Ousadia? Loucura? Lecar inaugura concessionária antes mesmo de ter fábrica e carros prontos!

Foto do Lecar 459 e da Lecar Campo
Arte da dupla Lecar 459 e Lecar Campo

Eu quase nunca falo aqui sobre novas revendas. Mas, esse caso, chamou a minha atenção. A Lecar inaugurou oficialmente a sua primeira concessionária no Brasil, em São Caetano do Sul (SP). A unidade marca o início da operação comercial da montadora. O curioso é que a marca ainda não tem fábrica no Brasil e, principalmente, não tem nenhum carro disponível para venda! Ousadia ou loucura?

Embora eu desconfie muito, talvez por ser mineiro demais, prefiro acreditar na ousadia!

Fornecedores e grupos concessionários não entrariam num empreendimento desses para dar errado. Se as promessas de autonomia e desempenho forem cumpridas, com produtos de qualidade e o com pós-venda sendo correto, o sonho pode virar realidade.

Inauguração

A abertura contou com a apresentação do protótipo funcional da Lecar 459, hatch híbrido flex estilo cupê, que será o primeiro modelo da marca. Sua produção está prevista para começar em agosto de 2026, na futura planta industrial de Sooretama (ES).

Foto da primeira concessionária da Lecar
Primeira concessionária da Lecar, inaugurada em São Caetano do Sul (SP)

Modelo de negócio

A estratégia da Lecar é realmente diferente: ao contrário do modelo tradicional, que inicia as vendas apenas após a produção, a marca decidiu antecipar a construção de sua rede de concessionárias e adotar um sistema inédito de compra programada, permitindo que o cliente inicie o processo de aquisição do veículo antes mesmo da produção em série.

Dessa forma, o dinheiro entra antes, “alimentando” a linha de montagem.

Como um apartamento

Nesse formato, inspirado num modelo de negócio utilizado no setor da construção civil, o consumidor poderá parcelar o valor de entrada ao longo da fase pré-produção, assegurando condições acessíveis, previsibilidade financeira e prioridade no recebimento das primeiras unidades.

“A inauguração da primeira concessionária da Lecar é a materialização de um compromisso com a mobilidade sustentável. Estamos iniciando a fase de construção de um projeto nacional sólido, competitivo e conectado com o futuro”, afirma Flávio Figueiredo Assis, CEO e fundador da Lecar.

Etanol

A nova montadora brasileira aposta no etanol como combustível estratégico para sua linha de veículos híbridos. A decisão dialoga com a necessidade de soluções mais sustentáveis e acessíveis à realidade brasileira.

“Enquanto muitos híbridos ainda operam exclusivamente com combustíveis fósseis importados, a Lecar abrange também o etanol, um recurso renovável e amplamente disponível no território nacional, reforçando o papel do Brasil como líder potencial na transição energética da mobilidade”, comenta Assis.

Expansão

De acordo com a Lecar, a expansão da rede de concessionárias seguirá ritmo “acelerado” em 2025. A promessa é ter cerca de 20 unidades, em diferentes regiões do país, inauguradas ainda no segundo semestre, incluindo grandes centros urbanos como Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).

Foto do Lecar 459
Lecar 459

Lecar 459: SUV?

Chamado de SUV de maneira bem forçada, o Lecar 459, que já esteve exposto como mockup em eventos como a Eletrolar e o WEC Interlagos, e que estará presente no Salão do Automóvel deste ano em São Paulo (SP), talvez na sua versão já de teste, é um hatch e terá sistema de assistência à condução (ADAS 2), ousada expectativa de autonomia estimada em até 1.000 km e possibilidade de blindagem de fábrica.

Ele terá motor de tração 100% elétrico Hepu de 165 cv e um propulsor 1.0 turbo flex, de 3 cilindros, da Horse, joint venture entre Renault e Geely, além de um gerador de energia WEG. que recarrega a bateria da fabricante Winston, responsável por alimentar o motor elétrico de tração.

Menos de R$ 160.000

Até o final de 2024, o modelo era comercializado por R$ 147.900. Hoje, ele tem preço público sugerido R$ 159.300. Sua comercialização segue em andamento.

Desde 2024, a Lecar tem mantido um canal de pré-venda diretamente em sua sede, em Alphaville (SP), onde o relacionamento com os primeiros clientes foi iniciado. A partir de agora, esse atendimento passará a ser feito também por meio da implementação da rede autorizada.

Foto do painel do Lecar 459
Arte mostra como será o painel do Lecar 459

Medidas: Lecar 459

  • Comprimento: 4,35 m
  • Largura: 1,82 m
  • Altura: 1,52 m
  • Entre eixos: 2,70 m

Lecar Campo: picape híbrida flex

O segundo veículo da marca é a Lecar Campo. O mockup da picape híbrida flex com cabine dupla será apresentado nessa semana na Fenasucro & Agrocana, evento voltado à cadeia da bioenergia, realizado de 12 a 15 de agosto no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP).

O modelo está previsto para chegar ao mercado em agosto de 2026. A marca repete aqui a ousadia dos números previstos para o hatch: autonomia projetada de até 1.000 km com apenas 30 litros de etanol. Será sensacional se isso realmente acontecer!

Conjunto mecânico

O sistema motriz da nova picape é o mesmo do 459. Contará com um motor elétrico Hepu com 165 cv e 26,3 kgfm de torque, alimentado por bateria LiFePO4 WINSTON de 18,4 kWh, composta por 96 células de alta densidade, que permitirá recarga rápida e alto desempenho. O motor a combustão HORSE HR10DDT 1.0 turbo tem 122 cv e 22,4 kgfm (220 Nm) e atuará apenas como extensor de autonomia, garantindo mais eficiência energética.

A picape Campo será equipada com transmissão integrada ao motor, direção eletro-assistida, suspensão independente nas quatro rodas e sistema de freios a disco ventilado na dianteira e sólido na traseira, ambos com ABS e EBD.

Foto da picape Lecar Campo
Arte mostra como será a picape Lecar Campo

Preços e medidas

Assim como o irmão 459, a picape Lecar Campo oferecerá sistema ADAS nível 2, seis airbags (frontais, laterais de tórax e cortina), controle de velocidade adaptativo, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência e assistente de direção semiautônoma via plataforma Open Pilot.

Seu preço sugerido é R$ 159.300 – mesmo do 459.

Medidas: Lecar Campo

  • Comprimento: 4,50 m
  • Largura: 1,82 m
  • Altura: 1,60 m
  • Entre eixos: 2,70 m

Fábrica capixaba

A fábrica da Lecar ocupará 90 mil m² de área construída, inserida num terreno de 420 mil m², dos quais 330 mil serão destinados à preservação ambiental. A planta adotará geração de energia solar, sistema de reuso de água e certificações ambientais como o selo LEED Ouro. A expectativa é de uma capacidade produtiva inicial de até 120 mil veículos por ano e geração de 1.300 empregos diretos na região.

Foto do SUV Lecar 459
Hatch estilo cupê Lecar 459

Exportação

A instalação no Espírito Santo foi estratégica. A fábrica estará posicionada próxima a cinco portos de exportação e corredores logísticos essenciais, fortalecendo o plano da Lecar de se tornar uma plataforma nacional de produção e exportação de veículos híbridos a preços competitivos. Ousadia aqui também!

O projeto já conta com incentivos fiscais estaduais e com apoio do programa federal Mover, responsável por investir R$ 3 bilhões no projeto, além de se beneficiar das diretrizes da Nova Indústria Brasil. O cronograma de licenciamento da planta está em fase final e as obras devem começar ainda neste segundo semestre.

Parceiros

A marca já firmou parcerias com fornecedores como WEG, Horse Powertrain, Pirelli, Maxion, Fanavid, Marcopolo, JBS Couros e Grupo Randon.

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