
O Fiat Fastback 2026 chegou trazendo a sua primeira reestilização visual, além de poucas alterações na lista de equipamentos. Chama a minha atenção a manutenção de soluções e estratégias que continuo considerando questionáveis.
Questões
A primeira delas é não oferecer seis airbags para nenhuma versão. Um carro passar de R$ 170.000 oferecendo apenas quatro airbags de série é um paradoxo para o século 21.
Além disso, por que o sistema híbrido não está disponível na versão de entrada T200? Sei que o foco dela é preço, mas será que a economia de escala não faria diferença? Ofertar o mesmo motor com duas variações só confunde o consumidor.
E, analisando a concorrência, a lista de equipamentos e os preços sugeridos, a Stellantis poderia ter sido mais ousada e “generosa” na linha Fiat Fastback 2026 pra melhorar o custo/benefício do modelo.
- Fiat Fastback T200 1.0 turbo CVT – R$ 119.990
- Fiat Fastback Audace Hybrid T200 1.0 turbo CVT – R$ 159.990
- Fiat Fastback Impetus Hybrid T200 1.0 turbo CVT – R$ 167.990
- Fiat Fastback Limited Edition T270 1.3 turbo AT6 – R$ 171.990

Design
Lançado em 2022, o Fastback recebe agora sua primeira reestilização. E a Fiat mexeu pouco, afinal, design sempre foi (e continua sendo) o principal destaque do veículo. E a marca quis atualiza-lo para se aproximar da sua nova linguagem visual.
A principal alteração foi na dianteira, com uma grade redesenhada, com linhas mais retas e elementos verticais – inadequados, pois horizontal ajudaria a passar a impressão de que o carro é mais largo. As entradas de ar têm novo acabamento em preto brilhante. Faróis seguem os mesmos.
Atrás, o para-choque passa a ser parcialmente pintado na cor da carroceria apenas nas versões Impetus e Limited. 🙁 Fiat sendo Fiat…
Resumindo: atualização leve deixou o modelo um pouco mais bonito.

Fastback T200 e Audace 2026
A opção de entrada Turbo 200 conta com o pacote Smart Drive, que diferencia a versão com acabamento em preto brilhante nos retrovisores, maçanetas externas na cor da carroceria, carregador por indução, câmera de ré, key less e partida remota.
As mudanças na versão Audace T200 Hybrid incluem novo painel de portas dianteiras em tecido e rodas diamantadas de 17”, em linha com o acabamento exterior cromado desta versão. Como opcional, o modelo oferece Fiat Connect////Me por R$ 2.990.

Fastback Impetus e Limited Edition 2026
A versão Impetus T200 Hybrid conta com acabamentos escurecidos no exterior e novas e bonitas rodas de liga leve 18″, com pneus 18″ ruins para o nosso piso.
Já a Limited Edition T270 possui acabamentos cromados externos, além de bonitas rodas diamantadas. O “novo” para-choque traseiro, aplicado como opcional na Impetus, é item de série na versão Limited Edition.

Teto solar opcional
Disponível nas versões Impetus T200 Hybrid e Limited Edition T270, o pacote Sunroof adiciona teto panorâmico, farol de neblina em led e iluminação no para-sol. Com este opcional, na versão Impetus as molduras inferiores são oferecidas na cor da carroceria (veja o carro branco do post).
O pack adiciona, ainda, bancos do motorista com regulagem elétrica na versão Limited.

Opcionais que deveriam ser de série
Nas duas versões mais caras, o cliente também pode adicionar equipamentos que deveriam ser de série: monitoramento de ponto cego (além de emitir alerta sonoro e visual no retrovisor, também evita colisões traseiras ao identificar obstáculos quando motorista aciona a ré), além do Connect////Me, plataforma de serviços conectados que oferece funcionalidades e melhoram a experiência de condução do motorista.
“O Fastback revolucionou este segmento, e com um design disruptivo, criou uma tendência para novos SUVs Coupé no Brasil. Com as mudanças, o modelo seguirá entregando design único, espaço e conforto, muita tecnologia e uma gama de motorizações versátil, incluindo as versões híbridas que permitem acesso para uma faixa maior de consumidores, sendo um sucesso de vendas e tornando a Fiat líder nesta categoria”, comenta Frederico Battaglia, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.

Espaço sofrível e excelente
Se o espaço interno do Fastback é sofrível, pelo menos, seu enorme porta-malas de 600 litros continua como importante diferencial de compra.
Motores do Fiat Fastback 2026
Tirando a estranheza da versão Turbo 200 CVT não ser híbrida, a linha 2026 do Fastback é vendida com dois motores:
- 1.0 12V turbo, de três cilindros, gera potência de 125 cv (5.750 rpm) com gasolina e 130 cv (5.750 rpm) com etanol. O torque é sempre 20,4 mkgf (1.750 rpm) com qualquer um dos dois combustíveis. Essa motorização pode ser flex ou híbrida leve flex. O câmbio é o automático do tipo CVT que simula sete marchas virtuais.
- 1.3 16V turbo, de quatro cilindros, desenvolve 176 cv (5.750 rpm) de potência e 27,5 mkgf (1.750 rpm) de torque com gasolina, etanol ou com a mistura dos dois combustíveis. Esse propulsor não conta (ainda) com sistema híbrido. O câmbio é o automático de seis velocidades.
Enquanto o maior entrega muita diversão e consumo, no máximo, razoável, o menor tenta beber menos com o leve sistema híbrido, enquanto entrega um desempenho suficiente.

