Carro certo com preços errados: novo Toyota Yaris Cross inicia pré-venda Brasil

Foto do Toyota Yaris Cross XRX híbrido 2026
Novo Toyota Yaris Cross XRX 2026

Eu adorei o novo Toyota Yaris Cross! Acho que ele é o carro certo para o momento da marca no Brasil! Mas, infelizmente, seus preços são uma total e absoluta decepção.

Bem salgado

Veja os valores das quatro versões da novidade, que está em pré-venda e será entregue aos primeiros clientes apenas em fevereiro de 2026, quando, finalmente, chegará às concessionárias:

  • Toyota Yaris Cross XRE 1.5 flex: R$ 161.390
  • Toyota Yaris Cross XRE 1.5 flex híbrido: R$ 172.390
  • Toyota Yaris Cross XRX 1.5 flex: R$ 178.990
  • Toyota Yaris Cross XRX 1.5 flex híbrido: R$ 189.990

Não sei dizer se os valores estratosféricos irão limitar as vendas do modelo. Mas é fato que ele deveria custar, pelo menos, R$ 15.000 a menos. Dessa forma, seria um concorrente direto do Honda WR-V e, principalmente, um sério candidato à garagem de ainda mais pessoas.

Foto do Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross

Novo Toyota Yaris Cross

Produzido em Sorocaba (SP), o novo Yaris Cross chega com um pacote de serviços conectados, garantia de até 10 anos e um agressivo custo de revisões: R$ 549 para cada uma das seis primeiras manutenções.

Com ele, a Toyota amplia sua participação no segmento de SUVs, que representa mais de 50% do mercado brasileiro no acumulado de 2025. O lançamento complementa o portfólio ao lado de Corolla Cross, RAV4 e SW4.

Foto do teto solar panorâmico do Yaris Cross XRX
Bonito, teto solar panorâmico do Yaris Cross XRX é garantia de falta de espaço para os mais altos

“Brindes” para 8.500 unidades

Inicialmente, o modelo será oferecido num pacote de pré-venda com preço “especial” (imagina quando deixar de ser 😱), R$ 500 em acessórios e “seguro franquia” em cortesia para os clientes que contratarem o seguro pelo Banco Toyota. Essas condições serão válidas apenas para as primeiras 8.500 unidades comercializadas – que terão prioridade de entrega nas lojas.

Expectativa alta com baixo consumo

Com uma inédita motorização 1.5 híbrida flex full, único do segmento com essa tecnologia no Brasil até o momento (solução da Stellantis é inferior), o Yaris Cross é um carro, segundo a Toyota de “respostas rápidas ao dirigir na cidade, sem abrir mão do baixo consumo de combustível”.

O SUV alcança médias de até 15,3 km/l na cidade e incríveis 17,9 km/l na cidade, com gasolina, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO e fica com o posto de SUV compacto mais econômico do País.

Foto do quadro de instrumentos do Yaris Cross 1.5 híbrido flex
Detalhe para o gasto/a recarga da bateria do Yaris Cross híbrido

Híbrido flex

As versões XRX Hybrid e XRE Hybrid são equipadas com motor flex 1.5 16V, que desenvolve 91 cv de potência e 12,3 mkgf de torque com etanol (números com gasolina, infelizmente, não foram divulgados), e dois elétricos (gerador e propulsor), alimentados por uma bateria de apenas 0,76 kWh, com 80 cv e 14,4 mkgf.

Em conjunto, eles geram uma potência combinada decepcionante de até 111 cv quando abastecido com etanol. Quando o dado com gasolina sair, atualizo aqui. Resta saber como é o seu desempenho…

Menos emissões

Segundo a Toyota, associado à transmissão automática do tipo CVT, o sistema híbrido oferece “aceleração linear conforme a demanda do motor, otimizando a eficiência”.

Além disso, a tecnologia híbrida flex pode reduzir em até 30% o consumo em relação às versões não eletrificadas e 77% menos CO2 quando abastecido com etanol comparado à gasolina.

Foto do motor à combustão do Yaris Cross
Motor 1.5 flex do Yaris Cross entrega até 122 cv

Bicombustível

Nas versões XRE e XRX, o Yaris Cross é equipado com motor flex 1.5 16V que entrega até 122 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm – com etanol (nada dos números à gasolina🤦‍♂️). A transmissão também é a CVT, com paddle-shift atrás no volante.

Segundo o Inmetro, com gasolina, seu consumo é de 12,6 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada.

Magros

Se os números de potência e torque não animam, especialmente nas versões híbridas, pelo menos o novo Toyota Yaris Cross é leve! Veja seu peso em ordem de marcha:

  • Toyota Yaris Cross XRE 1.5 flex: 1.185 kg
  • Toyota Yaris Cross XRE 1.5 flex híbrido: 1.270 kg
  • Toyota Yaris Cross XRX 1.5 flex: 1.210 kg
  • Toyota Yaris Cross XRX 1.5 flex híbrido: 1.295 kg
Foto do porta-malas do Yaris Cross XRX híbrido
Porta-malas do Yaris Cross híbrido leva 391 litros

Medidas

Com 4,31 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,62 metros de distância entre eixos, o Yaris Cross parece ter um espaço legal. Mas vou esperar para conhecê-lo pessoalmente para comentar de verdade, pois fico com a impressão que os mais altos não terão muito espaço, especialmente atrás, para a cabeça.

O porta-malas ficou decente:

  • Toyota Yaris Cross XRE/XRX 1.5 flex: 400 litros
  • Toyota Yaris Cross XRE/XRX 1.5 híbrido flex: 391 litros (por conta da bateria)

Por outro lado, os tanques de combustível são pequenos, limitando a autonomia:

  • Toyota Yaris Cross XRE/XRX 1.5 flex: 42 litros
  • Toyota Yaris Cross XRE/XRX 1.5 híbrido flex: 36 litros
Foto do porta-malas do Yaris Cross XRX à combustão
Porta-malas do Yaris Cross à combustão leva 400 litros

Acabamento

Ainda por dentro, o acabamento é simplificado para conter gastos (não deu muito certo), mas está longe de ser mal feito. A marca focou na comodidade e na funcionalidade no dia a dia, usando revestimento de costura aparente no painel e portas com acabamento soft touch.

O teto panorâmico contribui para uma cabine iluminada e arejada. Mas ele rouba um espaço valioso para a cabeça das pessoas mais altas, infelizmente.

Foto do painel do Yaris Cross XRX 1.5 flex
Painel do Toyota Yaris Cross XRX 1.5 flex. Modelo tem paddle shift

Design

No exterior, o visual me agradou! O desenho não é muito caprichado, nem chamativo, como o do Nissan Kicks. Ele reúne características pensadas para o uso urbano e elementos que rementem ao “espírito aventureiro para os fins de semana”.

Seu conceito se chama Solid Dynamic que, de acordo com a Toyota, combina “robustez e fluidez para uma presença mais marcante”.

A dianteira é o ponto alto, parecendo a dos irmão maiores (e mais velhos), com um tom robusto e agressivo. Por outro lado, a traseira, embora não seja feia, parece “triste” por conta das lanternas.

Foto do painel do Yaris Cross XRX 1.5 híbrido flex
Painel do Yaris Cross XRX 1.5 híbrido flex

Equipamentos

Confira os principais equipamentos de série da novidade nipo paulista:

Toyota Yaris Cross XRE 1.5 flex – R$ 161.390

  • seis airbags
  • freio de estacionamento eletrônico com função Hold
  • sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis
  • freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
  • controle de estabilidade (VSC) e tração (TRC)
  • assistente de partida em rampa (HAC)
  • faróis de LED, incluindo o de neblina
  • rodas diamantadas de 17”
  • sistema Smart Entry com chave presencial
  • ar-condicionado digital automático
  • central multimídia Toyota Play 2.0 com tela de 10” e espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto
  • bancos revestidos em material “premium”
  • carregador por indução para o celular
  • painel digital com tela TFT de 7”
  • câmera de ré
  • sensor de estacionamento traseiro
  • Toyota Safety Sense (TSS): Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LKA) com Assistente de Permanência de Faixa (LKC), Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS) e Farol Alto Automático (AHB)

Toyota Yaris Cross XRE 1.5 flex híbrido – R$ 172.390

Tem os mesmos itens da irmã acima, adicionando o sistema híbrido, com EV Mode.

Foto do design traseiro do Yaris Cross XRX
Design traseiro do Yaris Cross é morno

Toyota Yaris Cross XRX 1.5 flex – R$ 178.990

Vem com os mesmos itens do acabamento XRE à combustão, somando:

  • rodas diamantadas de 18” (lindas, caras e ruins para o nosso piso)
  • iluminação ambiente na cabine
  • monitor de ponto cego (BSM)
  • Sistema de Visão Panorâmica 360° (PVM)
  • sensor de estacionamento dianteiro
  • abertura elétrica do porta-malas com sensor de movimento (kick sensor)
  • Toyota Serviços Conectados
  • teto solar panorâmico

Toyota Yaris Cross XRX 1.5 flex híbrido – R$ 189.990

Tem os mesmos itens da irmã XRX à combustão, adicionando o sistema híbrido, com EV Mode.

Foto do design dianteiro do Yaris Cross XRX híbrido
Ponto alto de design do Yaris Cross é a dianteira

Serviços Conectados

O novo Yaris Cross conta com o programa Toyota Serviços Conectados gratuito por 1 ano nas versões XRX e XRX Hybrid. Pelo Toyota App, eles permitem ao proprietário acessar informações como:

  • status do veículo
  • histórico de viagens
  • lembretes de revisão
  • indicadores de consumo

Se ativado o pacote completo de Serviços Conectados, que também é gratuito por 1 ano, o cliente terá acesso a funcionalidades como:

  • rastreamento e imobilização do veículo em caso de roubo
  • alertas remotos de velocidade
  • cerca geográfica
  • monitoramento em caso de acidente
  • acionamento automático da Central de Atendimento Toyota
  • Wi-Fi para até dez dispositivos
Foto dos bancos dianteiros do Yaris Cross XRX
Bancos dianteiros do Yaris Cross XRX

Financiamento

Além disso, quem financiar o Yaris Cross pelo Banco Toyota e incluir o pacote completo de Serviços Conectados, ganhará um período de acesso gratuito aos recursos pelo prazo do contrato de financiamento.

Foto do design lateral do Yaris Cross XRX híbrido
Mesmo com as lanternas “tristes”, design lateral do Yaris Cross agrada

Garantia de até 10 anos

O Yaris Cross também está contemplado pelo Toyota 10, programa de extensão de garantia que permite prolongar a cobertura por até 10 anos.

Sem nenhum custo adicional ao proprietário, o benefício é ativado automaticamente ao serem realizadas revisões programadas na rede autorizada Toyota após o término do período inicial de 5 anos de garantia de fábrica.

O provável custo mais alto das revisões paga a extensão da garantia.

Foto do banco traseiro do Yaris Cross XRX
Promessa de espaço no banco traseiro do Yaris Cross. Será?

Quilometrarem

Essa cobertura adicional é renovável a cada 12 meses ou 10.000 km e contempla peças de carroceria, sistema de arrefecimento, componentes elétricos e eletrônicos, motor, transmissão e freios até o limite máximo de 60 meses (totalizando 120 meses quando somados à garantia inicial) e 200.000 km para uso particular ou 100.000 km para uso comercial – o que ocorrer primeiro.

Sistema híbrido

Esse programa também se estende ao sistema híbrido, que tem garantia de fábrica de 8 anos ou 200.000 km, independentemente do uso (particular ou comercial) e da data do faturamento.

Foto do design dianteiro do Yaris Cross XRX
Design dianteiro do Yaris Cross agrada bastante!

Resumo da Obra

Como comentei, o gostei do novo Toyoya Yaris Cross! Seu visual foi aprovado, com ressalvas para a traseira, com uma boa lista de equipamentos nas duas versões e, especialmente, pela promessa de poupar combustível e de emitir menos gases.

Por outro lado, o desempenho do motor 1.5, com apoio do sistema híbrido ou não, pode afugentar alguns clientes.

Foto do design traseiro do Yaris Cross XRX híbrido
Traseiro “triste” do Yaris Cross híbrido

Preço

Mas o seu principal problema é o preço. A esperança de ser o “híbrido flex de verdade mais barato do Brasil” foi por água abaixo com muita força. O “carro mais barato da Toyota no Brasil” acabou ficando caro demais.

Agora é torcer paras as concessionárias oferecerem descontos generosos.

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