
Depois de mostrar um teaser, finalmente a novíssima Ram Dakota Warlock começou a ser oficialmente fabricada no Polo Industrial de Córdoba, na Argentina. A produção irá abastecer o mercado hermano e seu lançamento no Brasil está previsto para início de 2026.
O nome Dakota carrega o legado de um modelo que fez sucesso no Brasil no final dos anos 1990, conquistando uma legião de fãs.

Força sul-americana
A Dakota se une à Rampage e se torna a segunda picape da marca produzida e desenvolvida fora da América do Norte, reforçando o compromisso da fabricante com a América do Sul. A unidade revelada em Córdoba promove a estreia completa da nova caminhonete na versão Warlock.
“A Ram Dakota, mais um produto desenvolvido e fabricado em nossa região, mostra a capacidade de nossa engenharia e manufatura e é motivo de muito orgulho para nós. Estamos entrando num segmento até então inédito para a marca e vamos levar a novos públicos o poder inigualável de uma Ram”, afirma Juliano Machado, vice-presidente da Ram na América do Sul.

Design
Seu visual é típico da Ram, ousando pouco e apostando na robustez.
Os faróis afilados tem tecnologia de LED, assim como os de neblina e as lanternas. Ainda na dianteira, a grade larga recebe o logo Ram na altura dos faróis e o capô tem um badge com a escrita “RAM TURBO”, uma referência ao motor que equipa a picape.
As rodas de liga leve de 17″ são escura com bordas diamantadas e pneus de uso misto. Ainda nas laterais, estribos ajudam no embarque/desembarque. a marcante Rambar na caçamba que soma estilo e versatilidade para a fixação de cargas e acessórios no dia a dia.

Interior
Internamente, como esperado, até mesmo pelo preço dos modelos da Ram, a Dakota Warlock tem materiais nobres e macios ao toque, que revestem os painéis de instrumentos e de porta, além dos bancos dianteiros elétricos. Duas telas dispostas lado a lado funcionam como quadro de instrumentos e central multimídia sendo esta segunda de 12,3”, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e navegação embarcada.
A picape tem ainda console central elevado, com carregador de celular por indução, entradas USB, incluindo do tipo C, de carregamento rápido, e porta- objetos na parte inferior e no apoia-braço.

Segurança
Como esperado, a nova Ram tem controles de tração de estabilidade, assistente de partida em rampa, seis airbags e ampla sistema ADAS atualizado, com soluções para condução semiautônoma.
Motor e câmbio
A nova picape média da Ram é impulsionada pelo motor Multijet 2.2 turbodiesel, que desenvolve 200 cv de potência e 453,9 mkgf (450 Nm) de torque, que passará a ser fabricado na Argentina em 2027 🙌. O propulsor é acompanhado por um câmbio automático de oito marchas.

Tração
Interessante que a novidade tem tração 4×4 automática, com reduzida e modo 4×2 acionados por um comando eletrônico rotatório, localizado no console central. Há também bloqueio do diferencial traseiro, com acionamento eletrônico por um botão próximo ao freio de estacionamento eletrônico.
Capacidade
A nova Dakota leva mais de uma tonelada de carga na caçamba revestida e com iluminação de LED e possui mais de 1.200 litros de volume. A integrante da marca do carneiro montanhês é capaz de puxar até 3,5 toneladas de reboque.

R$ 2 bilhões em Córdoba
O início da história da nova Ram Dakota é parte do investimento de R$ 2 bilhões que a Stellantis anunciou para o Polo Automotivo de Córdoba. Com isso, serão gerados 1.800 novos empregos no local, sendo metade deles ocupados por mulheres. Do total das contratações, 400 serão destinadas exclusivamente para a produção da Ram Dakota.
“O lançamento da Ram Dakota é um exemplo concreto de como a integração local impulsiona a competitividade regional. Este projeto representa um verdadeiro motor de desenvolvimento, pois fortalece estrategicamente nossa rede de fornecedores, impulsiona a geração de empregos qualificados e nos permite fabricar veículos com padrões globais”, celebra Herlander Zola, Presidente da Stellantis para a América do Sul.

Curiosidades
Além da nova Dakota, o propulsor Multijet 2.2 turbodiesel equipe também as picapes Rampage, Titano, Toro e o Jeep Commander.
Segundo uma fonte, a nova Dakota pode se chamar 1200 em alguns mercados – segundo a linha das irmãs 1500, 2500 e 3500.
Para fechar, numa “escala familiar”, diferente da dupla Toro e Rampage, que são irmãs quase gêmeas, Dakota e Titano são primas de primeiro grau.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem