
Eu adorei o novo Toyota Yaris Cross! Acho que ele é o carro certo para o momento da marca no Brasil! Mas, infelizmente, seus preços são uma total e absoluta decepção.
Bem salgado
Veja os valores das quatro versões da novidade, que está em pré-venda e será entregue aos primeiros clientes apenas em fevereiro de 2026, quando, finalmente, chegará às concessionárias:
- Toyota Yaris Cross XRE 1.5 flex: R$ 161.390
- Toyota Yaris Cross XRE 1.5 flex híbrido: R$ 172.390
- Toyota Yaris Cross XRX 1.5 flex: R$ 178.990
- Toyota Yaris Cross XRX 1.5 flex híbrido: R$ 189.990
Não sei dizer se os valores estratosféricos irão limitar as vendas do modelo. Mas é fato que ele deveria custar, pelo menos, R$ 15.000 a menos. Dessa forma, seria um concorrente direto do Honda WR-V e, principalmente, um sério candidato à garagem de ainda mais pessoas.

Novo Toyota Yaris Cross
Produzido em Sorocaba (SP), o novo Yaris Cross chega com um pacote de serviços conectados, garantia de até 10 anos e um agressivo custo de revisões: R$ 549 para cada uma das seis primeiras manutenções.
Com ele, a Toyota amplia sua participação no segmento de SUVs, que representa mais de 50% do mercado brasileiro no acumulado de 2025. O lançamento complementa o portfólio ao lado de Corolla Cross, RAV4 e SW4.

“Brindes” para 8.500 unidades
Inicialmente, o modelo será oferecido num pacote de pré-venda com preço “especial” (imagina quando deixar de ser 😱), R$ 500 em acessórios e “seguro franquia” em cortesia para os clientes que contratarem o seguro pelo Banco Toyota. Essas condições serão válidas apenas para as primeiras 8.500 unidades comercializadas – que terão prioridade de entrega nas lojas.
Expectativa alta com baixo consumo
Com uma inédita motorização 1.5 híbrida flex full, único do segmento com essa tecnologia no Brasil até o momento (solução da Stellantis é inferior), o Yaris Cross é um carro, segundo a Toyota de “respostas rápidas ao dirigir na cidade, sem abrir mão do baixo consumo de combustível”.
O SUV alcança médias de até 15,3 km/l na cidade e incríveis 17,9 km/l na cidade, com gasolina, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO e fica com o posto de SUV compacto mais econômico do País.

Híbrido flex
As versões XRX Hybrid e XRE Hybrid são equipadas com motor flex 1.5 16V, que desenvolve 91 cv de potência e 12,3 mkgf de torque com etanol (números com gasolina, infelizmente, não foram divulgados), e dois elétricos (gerador e propulsor), alimentados por uma bateria de apenas 0,76 kWh, com 80 cv e 14,4 mkgf.
Em conjunto, eles geram uma potência combinada decepcionante de até 111 cv quando abastecido com etanol. Quando o dado com gasolina sair, atualizo aqui. Resta saber como é o seu desempenho…
Menos emissões
Segundo a Toyota, associado à transmissão automática do tipo CVT, o sistema híbrido oferece “aceleração linear conforme a demanda do motor, otimizando a eficiência”.
Além disso, a tecnologia híbrida flex pode reduzir em até 30% o consumo em relação às versões não eletrificadas e 77% menos CO2 quando abastecido com etanol comparado à gasolina.

Bicombustível
Nas versões XRE e XRX, o Yaris Cross é equipado com motor flex 1.5 16V que entrega até 122 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm – com etanol (nada dos números à gasolina🤦♂️). A transmissão também é a CVT, com paddle-shift atrás no volante.
Segundo o Inmetro, com gasolina, seu consumo é de 12,6 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada.
Magros
Se os números de potência e torque não animam, especialmente nas versões híbridas, pelo menos o novo Toyota Yaris Cross é leve! Veja seu peso em ordem de marcha:
- Toyota Yaris Cross XRE 1.5 flex: 1.185 kg
- Toyota Yaris Cross XRE 1.5 flex híbrido: 1.270 kg
- Toyota Yaris Cross XRX 1.5 flex: 1.210 kg
- Toyota Yaris Cross XRX 1.5 flex híbrido: 1.295 kg

Medidas
Com 4,31 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,62 metros de distância entre eixos, o Yaris Cross parece ter um espaço legal. Mas vou esperar para conhecê-lo pessoalmente para comentar de verdade, pois fico com a impressão que os mais altos não terão muito espaço, especialmente atrás, para a cabeça.
O porta-malas ficou decente:
- Toyota Yaris Cross XRE/XRX 1.5 flex: 400 litros
- Toyota Yaris Cross XRE/XRX 1.5 híbrido flex: 391 litros (por conta da bateria)
Por outro lado, os tanques de combustível são pequenos, limitando a autonomia:
- Toyota Yaris Cross XRE/XRX 1.5 flex: 42 litros
- Toyota Yaris Cross XRE/XRX 1.5 híbrido flex: 36 litros

Acabamento
Ainda por dentro, o acabamento é simplificado para conter gastos (não deu muito certo), mas está longe de ser mal feito. A marca focou na comodidade e na funcionalidade no dia a dia, usando revestimento de costura aparente no painel e portas com acabamento soft touch.
O teto panorâmico contribui para uma cabine iluminada e arejada. Mas ele rouba um espaço valioso para a cabeça das pessoas mais altas, infelizmente.

Design
No exterior, o visual me agradou! O desenho não é muito caprichado, nem chamativo, como o do Nissan Kicks. Ele reúne características pensadas para o uso urbano e elementos que rementem ao “espírito aventureiro para os fins de semana”.
Seu conceito se chama Solid Dynamic que, de acordo com a Toyota, combina “robustez e fluidez para uma presença mais marcante”.
A dianteira é o ponto alto, parecendo a dos irmão maiores (e mais velhos), com um tom robusto e agressivo. Por outro lado, a traseira, embora não seja feia, parece “triste” por conta das lanternas.

Equipamentos
Confira os principais equipamentos de série da novidade nipo paulista:
Toyota Yaris Cross XRE 1.5 flex – R$ 161.390
- seis airbags
- freio de estacionamento eletrônico com função Hold
- sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis
- freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
- controle de estabilidade (VSC) e tração (TRC)
- assistente de partida em rampa (HAC)
- faróis de LED, incluindo o de neblina
- rodas diamantadas de 17”
- sistema Smart Entry com chave presencial
- ar-condicionado digital automático
- central multimídia Toyota Play 2.0 com tela de 10” e espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto
- bancos revestidos em material “premium”
- carregador por indução para o celular
- painel digital com tela TFT de 7”
- câmera de ré
- sensor de estacionamento traseiro
- Toyota Safety Sense (TSS): Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LKA) com Assistente de Permanência de Faixa (LKC), Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS) e Farol Alto Automático (AHB)
Toyota Yaris Cross XRE 1.5 flex híbrido – R$ 172.390
Tem os mesmos itens da irmã acima, adicionando o sistema híbrido, com EV Mode.

Toyota Yaris Cross XRX 1.5 flex – R$ 178.990
Vem com os mesmos itens do acabamento XRE à combustão, somando:
- rodas diamantadas de 18” (lindas, caras e ruins para o nosso piso)
- iluminação ambiente na cabine
- monitor de ponto cego (BSM)
- Sistema de Visão Panorâmica 360° (PVM)
- sensor de estacionamento dianteiro
- abertura elétrica do porta-malas com sensor de movimento (kick sensor)
- Toyota Serviços Conectados
- teto solar panorâmico
Toyota Yaris Cross XRX 1.5 flex híbrido – R$ 189.990
Tem os mesmos itens da irmã XRX à combustão, adicionando o sistema híbrido, com EV Mode.

Serviços Conectados
O novo Yaris Cross conta com o programa Toyota Serviços Conectados gratuito por 1 ano nas versões XRX e XRX Hybrid. Pelo Toyota App, eles permitem ao proprietário acessar informações como:
- status do veículo
- histórico de viagens
- lembretes de revisão
- indicadores de consumo
Se ativado o pacote completo de Serviços Conectados, que também é gratuito por 1 ano, o cliente terá acesso a funcionalidades como:
- rastreamento e imobilização do veículo em caso de roubo
- alertas remotos de velocidade
- cerca geográfica
- monitoramento em caso de acidente
- acionamento automático da Central de Atendimento Toyota
- Wi-Fi para até dez dispositivos

Financiamento
Além disso, quem financiar o Yaris Cross pelo Banco Toyota e incluir o pacote completo de Serviços Conectados, ganhará um período de acesso gratuito aos recursos pelo prazo do contrato de financiamento.

Garantia de até 10 anos
O Yaris Cross também está contemplado pelo Toyota 10, programa de extensão de garantia que permite prolongar a cobertura por até 10 anos.
Sem nenhum custo adicional ao proprietário, o benefício é ativado automaticamente ao serem realizadas revisões programadas na rede autorizada Toyota após o término do período inicial de 5 anos de garantia de fábrica.
O provável custo mais alto das revisões paga a extensão da garantia.

Quilometrarem
Essa cobertura adicional é renovável a cada 12 meses ou 10.000 km e contempla peças de carroceria, sistema de arrefecimento, componentes elétricos e eletrônicos, motor, transmissão e freios até o limite máximo de 60 meses (totalizando 120 meses quando somados à garantia inicial) e 200.000 km para uso particular ou 100.000 km para uso comercial – o que ocorrer primeiro.
Sistema híbrido
Esse programa também se estende ao sistema híbrido, que tem garantia de fábrica de 8 anos ou 200.000 km, independentemente do uso (particular ou comercial) e da data do faturamento.

Resumo da Obra
Como comentei, o gostei do novo Toyoya Yaris Cross! Seu visual foi aprovado, com ressalvas para a traseira, com uma boa lista de equipamentos nas duas versões e, especialmente, pela promessa de poupar combustível e de emitir menos gases.
Por outro lado, o desempenho do motor 1.5, com apoio do sistema híbrido ou não, pode afugentar alguns clientes.

Preço
Mas o seu principal problema é o preço. A esperança de ser o “híbrido flex de verdade mais barato do Brasil” foi por água abaixo com muita força. O “carro mais barato da Toyota no Brasil” acabou ficando caro demais.
Agora é torcer paras as concessionárias oferecerem descontos generosos.
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