
Mercado de picapes médias oferece tantas alternativas que classificá-las é tarefa difícil, se consideradas as dimensões da Ford Maverick:
- Comprimento, 5,096 m
- Entre eixos, 3,075 m
- Largura, 1,844 m
- Altura, 1,758 m
Maverick X Hilux
O entre eixos, por exemplo, referência de espaço para pernas no banco traseiro, é apenas 1 cm menor que a Hilux; largura (sem espelhos) só 1,1 cm menos que a japonesa líder de mercado. Apenas no comprimento e na altura o modelo da Toyota se impõe.
Maverick X Rampage
Contra sua adversária mais direta, Rampage, a comparação é equilibrada em tamanho. Embora a Maverick perca nos ângulos central e de saída, ganha no ângulo de entrada. Caçamba de 943 litros da picape da Ford é apenas 6% menor que da Ram.

Motor e câmbio
Motor 2.0 turbo, a gasolina, que gera 253 cv e 38,7 kgfm, e câmbio automático de oito marchas vão muito bem na Tremor, que se destaca pelo silêncio de marcha e o bom desempenho, tanto em uso urbano quanto em estrada.
Consumo
Consumo de combustível, obviamente, foi alto durante a avaliação em asfalto e terra, porém dentro do previsível para veículos deste porte: 7,7 km/l (cidade) e 10,7 km/l (em autoestrada). Uma de suas boas características é o diâmetro de giro que, embora não informado pelo fabricante, facilita manobras de retorno e de estacionamento (com ajuda de câmeras em visão de 360°).

Internamente
Na parte interna, a central multimídia tem tela maior de 13,2″. Sensores de proximidade ajudam ao estacionar. Boa posição de guiar, mais parecida com a de automóvel do que de picape. Espaço para os passageiros no banco traseiro rivaliza com modelos de maior porte. Acabamento explora diferentes materiais e texturas.
Tremor
Maiores destaques da versão Tremor:
- elevação da suspensão em 2,2 cm
- vão livre ao solo de 22,6 cm
Melhora toda a geometria off-road com ângulos de 30,9º de entrada, 21,3º de saída e 20º, central. Há ainda bloqueio do diferencial traseiro, botão 4WD que indica tração 4×4 constante, pneus do tipo todo-terreno 235/65R17, controle de velocidade e modo de condução fora-de-estrada. Ganchos de reboque na cor laranja diferenciam esta versão.
Preço
Importada sem imposto do México, preço é competitivo: R$ 239.990.
Coluna Fernando Calmon (antes Alta Roda) aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em mais de 80 sites, portais, jornais e revistas brasileiros. Começou em 1º de maio de 1999.
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