
Por essa nem Chevrolet, Jeep, Honda, Hyundai, Nissan, Toyota, Volkswagen e outras marcas esperavam! Mirando seus adversários diretos, os preços do Renault Boreal foram revelados e “acertaram”, em cheio, quase todos os SUVs do Brasil!
Não que eu tenha achado o novo franco paranaense barato. Como todos os veículos vendidos aqui, ele poderia custar menos. Mas, ao analisar os preços públicos sugeridos, a Renault foi extremamente agressiva!

Preços do Renault Boreal
Confira os valores anunciados ontem (14), que espero que não sejam promocionais e que durem por muito tempo.
- Renault Boreal Evolution 1.3 turbo – R$ 179.990
- Renault Boreal Techno 1.3 turbo – R$ 199.990
- Renault Boreal Iconic 1.3 turbo – R$ 214.990
De acordo com a Renault, o Boreal Techno será o “coração da gama”. Ou seja, a marca acredita que essa será a versão mais vendida. Veja aqui a lista de equipamentos de série dos três acabamentos.
Concorrentes diretos e indiretos
Agora veja o valor de outras 44 opções do variado segmento de SUVs disponíveis no nosso soberano País. Em seguida, depois de conhecer os números, confira uma série de recortes de análise que fiz, sempre tendo como ponto de partida os preços do Renault Boreal.
- BYD Song Pro GL 1.5 híbrido – R$ 189.990
- BYD Song Pro GS 1.5 híbrido – R$ 199.990
- BYD Yuan Pro elétrico – R$ R$ 182.990
- CAOA Chery Tiggo 7 PRO Max drive 1.6 turbo – R$ 169.990
- CAOA Chery Tiggo 8 PRO 1.6 turbo – R$ 194.990
- CAOA Chery Tiggo 7 PRO Max drive 1.5 híbrido – R$ 219.990
- Chevrolet Tracker Premier 1.2 turbo – R$ 174.990
- Fiat Fastback Limited Edition 1.3 turbo – R$ 171.990
- Fiat Fastback Abarth 1.3 turbo – R$ 177.990
- Honda HR-V Advance 1.5 turbo – R$ 199.400
- Honda HR-V Touring 1.5 turbo – R$ 209.900
- Honda ZR-V 2.0 aspirado – R$ 214.500
- Hyundai Creta Platinum 1.0 turbo – R$ 182.890
- Hyundai Creta N Line 1.0 turbo – R$ 189.890
- Hyundai Creta Ultimate 1.6 turbo – R$ 199.590
- Hyundai Kona Ultimate 1.6 híbrido – R$ 214.990
- Hyundai Tucson Limited 1.6 turbo – R$ 199.490
- Jeep Renegade Willys 1.3 turbo – R$ 182.990
- Jeep Compass Sport 1.3 turbo – R$ 169.990
- Jeep Compass Longitude 1.3 turbo – R$ 192.990
- Jeep Compass Série S 1.3 turbo – R$ 221.990
- Jeep Commander Longitude 1.3 turbo – R$ 220.990
- Kia Niro EX elétrico – R$ 194.990
- Mitsubishi Eclipse Cross Rush 1.5 turbo – R$ 173.990
- Mitsubishi Eclipse Cross HPE 1.5 turbo – R$ 189.990
- Mitsubishi Eclipse Cross HPE Black 1.5 turbo – R$ 192.990
- Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S 1.5 turbo – R$ 212.990
- Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S 1.5 turbo 4×4 – R$ 222.990
- Nissan Kicks Advance 1.0 turbo – R$ 177.990
- Nissan Kicks Exclusive 1.0 turbo – R$ 184.790
- Nissan Kicks Platinum 1.0 turbo – R$ 199.000
- Peugeot 2008 GT 1.0 turbo híbrido (super leve) – R$ 179.990
- Renault Duster Iconic Plus 1.3 turbo – R$ 176.990
- Toyota Corolla Cross XR 2.0 aspirado – R$ 188.990
- Toyota Corolla Cross XRE 2.0 aspirado – R$ 191.190
- Toyota Corolla Cross XRX 2.0 aspirado – R$ 207.990
- Toyota Corolla Cross GR Sport 2.0 aspirado – R$ 214.590
- Toyota Corolla Cross XRX 1.8 híbrido – R$ 219.890
- Volkswagen Nivus GTS 1.4 turbo – R$ 182.990
- Volkswagen T-Cross Comfortline 1.0 turbo – R$ 175.990
- Volkswagen T-Cross Highline 1.4 turbo – R$ 189.990
- Volkswagen T-Cross Extreme 1.4 turbo – R$ 196.990
- Volkswagen Taos Comfortline 1.4 turbo – R$ 206.990
- Volkswagen Taos Highline 1.4 turbo – R$ 231.990

Comparativos
Repare que alguns carros, considerando seus valores públicos sugeridos, foram atingidos em cheio e, por que não, até perderam parte do sentido de compra.
Mas não estou falando que eles são ruins, nem que eles não tenham atributos para se defender. Mas eles balançaram com o novo concorrente…
Concorrentes diretos
Compare os preços do Renault Boreal com os seus adversários diretos. Apenas o Jeep Compass custa menos do que ele. Mas, do meu ponto de vista, entrega menos.
- Renault Boreal Evolution 1.3 turbo – R$ 179.990
- Renault Boreal Techno 1.3 turbo – R$ 199.990
- Renault Boreal Iconic 1.3 turbo – R$ 214.990
- CAOA Chery Tiggo 8 PRO 1.6 turbo – R$ 194.990
- Hyundai Tucson Limited 1.6 turbo – R$ 199.490
- Jeep Compass Sport 1.3 turbo – R$ 169.990
- Jeep Compass Longitude 1.3 turbo – R$ 192.990
- Jeep Compass Série S 1.3 turbo – R$ 221.990
- Mitsubishi Eclipse Cross Rush 1.5 turbo – R$ 173.990
- Mitsubishi Eclipse Cross HPE 1.5 turbo – R$ 189.990
- Mitsubishi Eclipse Cross HPE Black 1.5 turbo – R$ 192.990
- Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S 1.5 turbo – R$ 212.990
- Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S 1.5 turbo 4×4 – R$ 222.990
- Toyota Corolla Cross XR 2.0 aspirado – R$ 188.990
- Toyota Corolla Cross XRE 2.0 aspirado – R$ 191.190
- Toyota Corolla Cross XRX 2.0 aspirado – R$ 207.990
- Toyota Corolla Cross GR Sport 2.0 aspirado – R$ 214.590
- Toyota Corolla Cross XRX 1.8 híbrido – R$ 219.890
- Volkswagen Taos Comfortline 1.4 turbo – R$ 206.990
- Volkswagen Taos Highline 1.4 turbo – R$ 231.990
Veja quanto os concorrentes emplacaram de janeiro a setembro de 2025 no Brasil, segundo a Fenabrave:
- Toyota Corolla Cross – 51.973 unidades (fenômeno)
- Jeep Compass – 42.471 unidades
- CAOA Chery Tiggo 8 – 12.960 unidades
- Volkswagen Taos – 11.300 unidades (decepção)
- Mitsubishi Eclipse Cross – 7.251 unidades

Concorrentes indiretos – Médios
Agora, veja a relação dos preços do Renault Boreal com os SUVs da “prateleira de baixo”. Eles entram na briga nas suas versões intermediárias ou mais refinadas.
- Renault Boreal Evolution 1.3 turbo – R$ 179.990
- Renault Boreal Techno 1.3 turbo – R$ 199.990
- Renault Boreal Iconic 1.3 turbo – R$ 214.990
- CAOA Chery Tiggo 7 PRO Max drive 1.6 turbo – R$ 169.990
- CAOA Chery Tiggo 7 PRO Max drive 1.5 híbrido – R$ 219.990
- Chevrolet Tracker Premier 1.2 turbo – R$ 174.990
- Honda HR-V Advance 1.5 turbo – R$ 199.400
- Honda HR-V Touring 1.5 turbo – R$ 209.900
- Honda HR-V 2.0 aspirado – R$ 214.500
- Hyundai Creta Platinum 1.0 turbo – R$ 182.890
- Hyundai Creta N Line 1.0 turbo – R$ 189.890
- Hyundai Creta Ultimate 1.6 turbo – R$ 199.590
- Jeep Renegade Willys 1.3 turbo – R$ 182.990
- Nissan Kicks Advance 1.0 turbo – R$ 177.990
- Nissan Kicks Exclusive 1.0 turbo – R$ 184.790
- Nissan Kicks Platinum 1.0 turbo – R$ 199.000
- Renault Duster Iconic Plus 1.3 turbo – R$ 176.990
- Volkswagen T-Cross Comfortline 1.0 turbo – R$ 175.990
- Volkswagen T-Cross Highline 1.4 turbo – R$ 189.990
- Volkswagen T-Cross Extreme 1.4 turbo – R$ 196.990
Em relação aos emplacamentos no acumulado de 2025, de janeiro a setembro, de acordo com a Fenabrave, a turma aí de cima conseguiu:
- Volkswagen T-Cross – 65.987 unidades (vendas diretas fazem a diferença)
- Hyundai Creta – 51.632 unidades (vende muito para CPF)
- Honda HR-V – 45.153 unidades
- Chevrolet Tracker – 44.809 unidades
- Nissan Kicks (novo e Play) – 40.588 unidades
- Jeep Renegade – 32.151 unidades
- CAOA Chery Tiggo 7 – 25.187 unidades
- Renault Duster – 13.332 unidades

Concorrentes indiretos – menores (em tamanho)
Fazendo uma comparação simples com os SUVs pequenos (em espaço), mas não em preço, representados aqui nos seus acabamentos mais caros.
- Renault Boreal Evolution 1.3 turbo – R$ 179.990
- Renault Boreal Techno 1.3 turbo – R$ 199.990
- Renault Boreal Iconic 1.3 turbo – R$ 214.990
- Fiat Fastback Limited Edition 1.3 turbo – R$ 171.990
- Fiat Fastback Abarth 1.3 turbo – R$ 177.990
- Peugeot 2008 GT 1.0 turbo híbrido (super leve) – R$ 179.990
- Volkswagen Nivus GTS 1.4 turbo – R$ 182.990
Eles representaram nos emplacamentos dos primeiros nove meses de 2025, com dados da Fenabrave, o seguinte.
- Fiat Fastback – 41.748 unidades
- Volkswagen Nivus – 37.102 unidades
- Peugeot 2008 – 8.895 unidades
Reflexão
Depois de apresentar tudo isso, pense e analise. Considerando desempenho, espaço, tecnologia e segurança, algum dos modelos acima realmente bate fácil o Boreal?
Ainda com isso na cabeça, compare os 44 SUVs da lista acima via faixas de preço do Boreal: R$ 175.000 a R$ 185.000; R$ 195.000 a R$ 205.000; e R$ 210.000 a R$ 220.000.

Faixa de R$ 175.000 a R$ 185.000
Renault Boreal Evolution briga amplamente aqui (com margem de R$ 5.000 para menos ou para mais):
- Jeep Compass Sport 1.3 turbo – R$ 169.990
- CAOA Chery Tiggo 7 PRO Max drive 1.6 turbo – R$ 169.990
- Fiat Fastback Limited Edition 1.3 turbo – R$ 171.990
- Mitsubishi Eclipse Cross Rush 1.5 turbo – R$ 173.990
- Chevrolet Tracker Premier 1.2 turbo – R$ 174.990
- Volkswagen T-Cross Comfortline 1.0 turbo – R$ 175.990
- Renault Duster Iconic Plus 1.3 turbo – R$ 176.990
- Fiat Fastback Abarth 1.3 turbo – R$ 177.990
- Nissan Kicks Advance 1.0 turbo – R$ 177.990
- Renault Boreal Evolution 1.3 turbo – R$ 179.990
- Peugeot 2008 GT 1.0 turbo híbrido (super leve) – R$ 179.990
- Hyundai Creta Platinum 1.0 turbo – R$ 182.890
- Jeep Renegade Willys 1.3 turbo – R$ 182.990
- Volkswagen Nivus GTS 1.4 turbo – R$ 182.990
- BYD Yuan Pro elétrico – R$ R$ 182.990
- Nissan Kicks Exclusive 1.0 turbo – R$ 184.790
- Toyota Corolla Cross XR 2.0 aspirado – R$ 188.990
- Hyundai Creta N Line 1.0 turbo – R$ 189.890
- BYD Song Pro GL 1.5 híbrido – R$ 189.990
- Volkswagen T-Cross Highline 1.4 turbo – R$ 189.990
- Mitsubishi Eclipse Cross HPE 1.5 turbo – R$ 189.990

Faixa de R$ 195.000 a R$ 205.000
“Queridinho” da Renault, o Boreal Techno encara uma disputa feroz (com margem de R$ 5.000 para menos ou para mais):
- Toyota Corolla Cross XRE 2.0 aspirado – R$ 191.190
- Jeep Compass Longitude 1.3 turbo – R$ 192.990
- Mitsubishi Eclipse Cross HPE Black 1.5 turbo – R$ 192.990
- Kia Niro EX elétrico – R$ 194.990
- CAOA Chery Tiggo 8 PRO 1.6 turbo – R$ 194.990
- Volkswagen T-Cross Extreme 1.4 turbo – R$ 196.990
- Nissan Kicks Platinum 1.0 turbo – R$ 199.000
- Honda HR-V Advance 1.5 turbo – R$ 199.400
- Hyundai Tucson Limited 1.6 turbo – R$ 199.490
- Hyundai Creta Ultimate 1.6 turbo – R$ 199.590
- Renault Boreal Techno 1.3 turbo – R$ 199.990
- BYD Song Pro GS 1.5 híbrido – R$ 199.990
- Volkswagen Taos Comfortline 1.4 turbo – R$ 206.990
- Toyota Corolla Cross XRX 2.0 aspirado – R$ 207.990
- Honda HR-V Touring 1.5 turbo – R$ 209.900
Faixa de R$ 210.000 a R$ 220.000
Topo de linha, Boreal Iconic enfrenta a concorrência dessa forma (com margem de R$ 5.000 para menos ou para mais):
- Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S 1.5 turbo – R$ 212.990
- Honda ZR-V 2.0 aspirado – R$ 214.500
- Toyota Corolla Cross GR Sport 2.0 aspirado – R$ 214.590
- Renault Boreal Iconic 1.3 turbo – R$ 214.990
- Hyundai Kona Ultimate 1.6 híbrido – R$ 214.990
- Toyota Corolla Cross XRX 1.8 híbrido – R$ 219.890
- CAOA Chery Tiggo 7 PRO Max drive 1.5 híbrido – R$ 219.990
- Jeep Commander Longitude 1.3 turbo – R$ 220.990
- Jeep Compass Série S 1.3 turbo – R$ 221.990
- Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S 1.5 turbo 4×4 – R$ 222.990
- Volkswagen Taos Highline 1.4 turbo – R$ 231.990
Ou seja, o Boreal está sempre no “bolo”, quase sempre com vantagem, em todos os recortes do disputado segmento de SUV do Brasil!
Como fica o Duster?
Durante a coletiva de imprensa, perguntei para a Renault como fica o Duster Iconic Plus 1.3 turbo (R$ 176.990) com a chegada do novo Boreal. Afinal, a diferença de preço entre eles é de apenas R$ 3.000 e o novo SUV, na versão Evolution, do meu ponto de vista, é “mais carro”.
A marca respondeu que o “Duster segue no mercado, pois é um produto consolidado e que tem um público cativo”. Achei interessante.
Condições comerciais de lançamento
Além dos preços mais agressivos, para o lançamento, a Renault preparou algumas condições especial.
Entrando com um carro usado na troca (imagino que esse veículo precise atender a alguns critérios), o cliente tem:
- Bônus (desconto) de R$ 10.000 nas versões Evolution ou Iconic
- Bônus (desconto) de R$ 12.000 na versão Techno
Caso não tenha um modelo para entrar no negócio, o cliente que der 60% de entrada poderá financiar uma das três versões do Boreal em 24x com taxa “zero”.

Motor e câmbio
O novo Boreal tem um conjunto mecânico velho conhecido do brasileiro: motor 1.3 turbo flex (TCe). Ele equipava o Captur e equipa o Duster, que desenvolve 156 cv de potência e 25,5 mkgf (250 Nm) de torque com gasolina e 163 cv e 27,5 (270 Nm) com etanol.
A novidade é o câmbio automatizado EDC (Efficient Dual Clutch), de dupla embreagem úmida, com seis marchas (espero que não faltem marchas para melhorar o desempenho e o consumo). O Duster 1.3 turbo conta coma boa transmissão automática do tipo CVT que simula 8 marchas virtuais – opção que me agrada mais.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
essa análise por faixa de preço matou a pau! pq comprar um kicks platinum se você pega um boeral techno pelo mesmo preço?
Verdade! E a Volks perdeu totalmente o controle com os preços do T-Cross e do Taos!