Hilux biomentano e Triton Agro Link: picapes chamaram a atenção na Agrishow 2025

Foto da Toyota Hilux Biometano
Toyota Hilux Biometano

Maior feira agrícola da América Latina, a Agrishow continua impressionando pelo volume de novidades e atrações, não só do agronegócio, como também do setor automotivo. No ano passado, a Fiat Titano New Holland foi atração. Em 2025, duas picapes diferentes chamaram a atenção no evento: Hilux biometano e Triton Agro Link.

Trânsito eternamente horrível

Além das picapes, os preços cobrados por tudo em Ribeirão Preto (SP) no período da feira (hotéis e restaurantes, em especial) e o indescritível trânsito da feira são fatos totalmente esquecíveis de Agrishow.

Foto da picape Toyota Hilux Biometano
Picape Toyota Hilux biometano

Hilux à gás

Voltando às picapes, uma que foi realmente legal foi a Toyota Hilux movida à biometano. Diferente da New Holland, que já lançou comercial um trator movido a esse gás, o produto da marca japonesa ainda é um protótipo.

A Hilux movida a biometano é mais uma interessante alternativa à descarbonização, considerando quão poluente é o diesel, pois ela emite até 90% menos carbono.

Antes de ir para o interior paulista, o inédito modelo havia sido exibido apenas no G20 Energy Transition Week, em Foz do Iguaçu (PR), para autoridades e especialistas.

Foto da Toyota Hilux movida a gás biometano
Toyota Hilux movida a gás biometano

Biometano

O biometano é um combustível renovável derivado do biogás, que pode ser produzido a partir de quaisquer matérias orgânicas, como restos de fezes e alimentos, além de bagaço da cana de açúcar. Trata-se, portanto, de um combustível com alto potencial, uma vez que pode ser gerado em biodigestores em áreas rurais ou mesmo em grandes usinas do setor sucroalcooleiro.

“A trajetória da Toyota é marcada pelo pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Fomos pioneiros nos híbridos e híbridos flex, em linha com os desafios da descarbonização. Agora, com o protótipo da Hilux a biometano reafirmamos nosso compromisso com uma mobilidade mais sustentável, conectada às vocações do País e que gera impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade”, destaca Evandro Maggio, Presidente da Toyota do Brasil.

Resta saber se o desempenho da Hilux à biometano é parecido ao da sua versão equivalente à diesel. É o mínimo esperado. E, se sim, vamos torcer para esse projeto avançar e se tornar uma realidade num futuro próximo. Para isso, ter mais acessível tudo necessário para fazer o processo químico é fundamental.

Mitsubishi Triton conectada

A Mitsubishi lançou na Agrishow 2025 a Triton Agro Link, modelo que tem como principal objetivo levar conectividade às propriedades rurais mais isoladas. O veículo é fruto de uma parceria da marca com a Elsys, Motorola, Nokia, Primefield e TIP Telecomunicações. A base do sistema é a Starlink, da SpaceX.

Foto da Mitsubishi Triton Agro Link
Mitsubishi Triton Agro Link

Foco no fechado

Para o uso no agronegócio, a nova Triton Agro Link tem como foco o sistema de rede privada, que irá ampliar a distribuição de cobertura de área LTE em áreas agrícolas com alcance de até 20 quilômetros.

O objetivo é possibilitar o acesso de forma confiável, confortável e segura em locais de difícil acesso nas fazendas para melhor posicionar o sistema de comunicação, de modo a otimizar a área de cobertura de conectividade para máquina e equipamentos do campo.

Normalmente, quanto mais conectada for uma máquina e/ou solução agrícola, mais produtiva, rentável e sustentável é a área.

Resta saber se a Mitsubishi irá se responsabilizar pelos reparos na estrutura de internet da sua picape. Nesse sentido, melhor usar uma solução de rede aberta, como o 4G TIM no Campo, por exemplo.

Vem com tudo

Com tais parcerias, a Mitsubishi Triton Agro Link venha equipada com Amplimax, antena Starlink, antena PY para comunicação via rádio, radiocomunicador PY, antena RAM Sharing LTE, conversor de sinal LTE, baterias, gerador de energia, torre de tomadas, estação meteorológica, mastro para antenas e todo o suporte para fixação das soluções.

Na Agrishow, a picape esteve disponível para venda direta somente para pessoa jurídica. O preço não foi divulgado.

O que disse os envolvidos

Nokia

“Ao equipar veículos com a solução Nokia Small-cells All-in-One 4G, oferecemos rede móvel de alta confiabilidade, capacidade e fácil implementação, permitindo a modernização de redes de comunicação, suportando aplicações de análise de dados em tempo real para operações inteligentes e de missão crítica”, disse o competente Renato Bueno, diretor de redes móveis para empresas na América Latina da Nokia.

Tip

“A TIP Brasil, em parceria com a Mitsubishi Motors e a Nokia, apresenta uma solução inovadora que combina a robustez da Triton da Mitsubishi com a tecnologia avançada da Nokia e a infraestrutura móvel da TIP Brasil para levar conectividade sem barreiras a qualquer lugar”, afirma Alexandre Alves, CEO da TIP Brasil.

Agora é torcer para a Mitsubishi passar a apoiar entidades, como a Associação ConectarAGRO, e/ou projetos que têm como objetivo conectar o campo, áreas rurais e remotas do querido Brasilzão. Isso iria além da estratégia comercial da Triton Agro Link, se tornando também um (nobre) propósito.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *