
A oportunidade surgiu pela realização, de 10 a 21 de novembro próximos, em Belém (PA), da COP30 (Conferência das Partes, na sigla em inglês), um fórum das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas. A BYD enviará para o evento 30 unidades dos protótipos do SUV médio Song Pro híbrido flex plug-in, com o primeiro motor 1.5 bicombustível que a marca vem desenvolvendo no Brasil. Lançamento previsto para abril de 2026.
Só a Toyota
Até o momento apenas a Toyota comercializa um híbrido pleno (não plugável) cujo motor pode funcionar com etanol ou gasolina puros ou misturados em qualquer proporção.
Nova fábrica
O modelo chinês, na prática, teve seu peso institucional somado à segunda “inauguração” da nova fábrica da BYD, em Camaçari (BA), desta vez com presença do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.
Na realidade a produção começa por juntar as primeiras peças importadas no regime SKD (sigla em inglês para unidades semidesmontadas). Numa segunda etapa passará ao regime de unidades desmontadas vindas da China e integração de alguns componentes produzidos no Brasil, prevista para 2026 (prensas, soldagens e pintura, talvez em meados do ano).
Concorrente chinesa
A conterrânea GWM, em Iracemápolis (SP), já tem armação, pintura e montagem desde agosto último.

Investimentos
Nesta primeira fase, investiram-se R$ 5,5 bilhões e a capacidade de produção será de 150.000 unidades anuais que a empresa espera alcançar “em menos de três anos”. A área construída atual é de 270.000 m² e, numa segunda etapa, a capacidade será aumentada para produzir 300.000 unidades anuais.
Números ousados
Em cinco anos espera vender 600.000 unidades/ano (nacionais e importadas) e assumir a liderança absoluta de vendas no Brasil.
Até agora a BYD errou em suas projeções. Pretendia vender 120.000 unidades no ano passado, depois revisou para 100.000 e no fechamento de 2024 foram 77.000 (23% a menos).
Fábricas fechando em São Paulo
O estado de São Paulo tem uma fábrica fechada, da CAOA Chery, em Jacareí, e outra a ser desativada, da Toyota, em Indaiatuba, ainda sem data confirmada.
Há uma subutilizada da JLR, em Itatiaia (RJ). Por outro lado, a fábrica da Stellantis, em Porto Real (RJ), também subutilizada, passará a produzir o Jeep Avenger já em 2026.
Coluna Fernando Calmon (antes Alta Roda) aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em mais de 80 sites, portais, jornais e revistas brasileiros. Começou em 1º de maio de 1999.
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