Ram Dakota Warlock começa a ser produzida na Argentina e chega ao Brasil no início de 2026

Foto da picape Ram Dakota fabricada na Argentina
Celebração com aa 1ª Ram Dakota Warlock argentina! Faltou o meu amigo Sebá na foto!

Depois de mostrar um teaser, finalmente a novíssima Ram Dakota Warlock começou a ser oficialmente fabricada no Polo Industrial de Córdoba, na Argentina. A produção irá abastecer o mercado hermano e seu lançamento no Brasil está previsto para início de 2026.

O nome Dakota carrega o legado de um modelo que fez sucesso no Brasil no final dos anos 1990, conquistando uma legião de fãs.

Foto da picape Ram Dakota fabricada em Córdoba, na Argentina
Nova picape da Ram é fabricada em Córdoba, na Argentina

Força sul-americana

A Dakota se une à Rampage e se torna a segunda picape da marca produzida e desenvolvida fora da América do Norte, reforçando o compromisso da fabricante com a América do Sul. A unidade revelada em Córdoba promove a estreia completa da nova caminhonete na versão Warlock.

“A Ram Dakota, mais um produto desenvolvido e fabricado em nossa região, mostra a capacidade de nossa engenharia e manufatura e é motivo de muito orgulho para nós. Estamos entrando num segmento até então inédito para a marca e vamos levar a novos públicos o poder inigualável de uma Ram”, afirma Juliano Machado, vice-presidente da Ram na América do Sul.

Foto da picape Ram Dakota
Ram Dakota

Design

Seu visual é típico da Ram, ousando pouco e apostando na robustez.

Os faróis afilados tem tecnologia de LED, assim como os de neblina e as lanternas. Ainda na dianteira, a grade larga recebe o logo Ram na altura dos faróis e o capô tem um badge com a escrita “RAM TURBO”, uma referência ao motor que equipa a picape.

As rodas de liga leve de 17″ são escura com bordas diamantadas e pneus de uso misto. Ainda nas laterais, estribos ajudam no embarque/desembarque. a marcante Rambar na caçamba que soma estilo e versatilidade para a fixação de cargas e acessórios no dia a dia.

Foto da picape Ram Dakota Warlock
Ram Dakota Warlock

Interior

Internamente, como esperado, até mesmo pelo preço dos modelos da Ram, a Dakota Warlock tem materiais nobres e macios ao toque, que revestem os painéis de instrumentos e de porta, além dos bancos dianteiros elétricos. Duas telas dispostas lado a lado funcionam como quadro de instrumentos e central multimídia sendo esta segunda de 12,3”, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e navegação embarcada.

A picape tem ainda console central elevado, com carregador de celular por indução, entradas USB, incluindo do tipo C, de carregamento rápido, e porta- objetos na parte inferior e no apoia-braço.

Foto do painel da nova picape Ram Dakota Warlock
Painel da nova picape Ram Dakota Warlock

Segurança

Como esperado, a nova Ram tem controles de tração de estabilidade, assistente de partida em rampa, seis airbags e ampla sistema ADAS atualizado, com soluções para condução semiautônoma.

Motor e câmbio

A nova picape média da Ram é impulsionada pelo motor Multijet 2.2 turbodiesel, que desenvolve 200 cv de potência e 453,9 mkgf (450 Nm) de torque, que passará a ser fabricado na Argentina em 2027 🙌. O propulsor é acompanhado por um câmbio automático de oito marchas.

Foto das telas da Ram Dakota Warlock
Telas no painel da Ram Dakota Warlock

Tração

Interessante que a novidade tem tração 4×4 automática, com reduzida e modo 4×2 acionados por um comando eletrônico rotatório, localizado no console central. Há também bloqueio do diferencial traseiro, com acionamento eletrônico por um botão próximo ao freio de estacionamento eletrônico.

Capacidade

A nova Dakota leva mais de uma tonelada de carga na caçamba revestida e com iluminação de LED e possui mais de 1.200 litros de volume. A integrante da marca do carneiro montanhês é capaz de puxar até 3,5 toneladas de reboque.

Foto dos faróis de LED da Ram Dakota Warlock
Faróis de LED da Ram Dakota Warlock

R$ 2 bilhões em Córdoba

O início da história da nova Ram Dakota é parte do investimento de R$ 2 bilhões que a Stellantis anunciou para o Polo Automotivo de Córdoba. Com isso, serão gerados 1.800 novos empregos no local, sendo metade deles ocupados por mulheres. Do total das contratações, 400 serão destinadas exclusivamente para a produção da Ram Dakota.

“O lançamento da Ram Dakota é um exemplo concreto de como a integração local impulsiona a competitividade regional. Este projeto representa um verdadeiro motor de desenvolvimento, pois fortalece estrategicamente nossa rede de fornecedores, impulsiona a geração de empregos qualificados e nos permite fabricar veículos com padrões globais”, celebra Herlander Zola, Presidente da Stellantis para a América do Sul.

Foto do console central da Ram Dakota Warlock
Console central elevado da Dakota Warlock

Curiosidades

Além da nova Dakota, o propulsor Multijet 2.2 turbodiesel equipe também as picapes Rampage, Titano, Toro e o Jeep Commander.

Segundo uma fonte, a nova Dakota pode se chamar 1200 em alguns mercados – segundo a linha das irmãs 1500, 2500 e 3500.

Para fechar, numa “escala familiar”, diferente da dupla Toro e Rampage, que são irmãs quase gêmeas, Dakota e Titano são primas de primeiro grau.

Foto das Câmera 360 da Dakota
Câmera 360 é destaque da Dakota

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