação diminui, seguindo para certa estabilidade.
De acordo com a AutoInforme/Molicar, na média geral de todas as marcas e modelos do país, os veículos fabricados e vendidos em 2012 perderam 9,33% do valor; os em 2011, 10,82%; os em 2010, 11,83%; e os em 2009, 10,63%.
Por marcas, como eu já imaginava, os carros da Citroën foram os que tiveram a maior queda, com 15,34%. Imagino que o C4 Pallas seja um dos grandes responsáveis por isso.
A surpresa ficou por conta da Chevrolet, que ficou em segundo lugar, com a desvalorização média de seus carros na casa de 12,62%. Talvez isso ocorra porque a marca está renovando toda sua linha no Brasil, tirando vários carros de linha – Astra, Corsa, Meriva, Zafira, Prisma -, o que aumenta a desvalorização.
Fonte: Folha de S. Paulo
Boa reportagem, mas falar sobre média de desvalorização por marcas é um dado “camuflado”. Um modelo específico de uma marca pode ter uma grande desvalorização e os demais não, ainda mais em marcas que possuem poucos modelos. Seria melhor um comparativo por modelo de carro específico.
Concordo com você anônimo…
Concordo com anônimo… Imagino que um uno tenha uma desvalorização menor que o línea, que na minha opinião é um micão…
Em tempos de IPI reduzido seu zero desvaloriza mais ainda, o usado então nem se fala. Daqui uns dias vamos estar encostando o carro no ferro velho para comprar outro.
Pois é Wladimir, cada vez mais estamos perto dos norte-americanos no quesito automóveis… só que os preços nunca foram tão distantes!
Marcos