ADAS: ZF começa a produzir no Brasil câmeras frontais “inteligentes” para carros

Imagem ilustra a câmera frontal inteligente da ZF, produzida para o ADAS
Câmera frontal inteligente da ZF, produzida para o ADAS

À medida que diminuem as mortes de ocupantes dentro dos veículos, as taxas de mortalidade para aqueles que estão fora dos veículos continuam a aumentar. A proteção dos pedestres está se tornando uma prioridade global de segurança devido a esse padrão recíproco.

Em razão do crescimento urbano, a evolução da mobilidade e o impulso regulatório, a indústria está repensando a forma como os veículos interagem com o ambiente. Para isso as câmeras são fundamentais. E o Brasil entrou nesta rota em razão da nacionalização que a ZF acabou de anunciar.

Investimento

Foram investidos R$ 35 milhões em Limeira (SP) para dois tipos de câmeras também chamadas de sensores ópticos de alta precisão, essenciais à condução assistida e à frenagem autônoma emergência para evitar atropelamentos e colisões.

Foto da câmera inteligente para carro da ZF
Nacional, câmera inteligente 4.8 será lançada em 2026 pela ZF

Dois modelos

O primeiro modelo, com sensor de 1,3 megapixel, permite ângulo de visão de 32°, pesa apenas150 g, detecta veículos a 150 m de distância e pedestres a 70 m.

Em julho do próximo ano, começa a produção de outra câmera, com 4,8 megapixel, com ângulo de visão de 100° e monitora veículos até 170 m de distância.

A empresa anunciou que poderá fabricar 900.000 unidades por ano.

ADAS

Estas câmeras fazem parte do ADAS, sigla em inglês para Sistema Avançado de Assistência ao Motorista. Segundo estudos recentes a combinação de câmeras, radares e lidares (feixes de lasers para medir distâncias com altíssima precisão) já salvaram milhares de vidas em todos os mercados em especial onde a frota circulante é moderna.

A produção em alta escala permite os preços caírem e há tendência de continuarem a diminuir.

“A decisão de nacionalizar as câmeras frontais inteligentes responde à crescente demanda por soluções ADAS e à evolução dos protocolos do Latin NCAP. Inicialmente, a produção atenderá contratos já firmados com montadoras instaladas no Brasil, com possibilidade de expansão para toda a América do Sul”, destaca Plínio Casante, Head da Divisão de Eletrônicos da ZF América do Sul.

Ele destaca ainda que globalmente, uma a cada três câmeras automotivas inteligentes em operação no mundo são da ZF.

Coluna Fernando Calmon (antes Alta Roda) aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em mais de 80 sites, portais, jornais e revistas brasileiros. Começou em 1º de maio de 1999.

ESSA COLUNA NÃO REFLETE NECESSARIAMENTE O QUE PENSA O BLOGUEIRO.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *