
O novo Volkswagen Tera chegou querendo ser o “novo Gol”. Mas, trazendo para uma realidade mais viável e ao analisarmos mais minuciosamente, o comparando ainda com Polo, Nivus e até o T-Cross, o Tera parece ser mais do mesmo. Mas, afinal, ele realmente é inovador?
Para escrever esse texto, estudei bastante o modelo e visitei duas concessionárias Volkswagen aqui em Belo Horizonte (MG). Pude ficar bem perto dos quatro modelos citados acima e dirigi-los, sempre nas suas versões disponíveis para test drive (todas topo de linha) com motor 1.0 turbo e câmbio automático.
Distribuí o post em 10 tópicos, para explicar melhor as minhas percepções.
- ✅ – Inovou
- ❌ – Não inovou
Visual ✅❌
O Tera inaugurou a nova linha de design da Volkswagen no Brasil e chama a atenção porque mistura jovialidade e modernidade. Gostei do que vi, mesmo na versão de entrada, sem sobrenome, com propulsor 1.0 aspirado.
Embora possa ser considerado inovador, não inova porque gosto visual por um carro é subjetivo. Por isso, esse quesito recebe os o “sim” e o “não”.

Preços ❌
O novo SUVW tem potencial para ser o carro da marca vais vendido do Brasil, ao lado do Polo. Embora pudesse ser mais barato, ele custa o que eu esperava para o Nivus.
- Volkswagen Tera 1.0 MPI 2026 – R$ 103.990
- Volkswagen Tera 170 TSI 2026 – R$ 116.990
- Volkswagen Tera Comfort 170 TSI 2026 – R$ 126.990
- Volkswagen Tera High 170 TSI 2026 – R$ 139.990
Inovador seria se suas versões variassem entre R$ 90.000 e R$ 125.000. Como está, não inova em nada, embora incomode diretamente seus concorrentes!

Motores e câmbios ❌
Diferente do Renault Kardian, que estreou motor e câmbio inéditos, e do Fiat Pulse, com seu sistema híbrido (super) leve, o Tera trouxe um conjunto mecânico antigo, confiável e amplamente usado pela linha Volkswagen.
- Versão MPI: motor 1.0 12V flex, que desenvolve 77 cv de potência a 6.450 rpm e 9,4 mkgf de torque a 4.000 rom gasolina e 84 cv (mesmo rpm) e 10,3 mkgf a 3.000 rpm com etanol. O câmbio é sempre o manual de cinco velocidades.
- Versões TSI, Comfort e High: propulsor 1.0 12V turbo, que desenvolve 109/116 cv (G/E) a 5.000 rpm e 16,8 mkgf (1.750 a 4.500 rpm com etanol / 1.750 a 4.250 rpm com gasolina) com qualquer combustível. A transmissão pode ser o manual de cinco marchas (TSI) ou automática de seis velocidades (Comfort e High).
Com motorização turbo, ele compartilha os números com o irmão mais velho Polo, enquanto os irmãos maiores (Nivus e T-Cross) entregam um pouco mais de potência (116/128 cv) e torque (20,4 mkgf).
Todas as versões são eficientes, mas o Tera não inova debaixo do capô. Perdeu a chance de ser um híbrido flex mais marcante do que os Fiat (o que não parecer ser muito difícil).

Dirigibilidade ❌
Rodei no Polo, seguido por Nivus e T-Cross, com o Tera sendo o último. Embora eles tenham diferenças, especialmente nas arrancadas, é notável como eles são semelhantes – especialmente os três SUVWs.
Barulhos, comportamento, funcionamento do câmbio… Nem a força adicional dos irmãos maiores fez aquela diferença acima do esperado porque eles são mais pesados.
Ter um “coice” extra de um sistema híbrido, aliado à redução de consumo e emissões, teria sido bacana.
Equipamentos ❌
Quadro de instrumentos digital? Já vemos aos montes. Quadro de instrumentos digital de 10,25″? Também não é novidade. Veja, não estou dizendo que não é legal. Pelo contrário: é bem bacana! Mas não inova mais…
E um carro sem encosto de cabeça dianteiro regulável em altura pode até ser considerado esportivo, mas vai no sentido oposto de inovação. E reduz o conforto para todos e a segurança para os motoristas mais altos.
Limitar o pacote ADAS apenas para a versão High também joga contra o patrimônio.

Central Multimídia ❌
O Tera Comfort e o Tera High contam, de série, com a central multimídia VW Play Connect, com tela de 10,1″, espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de permitir o download de aplicativos diretamente no sistema.
Ela tem ainda acesso ao aplicativo Meu VW 2.0, que oferece mais de 15 funcionalidades diretamente na tela do smartphone, como abrir e fechar as portas, acionar a buzina e o alerta, limitar a velocidade de rodagem – tudo remotamente.
É um sistema moderno, cheio de recursos e que me agrada. Mas poderia ser opcional também para a versão 1.0 aspirada, além da turbo manual. A central não é inédita, está presente em toda linha e não inova como no passado (perdeu o efeito “UAU” de antes).
Espaço interno ❌
Você tem 2 metros de altura e espera caber atrás no Tera? Nem pense nisso. Na frente até cabe, mas com muito aperto, infelizmente. Em termos de espaço, use Polo e Nivus como referência para o Tera, praticamente sem tirar nem por. Ou seja, decepciona e não inova. Bom mesmo é o T-Cross.
Porta-malas, com 370 litros, pelo menos, é bom no novo carro. Mas não tem nada de inovador.

Easter eggs❌
Cada vez mais comum na indústria (exemplos simples: Jeep Renegade e Honda HR-V), o Tera tem alguns “Easter Eggs” – primeira vez que um Volkswagen tem esses elementos escondidos.
Espalhados pela carroceria estão algumas escritas e outras figurinhas como “Trip mode on” no porta-malas. No vidro traseiro, próximo ao limpador do para-brisa, um desenho mostra ícones da marca no Brasil: Fusca, Gol e Tera formam a fila.
É bem divertido e agrada, mas não inova.

Otto✅❌
De maneira inédita, o Tera estreia o Otto, primeira Inteligência Artificial desenvolvida por uma fabricante de automóveis no Brasil. Isso é realmente inovador, mas não ganha (nem perde) ponto aqui! Motivo: Otto ainda não está disponível! Chega, em tese, em algum momento de 2025 ainda.
Com a IA generativa e com o SUV integrado ao app Meu VW 2.0, o motorista fica mais “imerso” na direção. Nativo no aplicativo do celular com espelhamento no VW Play Connect, o Otto será capaz de produzir respostas generativas.
Ele escuta, compreende e evolui de acordo com os comandos que recebe para oferecer uma experiência personalizada para cada cliente Volkswagen. Basta chamar usando a frase “Fala, Otto!” e ele irá te atender.
O que esperar no lançamento
Quando for lançado, trará funcionalidades que compreendem os dados do veículo conectado, como autonomia, manutenções, a “saúde” do veículo, entre outras. Além disso, as consultas ao manual passam a ser generativas, trazendo o resumo de rápido acesso junto de imagens das páginas onde se encontram as informações na tela do app.
Outros Volkswagen
A Otto nasce integrado com aplicativos de navegação como Waze, Google Maps e Apple Mapas e responderá perguntas abertas da internet. Ele estará disponível no segundo semestre de 2025, via espelhamento no celular, como item de série nas versões Comfort e High, e como opcional na versão TSI manual – para os clientes que tiverem o pacote de conexão ativado no momento da compra.
Outros modelos da Volkswagen receberão a tecnologia em breve. Mas o Tera MPI, infelizmente, não…

Versões ✅
A versão 1.0 aspirada quase surpreendeu. Ela tem preço menos caro, versatilidade interessante e é até atraente – comprador do Polo vai olhar bem pra ela. Mas cansou de ser antecipada e era esperada. Comfort e High estão dentro do esperado. E obrigado Volks por simplificar e não se chamarem mais Comfortline e Highline!
Por outro lado, um aspecto, que pode ter sido circunstancial, chamou a minha atenção: a versão turbo flex com câmbio manual! Embora sem sobrenome (ajuda aí, VW), ela inovou!
Digo isso pela carência que temos de versões turbo com transmissão manual no Brasil, como acontecia com o Up TSI. Inclusive, seria o Tera TSI o sucessor natural do Up TSI? Sendo ou não, valeu!

Resumo da obra
- ✅ – Inovou – 1
- ✅ ❌ – Inovou e não inovou – 2
- ❌ – Não inovou – 7
Não trazer inovações me incomodou bastante. Se o Otto não tivesse atrasado e já estivesse disponível, eu teria ficado mais satisfeito. Mas é importante dizer que chegar sem inovar não é incomum. Lembram do Toyota Etios, Fiat Mobi, Hyundai HB20…
É fundamental reforçar que não inovar não significa que o carro seja ruim! Pelo contrário. O Tera é promissor e realmente parece ser um ótimo veículo! Afinal, ser mais do mesmo significa que ele copiou praticamente tudo que está funcionando bem nos irmão!
Embora eu não tenha interesse em ter um exemplar na minha garagem, ele me agradou!
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