Consumo
Veja os curiosos números de consumo do Fiat Fastback 2026:
Fiat Fastback 2026 | 1.0 turbo T200 flex | 1.0 turbo T200 flex híbrido | 1.3 turbo T270 flex | |||
Etanol | Gasolina | Etanol | Gasolina | Etanol | Gasolina | |
Cidade | 8,5 km/l | 12,1 km/l | 8,9 km/l | 12,6 km/l | 7,8 km/l | 11,3 km/l |
Estrada | 10,1 km/l | 14,3 km/l | 9,8 km/l | 13,9 km/l | 9,8 km/l | 13,6 km/l |
Cores do Fiat Fastback 2026
Na linha 2026, as cores do Fastback são: Preto Vulcano, Branco Banchisa, Prata Bari, Cinza Strato, Cinza Silverstone e Azul Amalfi – exclusiva para versões híbridas.🤦🏻♂️
Confira a lista de itens e preços
Com exceção da versão de entrada (focada no público PCD), toda linha Fiat Fastback 2026 tem preços altos demais.

Fiat Fastback T200 2026 – R$ 119.900
Os principais equipamentos de série da versão de entrada são:
- Airbags (4): frontais e laterais
- Alarme
- Alertas de não utilização do cinto de segurança, de limite de velocidade e manutenção programada
- Alto falantes dianteiros (2) e traseiros (2)
- Antena
- Apoios de cabeça dianteiros e traseiros (3) com regulagem de altura
- Ar-condicionado automático e digital
- ASR (Controle eletrônico de tração) e ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade) com TC+ (Electronic Locker – bloqueio eletrônico do diferencial)
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível
- Central multimídia com tela de 8,4″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, comandos de voz, Bluetooth, MP3, rádio AM/FM, entrada auxiliar, porta USB (2): USB tipo A e tipo C
- Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Cintos de segurança traseiros retráteis (3) de 3 pontos
- Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
- Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
- Console central com apoio de braço, porta-copos removível, porta-celular e porta-objetos
- Direção elétrica
- Drive by Wire (controle eletrônico de aceleração)
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
- Estepe temporário
- Faróis diurnos em LED (DRL)
- Faróis em LED
- Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
- Freios ABS com EBD e ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
- Função “Follow me Home”
- Gancho para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX)
- Hill Holder (assistente de partida em rampa)
- Hodômetro digital (total e parcial)
- iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
- Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
- Lanterna traseira em LED
- Modo Sport com botão de acionamento no volante
- Paddle Shifters (aletas para mudança de marcha no volante)
- Cruise Control
- Quadro de instrumentos com tela de 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
- Repetidores de seta laterais em LED
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down
- Roda de liga leve de 17″
- Saídas do ar-condicionado para os bancos traseiros
- Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
- Sistema de Controle de Emissões Evaporativas (ORVR)
- Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
- USB traseira (tipo A)
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento
- Volante com regulagem de altura

Fiat Fastback Audace T200 Hybrid 2026 – R$ 159.990
O aumento de preço de impressionantes R$ 40.000 tenta ser justificado com a adoção do sistema híbrido leve e com a adição dos seguintes itens:
- Keyless
- Carregador por indução
- Lane Keep Assist
- AEB
- Central multimídia com tela de 10,1”
- Sensor de chuva
- Retrovisor fotocrômico
- Farol alto automático
- Partida remota
- Câmera de ré
- Maçanetas na cor da carroceria
- Retrovisores externos em black piano
- Roda de liga leve 17” diamantada
- Painel de portas dianteiro em tecido
- Volante revestido em “couro”
Opcionais: Serviços conectados (R$ 2.990).

Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid 2026 – R$ 167.990
Traz todos os equipamentos do Audace mais:
- Quadro de instrumentos com tela de 7”
- Sensor de estacionamento dianteiro
- Luz no retrovisor externo
- Retrovisor com rebatimento
- Rodas de liga leve 18”
- Telo bicolor
- Bancos revestidos em “couro”
- Painel de portas dianteiras revestido em “couro”
Opcionais: banco de couro ecológico claro (R$ 1.340), serviços conectados com monitoramento de ponto cego (R$ 3.990) e pacote Sunroof (R$ 4.990).

Fiat Fastback Limited Edition T270 2026 – R$ 171.990
A versão Limited Edition, que não tem nada de limitada, tem todos os equipamentos do Impetus T200 Hybrid adicionando motor 1.3 turbo flex (que não é híbrido), câmbio automático de seis marchas e:
- Molduras inferiores na cor da carroceria
Opcionais: pacote Sunroof (R$5.990) e serviços conectados com monitoramento de ponto cego (R$ 3.990).

Resumo da obra
Com o trabalho feita pela Stellantis com a sua dupla de híbridos leves (Pulse e Fastback), fica claro o que a Fiat está fazendo.
Enquanto o Pulse 2026 mira no Volkswagen Tera e no Renaut Kardian, cutucando o Volkswagen Nivus, o Fastback foca suas energias no Nivus e cutuca o Volkswagen T-Cross, o Hyundai Creta e o novo Nissan Kicks.
Mas a briga fica mesmo focada no Nivus, pois os outros três modelos, que estão na mesma faixa de preço das versões Audace, Impetus e Limited Edition são opções bem melhores do que o ítalo mineiro.
Dito tudo isso, acredito que, mesmo caro, sem ser totalmente híbrido com motor 1.0 turbo e com apenas quatro airbags, o Fiat Fastback 2026 continuará fazendo sucesso no Brasil.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem