
Depois de muitas reuniões, discussões e desenvolvimento, finalmente a Volkswagen Tukan teve seu nome revelado, juntamente com parte do seu visual e cor de lançamento! Tudo isso para ajudar a Volks a tentar derrubar o seu maior pesadelo em duas décadas: Fiat Strada!
Investimento
A picape é resultado de um projeto 100% desenhado, planejado e desenvolvido no Brasil! E faz parte da ofensiva de 21 novos lançamentos da Volks para a América do Sul até 2028, sustentada por um investimento de R$ 20 bilhões na região. Fabricada na planta de São José dos Pinhais (PR), a novidade será lançada apenas em 2027.
Seu anúncio aconteceu na sede Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro (RJ), onde a montadora confirmou que voltará a patrocinar as seleções brasileira feminina e masculina em 2026 e 2027.
Volkswagen Tukan
“O objetivo era encontrar um nome único, curto e forte, capaz de dialogar com diferentes culturas, soar bem em diversos idiomas e refletir a missão do produto desde sua origem. E assim chegamos a Tukan, um nome que carrega identidade, exclusividade e conexão com a nossa região. Ele nasce inspirado em elementos da nossa fauna local, como o tucano, uma ave nativa das Américas, única, reconhecida pela presença marcante e pelas cores vibrantes, e traduz exatamente o que este projeto representa para a Volkswagen: um produto único, com personalidade clara e pensado para se destacar na nossa região”, disse Fernando Silva, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.
Então, para quem achou que a origem estivesse relacionada a algo do tipo “humano pré-histórico, habitante do Paleolítico”, a associação com a palavra tucano é muito melhor!
Segmento inédito
A nova Tukan irá se posicionar num segmento inédito para a Volkswagen. Ela será maior do que a veterana Saveiro e menor do que a também veterana Amarok. Seu modelo base deve ser, corretamente, o T-Cross, com inspiração no Tera (o mais novo e atual xodó da VW), especialmente no interior.
O querido Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, comentou que a picape pode ter cabines simples e dupla. Seria um movimento ousado e correto, considerando quanto a Strada vende – e a decepção de vendas que é a Chevrolet Montana (apenas cabine dupla).
Motor híbrido flex
Um dos pontos mais legais da Volkswagen Tukan estará debaixo do capô. O super esperado motor 1.5 eTSI híbrido flex, com 48 volts. Espere potência e torque semelhantes ao atual 1.4 TSI: 150 cv e 25,5 mkgf – mas com um consumo bem melhor.
O câmbio deverá ser o novo automatizado de dupla embreagem de sete marchas, embora eu torça para a manutenção de uma caixa automática, que acompanha muito bem a Volks há anos!
Amarelo canário
Interessante que a Volkswagen confirmou também o retorno do amarelo à sua oferta de cores. Agora batizado de “Amarelo Canário”, em homenagem à seleção brasileira (canarinho).
O amarelo já esteve presente antes em modelos como Gol, Saveiro, Fox, CrossFox e New Beetle, além do antigo Passat.
Mas a tendência é que o “Amarelo Canário” fique disponível apenas temporariamente, no primeiro ano, considerando que sua procura não deve ser alta. Já vimos isso com o Palio amarelo, Mobi roxo, Kicks azul e outros carros e cores.
Pesadelo
Com a novidade, será que, finalmente, a Volkswagen terá um produto capaz de desbancar o seu maior pesadelo, que também é o maior fenômeno da indústria automotiva brasileira, a Fiat Strada? A picape da Stellantis derrota Saveiro, Montana e Oroch há anos, sem ser incomodada. E ainda tem a irmã Toro para ajudá-la.
Não consigo afirmar com convicção, pois as informações da Tukan são escassas. Mas o que mais espero é que seja uma briga mais equilibrada, pois, assim, o consumidor tem mais a ganhar!
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/@dezeroacem
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem